1967 e a psicodelia

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por José Luis Moreira
Enviar Correções  

1967 foi o ano em que a música mundial "popular" passou por mudanças em razão de ideologias e movimentos culturais que marcaram essa década, principalmente em três dos principais polos culturais do planeta: os Estados Unidos, a Inglaterra e o Brasil.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Nos EUA aconteceu o primeiro grande festival de música do mundo, o Monterey Pop Festival, com um público de 200 mil pessoas.

Planejado em pouco mais de um mês pelos produtores Lou Adler e Alan Pariser, pelo publicitário Derek Taylor e John Phillips, do grupo The Mamas & The Papas, o evento, realizado na pequena cidade de Monterey, na Califórnia, serviu de palco para que futuros astros do pop/rock se apresentassem de 16 a 18 de junho para a América e, em pouco tempo, para todo o mundo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Grupos de diferentes países e culturas se apresentaram. O rock psicodélico dominou com uma grande variedade de artistas.

Aconteceu de tudo um pouco neste festival. A Inglaterra foi representada por dois de seus principais grupos à época: o The Who, com a sua música ensurdecedora e competente, apresentou, entre outras, o hino do movimento Mod inglês "My Generation", enquanto Eric Burdon e seu grupo The Animals mandou ver com um belíssimo cover dos Stones, "Paint It Black" e a já consagrada "San Francisco Nights".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A plateia às vezes dançava, às vezes apenas apreciava as apresentações. A dupla norte-americana Simon and Garfunkel encantou o público com a bela "Sound of Silence"; já as bandas psicodelíssimas Jefferson Airplane , com "Somebody To Love", e Jerry Garcia e seu Greateful Dead, botaram o pessoal para balançar suas cabeças e cinturas.

O músico indiano Ravi Shankar contemplou a plateia com sua cítara, e a paz se instaurou no evento com a espiritualidade e o misticismo do oriente.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Na última noite, o The Jimi Hendrix Experience toca pela primeira vez na América, e passa a ser a banda protagonista com sua performance inusitada. O público fica extasiado quando Hendrix usa seu fluido de isqueiro para colocar fogo em sua guitarra. "Hey Joe", "Wild Thing" e "Like a Roling Stone" foram algumas das músicas apresentadas.

O grande final, precedido pelo hit "San Francisco", de Scott MacKenzie, aconteceu com a apresentação do The Mamas & The Papas, que levaram o público a um estado de tranquilidade e admiração com um repertório que incluiu os cássicos "California Dreamin’" e "Monday, Monday".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O festival impulsionou a realização de dois grandes festivais que aconteceriam em um período de três anos nos EUA: o Woodstock, em 1969, e o "Isle Of Wight Festival", em 1970, que consagrariam definitivamente nomes como o The Who, Hendrix, Joe Cocker, Janis Joplin, Joni Mitchell e Carlos Santana, entre outros.

Ainda em 1967, o rock and roll foi sacudido, em especial no Reino Unido, pelos lançamentos de alguns álbuns de bandas que já vinham despontando à frente de seu tempo com propostas que influenciariam as futuras gerações de bandas de rock em suas mais variadas vertentes.

O The Jimi Hendrix Experience lança seu primeiro disco, Are You Experienced?, considerado um dos melhores álbuns da história do rock que trás os hits "Hey Joe", "The Wind Cries Mary"e "Purple Haze" entre outros sucessos. Hendrix flerta com o sublime e o arrojado, criando uma sonoridade e estilo único de tocar guitarra, o que o consagrou como o principal ícone deste instrumento. No mesmo ano foi lançado Axis: Bold as Love, com os hits "Little wing" e "Wait until tomorrow".

Os Beatles lançam Sgt. Pepper’s Lonelly Hearts Club Band, apresentando mudanças em suas estruturas harmônicas e aderindo à psicodelia. Considerado por muitos um divisor de águas da banda, o álbum traz arranjos mais sofisticados e envolventes, já presentes em Revolver, de 1966. "Tomorrow Never Knows" é um bom exemplo. Neste mesmo ano é lançado Magical Mystery Tour, trilha do filme homônimo feito para a TV britânica, que traz a bela "The Fool On The Hill" e o hino "All you need is love".

Navegando sobre as águas da psicodelia, o Pink Floyd lança seu primeiro disco: The Piper At The Gates Of Down. Syd Barrett, um de seus fundadores, com a cara cheia de ácido, compôs a maioria dos temas que compõem o álbum. "Astronomy Domini" é um bom exemplo do que viria a ser chamado de "rock espacial". Com o passar dos anos, com David Gilmour à frente da guitarra, o Pink Floyd tornou-se um dos principais expoentes do rock progressivo com temas de longa duração e certa dose de introspecção.

No final do ano chega às lojas Their Satanic Majesties Request, dos Rolling Stones. Estranhamente os fãs da banda torceram o nariz para este álbum. Considerado uma resposta ao aclamado Sgt. Pepper’s, esse trabalho, que também voa pelos ares alucinógenos da psicodelia, apresenta sonoridades e ritmos totalmente diferentes daqueles que consagraram a banda. Talvez este tenha sido o motivo da implicância dos fãs com o álbum.

No Brasil, antecedido pela Bossa Nova, a MPB foi sacudida com a criação do movimento tropicalista. Os principais destaques desse movimento foram os baianos Caetano Veloso e Gilberto Gil. O movimento caracterizou-se por introduzir à MPB o rock com a guitarra elétrica. Vale ressaltar que neste mesmo ano, no dia 17 de julho, houve uma passeata de protesto contra o uso da guitarra elétrica, liderada pela cantora Elis Regina, juntamente com diversos artistas e produtores musicais, com o objetivo de impedir que a música brasileira fosse "americanizada". Tudo não passou de uma simples resistência, que, de certa forma, deixou de produzir qualquer tipo de efeito. Passados 9 anos, Elis lançou o melhor álbum e melhor show de sua carreira, Falso Brilhante, com dois excelentes guitarristas: Nathan Marques e Crispim Del Cistia.

Com a colaboração do maestro Rogério Duprat, um novo conceito de música mostrava a cara ao país. A banda psicodélica Os Mutantes – nome sugerido por Ronnie Von – , surgido no cenário musical um ano antes, aderiu ao tropicalismo por influência de Duprat, que convenceu Gilberto Gil a ser acompanhado pelo trio defendendo a música "Domingo no Parque", no III festival de MPB realizado pela TV Record. Gil comprou a ideia e, sob um misto de vaias e aplausos, a música conseguiu a segunda colocação no festival e foi o pontapé inicial da Tropicália. Neste mesmo festival Caetano Veloso defendeu a tropicalíssima "Alegria, Alegria", que ficou com o quarto lugar, acompanhado pelos cabeludos argentinos do grupo Beat Boys. O primeiro e o terceiro colocados ficaram respectivamente com os jovens e ainda conservadores Edu Lobo, com a sua "Ponteio" – música preferida pela plateia que lotava as dependências do Teatro Record Centro – e Chico Buarque, com "Roda Viva".

Grupos musicais, cantoras e cantores não menos criativos e famosos, aqui não citados, também deixaram suas marcas nesse ano de 1967, que consolidou a música popular como expressão de estética de vida e rebeldia.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Metallica: Quanto vale a banda? Quanto cada um deles tem de dinheiro?Metallica
Quanto vale a banda? Quanto cada um deles tem de dinheiro?

Metallica: foto rara de formação original do grupoMetallica
Foto rara de formação original do grupo


Sobre José Luis Moreira

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, enviando sua descrição e link de uma foto.

GooInArt Goo336 Cli336 Goo336 Goo336 CliIL Goo336 Goo336