Clichês do mundo do Rock - Parte 1

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Mateus Ribeiro
Enviar Correções  

Quem vive o cotidiano do circuito do rock and roll/ heavy metal, sabe que esse é um universo repleto de clichês, que são vendidos como se fossem verdades absolutas.

O perfil de quem solta esses clichês, na maioria das vezes, é sempre o mesmo: um tiozão frequentador de encontro de motos que se esbalda ouvindo o riff de "Back In Black", que se veste como um corvo (possivelmente, o uniforme varia entre uma camiseta do Black Sabbath e uma do Led Zeppelin), diz que odeia tudo o que é novo, e acha que só o que foi feito de 1990 pra trás presta.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

No fim das contas, tudo isso acaba sendo engraçado, ainda mais pelo fato de que essas baboseiras são repetidas em praticamente todo show, churrasco ou reunião de amigos no bar.
Vamos então relembrar algumas dessas conversas pra boi dormir que nos garantem boas gargalhadas.

1 – "O rock morreu" – Essa não falha. E você vai ouvir essa ladainha tanto de pessoas mais velhas quanto da molecada, mesmo com bandas novas surgindo toda semana, e com shows de bandas atuais sempre cheios.

2 – "O grunge acabou com o metal" – Mal sabem que milhões de pessoas começaram sua jornada no mundo mágico do Metal ouvindo "Nevermind" (eu mesmo faço parte dessa turma).

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

3 – "Tal banda se vendeu"- Caso você queira garantir a sua entrada no clubinho fechado dos True Bangers, basta dizer que uma banda mainstream (dica: fale que o Metallica se vendeu que é sucesso garantido).

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

4 – "O Metallica morreu depois do Disco Preto" - Os teóricos que pregam essa tese também costumam dizer que a banda se foi depois que Cliff Burton partiu dessa pra melhor.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

5 – "MEGADETH (ou Metallica) É MELHOR QUE METALLICA (ou Megadeth)" – Torcedores, calma! Eu sei que todos nós podemos opinar sobre nossas preferências. Mas será que alguém já parou pra pensar que dá pra gostar (ou odiar) as duas bandas ao mesmo tempo, sem a necessidade dessa guerra?

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

6 – "Na minha época, tudo era melhor..." – Ah, o saudosismo... É claro que não surgiu nenhum outro Black Sabbath ou Rolling Stones, mas somos bem inteligentes para saber que a música é um ciclo contínuo, e que cada época tem suas bandas (sejam boas ou ruins) e seus estilos surgindo. Imagine só se não surgisse mais nenhuma banda depois de 1975?

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

7 – "Metal é visual" – Até mesmo porque quem se veste como um urubu consegue ouvir e decifrar melhor do que quem anda com bermuda de surfista.

8 – "O Helloween ficou uma merda depois que Andi Deris entrou"- Eu queimei a língua nessa, pois estufava o peito pra falar. Hoje em dia, me arrependo amargamente.

9 – "O Ghost tem aquele visual e o som é água com açúcar" – Essa é nova, tal qual a banda capitaneada por Tobias Forge. Uma belíssima de uma balela. Até porque o Deicide nunca precisou se vestir de demônio pra fazer som pesado, e o Ghost, apesar do som mais acessível, tem umas letras que deixam os mais encanados de cabelo em pé. E vale lembrar aqui que a banda nunca se preocupou muito em ser considerada metal, e que uma letra forte não precisa necessariamente de uma melodia pesada para que exista o encaixe.

10 – "Aff, os caras tocam quatro ou cinco notas, como você pode achar isso bom?" – Olha, sinto informar, mas existem ótimas músicas punks com três notas, e músicas mais complexas do que um cálculo da NASA que podem não ser tão legais, e vice versa. O conceito do que é bom ou ruim vai um pouco além da questão técnica, além de ser algo MUITO pessoal.

Em breve, a parte 2. Se possível, cite algum clichê que você costuma ouvir por aí. Um abraço, e até a próxima!

publicidade




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Heavy Metal: Os 11 melhores álbuns dos anos 2000 segundo o LoudwireHeavy Metal
Os 11 melhores álbuns dos anos 2000 segundo o Loudwire

Death Metal: menina de 6 anos detona no America's Got TalentDeath Metal
Menina de 6 anos detona no America's Got Talent


Sobre Mateus Ribeiro

Fanático por Ramones, In Flames e Soilwork. Limeirense com muito orgulho (e sotaque).

Mais matérias de Mateus Ribeiro no Whiplash.Net.

Cli336 Goo728 Goo336 Cli336 Goo336 Goo336 Cli336 WhiFin