Love Rocks: pense antes de oferecer essas canções a seu par romântico
Por Ivan da Luz
Fonte: Fanpage Memórias do Rock
Postado em 12 de junho de 2019
Muitas são a baladas de sucesso no Rock. Várias delas são trilhas sonoras de casais apaixonados. Mas, se você soubesse sobre o que algumas delas falam na verdade, pensaria duas vezes antes de usá-la para um trilha romântica com seu par romântico.
Preparamos um vídeo sobre o assunto em nosso canal, para estrear no dia 12, mas aqui, eu conto um pouco sobre outras 10 canções do Rock, tidas como românticas. Será?
1 - Empty Garden - Elton John
Elton John e John Lennon não eram apenas colegas e conterrâneos, eram amigos e compadres. Elton é padrinho de Sean Lennon, filho de John e Yoko. John Lennon morreu em 1980, mas Empty Garden só foi lançada em 1982 quando Elton tocou no Madison Square Garden com Yoko e Sean do lado do piano. Elton John não gosta muito de cantar essa música, pois sempre o entristece, mas quando se apresenta no MSG ele a inclui na set list.
Elton disse que passou em frente à casa onde Lennon morava e ficou triste em ver o jardim dela vazio (por isso o nome da canção). Ali decidiu fazer uma música ao saudoso amigo.
2 - More Than Words - Extreme
É verdade sim que a canção é bonita. Mas seu sucesso foi tão grande, já que as rádios não paravam de tocar, que enjôou.
Lançada no 2º álbum da banda, essa música foi a responsável por deixar o Extreme famoso, mas ela é muito diferente do som que a banda sempre fez- então muita gente se decepcionava com o álbum , esperando outras baladas suaves, o que é injusto porque esta não é a melhor música da banda nem de longe..
Apesar de simples, tem melodia muito bonita, e muitos músicos admiraram o resultado alcançado pelo dueto entre o violão de Nuno Bitencourt e a voz de Gary Cherone.
E a letra? Bom, ela fala de um homem que está incomodado com as repetidas vezes em que sua namorada diz "eu te amo", mas simplesmente não demonstra isso com seu comportamento.
O personagem da letra intima sua namorada, dizendo que quer mais do que palavras, dando a entender que se a situação continuar, ele vai terminar o relacionamento.
3 - Every Breath You Take - The Police
Sting fazia parte de uma outra banda quando conheceu a atriz Frances Tomelty numa festa em 1974. Se casaram em 1976. Em 1977 ele forma a banda The Police com Stewart Copeland e Andie Summers. Mas essa canção é lançada somente em 1983, após o fim do casamento de Sting com Frances, no qual tiveram dois filhos. Sting havia se apaixonado por uma vizinha do casal, a também atriz Trudy Styler e engatou com esta vizinha um relacionamento extra-conjugal até que se decidiu pelo divórcio.
Foi um período conturbado aquele, motivo pelo qual a letra fala tão claramente de ciúme, obsessão e controle. Sting até chegou a dizer várias vezes que estranhava a música ter ganhado contornos românticos, embalando bailes de casais- certamente países que não têm o inglês como idioma oficial. Com Trudy, Sting se casou e teve 4 filhos.
4 - With Arms Wide Open - Creed
Escrita por Scott Stap, o vocalista, quando soube que seria pai a primeira vez. A letra fala da felicidade que uma notícia dessa pode provocar num homem.
Também fala do desejo dele em se esforçar para que seu filho não passasse pelo que ele passou na infância. Scott é de uma família religiosa conservadora e muito rigorosa, por isso ele sempre quis que seu filho fosse livre para fazer suas escolhas em termos de fé. è sobre tudo iso o que a canção aborda.
5 - Why Worry - Dire Straits
Lançada no que é considerado o melhor álbum da banda, o Brothers In Arms, de 1985.
Em termos poéticos, a canção foi escrita por Mark Knopfler, onde a letra mostra alguém consolando um ente querido, provavelmente uma criança após a morte de alguém próximo. É m convite à solidariedade e a amizade sincera, numa das mais belas baladas do grupo, pensada para ser quase uma canção de ninar.
O eu lírico transforma o mundo frio e cruel em um lugar de tranquilidade. permitindo a Mark Knopfler explorar seu dedilhado, com o contraponto do piano.
Na época de lançamento da música, a imprensa britânica a considerou musicalmente gentil, amorosa e íntima
6 - Woman In Chains - Tears For Fears
Outra canção de muito sucesso, que traz a participação de Oleta Adams, cantora pouco conhecida por aqui, mas famosa nos EUA, tendo participado de discos e turnês com Phil Collins e Elton John, além de lançado álbuns solo, o primeiro produzido por RolandOrzabal, guitarrista e um dos vocalistas do Tears For Fears.
A letra é uma densa crítica à violência contra a mulher e conta a história de uma que é constantemente agredida por seu parceiro. A música ganhou maior dramaticidade porque Roland Orzabal (guitarrista e vocalista) passou parte de sua infância vendo seu pai agredindo sua mãe porque sua profissão (dançarina), o desagradava).
Um última curiosidade: a versão de estúdio traz, nada mais, nada menos, Phil Collins na bateria.
[an error occurred while processing this directive]7 - Silent Lucidity - Queensryche
Em 1990, quando foi lançado o álbum Empire, onde está essa música, a banda já era reverenciada no EUA por seus 3 álbuns anteriores (já são 15 na carreira), e continua ser até hoje.
Mas essa é a única música deles que chegou ao 1º lugar das paradas americanas e talvez a única realmente conhecida por aqui.
Retratando uma viagem ao subconsciente humano, a letra mostra como o indivíduo, no caso a mulher retratada na letra, se sente mais confiante e protegido quando está desligado da realidade. Neste caso o sono funciona como uma válvula de escape do mundo, e sem ele certamente haveria uma situação de completo desequilíbrio físico e emocional humano.
8 - Rough Boys - ZZ Top
Não há muitas baladas na carreira do ZZ Top, banda formada no final dos anos 60, ainda em atividade, que já vendeu pelo menos 50 milhões de seus 15 álbuns.
Em 1984 a banda lança Rough Boy, talvez a música mais conhecida da banda por aqui, se não for a única. Na realidade, a leveza da canção contrasta com seu tema. A letra fala de um garoto bem rude (o título), com quem é muito difícil de lidar. Isso não é incomum, já que as letras da banda são satíricas ou irrevrentes, principalmente tirando sarro dos costumes do Texas, o local de onde a banda é.
[an error occurred while processing this directive]9 - The World I Know - Collective Soul
Lançada em 1996, sendo o terceiro single da banda a atingir o topo das paradas americanas. A letra foi escrita dois anos antes quando, num passeio de duas horas a pé pelas ruas de Nova York, o vocalista Ed Roland, observou o que a sociedade oferecia de bom e ruim numa cidade gigantemente cosmopolita como Nova York.
O clipe, inclusive, tem uma história que ilustra bem a letra. É sobre um empresário se desiludir com o mundo e impulsivamente decidir se matar, antes de ser salvo por um pombo que pousa em seu braço e o anima quando ele está prestes a pular. Ele também faz uma comparação com as formigas correndo pelas migalhas e pelas pessoas nas ruas. Ele acaba jogando seu dinheiro para a multidão abaixo.
10 - Wish It Rain Down - Phil Collins (com Eric Clapton)
A canção foi lançada em 1989, no 4º álbum de Phil Collins, fazendo muito sucesso no Canadá, EUA, Japão e Brasil. Para mim é a mais bela canção do repertório da carreira solo de Phill Colins.
Collins conheceu um meteorologista que teria lhe contado que, no início de sua carreira na profissão, errava muito das previsões, e isso o deixava muito frustrado. Phil usou essa história como metáfora para escrever sobre o fim relacionamento de um casal, também amigos dele, por causa de infidelidade.
O cantor reflete sobre tudo o que foi dito entre eles antes da separação, e manteve a amizade com os dois, embora ele soubesse que suas chances de vê-los juntos eram pouco prováveis.
Há uma carga dramática na interpretação de Phil. Para que essa carga fosse intensa ele chamou Eric Clapton, que compôs e tocou cada nota de guitarra ouvida na canção. Outras participações ilustres também participaram da gravação. São eles Pinno Palladino, baixista que trabalhou com Paul Young, Pink Floyd, entre outros e está no The Who desde a morte de John Entwistle; Alan Clarck, tecladista fundador do Dire Straits; e Chuck Leavel, tecladista do The Allman Brothers Band nos anos 70.
Assista sobre outros clássicos no Canal Memórias do Rock no YouTube.
Ivan da Luz, junto a Jayro Teles, é criador do canal Memórias do Rock e editor da fanpage deste mesmo canal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps