Resenha - Run Devil Run - Paul McCartney
Por Ricardo Augusto Sarcinelli
Postado em 09 de dezembro de 1999
Paul McCartney endoidou (no melhor sentido, é claro). Somente isso prá explicar a reunião concebida para as gravações deste álbum, unindo na mesma banda um ex-Beatle e dois membros originais de duas das mais importantes bandas deste século, David Gilmour e Ian Paice – Leiam Pink Floyd e Deep Purple, respectivamente.
Paul McCartney - Mais Novidades
Revisitando ora clássicos , ora composições mais obscuras dos anos 50, de Gene Vincent ("Blue Jean Bop") a The Vipers ("No Other Baby") de Chuck Berry ("Brown Eyed Handsome Man") a, é claro, Elvis ("All Shock Up"), além de três novas músicas de Paul, fiéis à abordagem vintage do álbum – "Try Not To Cry", "What It Is" e a faixa-título, esta super banda, completada por outros músicos que participam de forma mais discreta, mas não menos fenomenal, nos convida a cada nota a uma viagem de volta ao útero do rock n’roll.
Segundo o próprio McCartney, é um disco para espantar os demônios que ultimamente têm rondado sua vida. É, portanto, um sai prá lá capeta! E sim, um tributo à sua adolescência e ao início de tudo...Um retorno ao "Cavern Club" , onde os Beatles iniciaram sua carreira tocando exatamente covers de muitos destes artistas, influências assumidas, conforme já magistralmente registrado no álbum póstumo dos Beatles "Live at the BBC"
Me desculpem, mas realmente não dá prá destacar faixa alguma. Quem gosta de rock antigo, calcado na imortal escola blueseira não precisa se preocupar ou perder tempo ouvindo o disco nas lojas. É pegar e levar! Deixemos o Hofner Violin de Paul ou a Fender Esquire de Gilmour falarem por si mesmos.
A sutileza e harmonização peculiar àquela década é fielmente retratada neste magistral trabalho, contrapondo-se com momentos quase heavies, como na inconfundível pegada canhota de Ian Paice em "She Said Yeah " (Larry Williams).
"Run Devil Run" é um disco de extrema importância para a nossa geração, apresentando obras e performers que colaboraram para o desenvolvimento musical de vários ícones das gerações posteriores àquela época, preparando, de certa forma, o boom musical dos anos 60 e 70. Numa roupagem atual, mas fiel aos registros originais e sobre uma maravilhosa produção e qualidade sonora, McCartney mais uma vez oferece um generoso presente ao nosso tempo, numa saudável e muito bem-vinda releitura do passado.
Na categoria Rock/Hard Rock este álbum e "By Your Side", do Black Crowes já são os grandes favoritos ao título de melhor de 99.
Faça como o rabudo, corra. Mas para o seu!
Nota: 10 (dez)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
West Ham une forças ao Iron Maiden e lança camiseta comemorativa
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
A banda que mais pode repetir sucesso do Iron Maiden, segundo Steve Harris
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
Pistas a distâncias diferentes e com mesmo preço no show do AC/DC? Entenda
A melhor música de cada disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
Ozzy Osbourne sugeriu gravar último álbum com Zakk Wylde, revela o guitarrista
Guitarrista do Blind Guardian comemora ao receber seu "CPF"
O "detalhe" da COP30 que fez Paul McCartney escrever carta criticando o evento no Brasil
Fernanda Lira conta que foi deixada para trás pela Crypta durante parada em posto de gasolina
O significado do trecho do "Pai Nosso" que batiza "Hallowed Be Thy Name" do Iron Maiden
O último álbum de rock que vendeu 1 milhão de cópias em uma semana


O compositor que Paul McCartney admite jamais conseguir igualar: "Eu o invejo"
Paul McCartney morreu mesmo em 1966? O próprio - ou seu sósia - responde
A aptidão que une Frejat, Paul McCartney e Mick Jagger, segundo Humberto Barros
O hit de Paul McCartney que John Lennon queria ter cantado: "Eu teria feito melhor"
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"
Como pintor Picasso fez Oprah brigar com Paul McCartney por causa de Kanye West
Os quatro álbuns mais terríveis lançados pelos integrantes dos Beatles nos anos 70



