Resenha - Allegro - Allegro
Por Rafael Carnovale
Postado em 26 de março de 2002
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Uma banda carioca de heavy metal. Só isso já valeria um prêmio, pois afinal, num estado onde o heavy precisa se re-erguer, com fãs ávidos por shows e capacidade para tal (Roger Waters percebeu isso), uma banda se dispor a mandar um som heavy é algo muito legal.

Já os tinha visto quando abriram para o Angra em 1999 e fiquei impressionado. Apesar de notar uma semelhança entre as bandas, o Allegro tem uma pegada mais agressiva, tendo seu estilo próprio. E eis que 2 anos depois a banda lança seu "full-lenght" CD.
O CD abre com a instrumental "The Valse Wicked", que já abre caminho para a "Power Enigma", muito assemelhante ao Helloween e ao Angra, com um diferencial: O Allegro investe muito no peso das guitarras e os teclados não estão tão operísticos, sem citar o vocal de Ilton Nogueira, potente nos agudos e competentíssimo nos sons mais graves, algo difícil de se achar.
Logo depois vem a rockeira "Stormy Nights", com toques de hard misturados ao heavy metal do grupo, com refrão contagiante e levada animalesca. A banda ainda investe em timbres de guitarras mais pesados, como na forte "Fragile Life", onde vemos um bom trabalho de vocais com efeitos e um teclado bem colocado. Outro destaque fica para a pesadíssima "Third Millennium", que lembra a pegada das guitarras do Metallica da fase "Master of Puppets" (saudade), realmente uma das melhores do CD.
O grupo oscila entre baladas bem colocadas, como a emotiva "Sweet as Wine", "Holy as Blood", a acústica e agradável "Peace of Mind", e sons mais pesados, como na quase "panteriana" "Self Destruction", mas deixando bem claro: a banda consegue impor seu power metal em todas as músicas, absorvendo muito bem as influências citadas. Grande destaque: a pesadíssima e típica speed metal "As One Will Survive". Parabéns à banda por ser competente e coesa em todos os aspectos, e por esse excelente debut. Continue assim, o cenário carioca precisa de boas bandas.
Formação:
Ilton Nogueira – vocais
Lula Washington – Guitarra
Will Villante – Guitarra
Alex Moreno – Baixo
Marcus Souza - Bateria
(DESCULPAS A BANDA, A CAPA USADA FOI A DA DEMO)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Timo Tolkki abre o coração e lamenta não ter valorizado ex-colegas de Stratovarius
Dave Mustaine explica por que resolveu colocar um ponto final na história do Megadeth
A música que o Helloween resgatou após mais de 20 anos sem tocar ao vivo
Pink Floyd anuncia a coletânea "8-Tracks", que inclui versão estendida de "Pigs On The Wing"
"Não somos um cover, somos a banda real", diz guitarrista do Lynyrd Skynyrd
Cinco versões "diferentonas" gravadas por bandas de heavy metal
A música do Metallica que foi inspirada em "Run to the Hills" (e virou um "patinho feio")
Rob Halford revela por que deixou o Judas Priest após "Painkiller"
Geddy Lee explica por que Rush não quis alguém como Mike Portnoy no lugar de Neil Peart
Savatage divulga detalhes completos de novo álbum ao vivo
Blaze Bayley não gostou de trabalhar com o produtor Rick Rubin; "Ele era maluco"
Roland Grapow traz ao Brasil show celebrando 30 anos de clássico do Helloween
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Andi Deris lembra estreia do Helloween no Brasil em 1996
O que impediu o Ratos de Porão de ser tão grande quanto o Sepultura, conforme João Gordo
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Simone Simons: "Rammstein me faz querer mexer a bunda"

Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Orbit Culture carrega orgulhoso a bandeira do metal moderno no bom "Death Above Life"
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



