Resenha - Allegro - Allegro
Por Rafael Carnovale
Postado em 26 de março de 2002
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Uma banda carioca de heavy metal. Só isso já valeria um prêmio, pois afinal, num estado onde o heavy precisa se re-erguer, com fãs ávidos por shows e capacidade para tal (Roger Waters percebeu isso), uma banda se dispor a mandar um som heavy é algo muito legal.

Já os tinha visto quando abriram para o Angra em 1999 e fiquei impressionado. Apesar de notar uma semelhança entre as bandas, o Allegro tem uma pegada mais agressiva, tendo seu estilo próprio. E eis que 2 anos depois a banda lança seu "full-lenght" CD.
O CD abre com a instrumental "The Valse Wicked", que já abre caminho para a "Power Enigma", muito assemelhante ao Helloween e ao Angra, com um diferencial: O Allegro investe muito no peso das guitarras e os teclados não estão tão operísticos, sem citar o vocal de Ilton Nogueira, potente nos agudos e competentíssimo nos sons mais graves, algo difícil de se achar.
Logo depois vem a rockeira "Stormy Nights", com toques de hard misturados ao heavy metal do grupo, com refrão contagiante e levada animalesca. A banda ainda investe em timbres de guitarras mais pesados, como na forte "Fragile Life", onde vemos um bom trabalho de vocais com efeitos e um teclado bem colocado. Outro destaque fica para a pesadíssima "Third Millennium", que lembra a pegada das guitarras do Metallica da fase "Master of Puppets" (saudade), realmente uma das melhores do CD.
O grupo oscila entre baladas bem colocadas, como a emotiva "Sweet as Wine", "Holy as Blood", a acústica e agradável "Peace of Mind", e sons mais pesados, como na quase "panteriana" "Self Destruction", mas deixando bem claro: a banda consegue impor seu power metal em todas as músicas, absorvendo muito bem as influências citadas. Grande destaque: a pesadíssima e típica speed metal "As One Will Survive". Parabéns à banda por ser competente e coesa em todos os aspectos, e por esse excelente debut. Continue assim, o cenário carioca precisa de boas bandas.
Formação:
Ilton Nogueira – vocais
Lula Washington – Guitarra
Will Villante – Guitarra
Alex Moreno – Baixo
Marcus Souza - Bateria
(DESCULPAS A BANDA, A CAPA USADA FOI A DA DEMO)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mick Jagger relembra onde estava em 1966, quando a Inglaterra venceu sua única Copa do Mundo
Como foi gravar músicas do Rainbow com o Dio, segundo James Hetfield do Metallica
O melhor timbre de guitarra de todos os tempos para Slash; "pesado pra caramba"
Slash elege os 10 maiores riffs de guitarra de todos os tempos
Show do Megadeth no Hellfest 2026 é disponibilizado no YouTube
A melhor música de todos os tempos, na opinião de Tarja Turunen
A música que fez James Hetfield sair da zona de conforto como vocalista
5 músicas que fazem o metaleiro olhar para o amigo e dizer: "Agora ficou sério"
A banda que Chris Cornell e Kurt Cobain concordavam que era ruim: "Fiquei ofendido"
Slipknot confirma produtor com o qual está trabalhando em novas músicas
O conselho de John Lennon que até hoje Mick Jagger lamenta ter seguido
O que Quiet Riot precisaria ter feito para ser do tamanho do Guns N' Roses?
Mick Jagger revela quem deveria interpretá-lo em um filme sobre os Rolling Stones
O truque de Paul Stanley em shows do Kiss que Bruce Dickinson queria levar ao Iron Maiden
A música "numero 1" do AC/DC, na opinião de Angus Young
A crítica ao Jethro Tull que mais deixou Ian Anderson entristecido: "Eu era um grande fã dele"
A música mais longa (e mais triste) da carreira dos Ramones
Site americano elege os melhores baixistas do rock progressivo de todos os tempos
Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês
A Arquitetura da Fé e da Melodia - Michael Sweet Transmite Paz em "The Master Plan"
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



