Clichês do mundo do Rock - Parte 1
Por Mateus Ribeiro
Postado em 26 de novembro de 2018
Quem vive o cotidiano do circuito do rock and roll/ heavy metal, sabe que esse é um universo repleto de clichês, que são vendidos como se fossem verdades absolutas.
O perfil de quem solta esses clichês, na maioria das vezes, é sempre o mesmo: um tiozão frequentador de encontro de motos que se esbalda ouvindo o riff de "Back In Black", que se veste como um corvo (possivelmente, o uniforme varia entre uma camiseta do Black Sabbath e uma do Led Zeppelin), diz que odeia tudo o que é novo, e acha que só o que foi feito de 1990 pra trás presta.
No fim das contas, tudo isso acaba sendo engraçado, ainda mais pelo fato de que essas baboseiras são repetidas em praticamente todo show, churrasco ou reunião de amigos no bar.
Vamos então relembrar algumas dessas conversas pra boi dormir que nos garantem boas gargalhadas.
1 – "O rock morreu" – Essa não falha. E você vai ouvir essa ladainha tanto de pessoas mais velhas quanto da molecada, mesmo com bandas novas surgindo toda semana, e com shows de bandas atuais sempre cheios.
2 – "O grunge acabou com o metal" – Mal sabem que milhões de pessoas começaram sua jornada no mundo mágico do Metal ouvindo "Nevermind" (eu mesmo faço parte dessa turma).
3 – "Tal banda se vendeu"- Caso você queira garantir a sua entrada no clubinho fechado dos True Bangers, basta dizer que uma banda mainstream (dica: fale que o Metallica se vendeu que é sucesso garantido).
4 – "O Metallica morreu depois do Disco Preto" - Os teóricos que pregam essa tese também costumam dizer que a banda se foi depois que Cliff Burton partiu dessa pra melhor.
5 – "MEGADETH (ou Metallica) É MELHOR QUE METALLICA (ou Megadeth)" – Torcedores, calma! Eu sei que todos nós podemos opinar sobre nossas preferências. Mas será que alguém já parou pra pensar que dá pra gostar (ou odiar) as duas bandas ao mesmo tempo, sem a necessidade dessa guerra?
6 – "Na minha época, tudo era melhor..." – Ah, o saudosismo... É claro que não surgiu nenhum outro Black Sabbath ou Rolling Stones, mas somos bem inteligentes para saber que a música é um ciclo contínuo, e que cada época tem suas bandas (sejam boas ou ruins) e seus estilos surgindo. Imagine só se não surgisse mais nenhuma banda depois de 1975?
7 – "Metal é visual" – Até mesmo porque quem se veste como um urubu consegue ouvir e decifrar melhor do que quem anda com bermuda de surfista.
8 – "O Helloween ficou uma merda depois que Andi Deris entrou"- Eu queimei a língua nessa, pois estufava o peito pra falar. Hoje em dia, me arrependo amargamente.
9 – "O Ghost tem aquele visual e o som é água com açúcar" – Essa é nova, tal qual a banda capitaneada por Tobias Forge. Uma belíssima de uma balela. Até porque o Deicide nunca precisou se vestir de demônio pra fazer som pesado, e o Ghost, apesar do som mais acessível, tem umas letras que deixam os mais encanados de cabelo em pé. E vale lembrar aqui que a banda nunca se preocupou muito em ser considerada metal, e que uma letra forte não precisa necessariamente de uma melodia pesada para que exista o encaixe.
10 – "Aff, os caras tocam quatro ou cinco notas, como você pode achar isso bom?" – Olha, sinto informar, mas existem ótimas músicas punks com três notas, e músicas mais complexas do que um cálculo da NASA que podem não ser tão legais, e vice versa. O conceito do que é bom ou ruim vai um pouco além da questão técnica, além de ser algo MUITO pessoal.
Em breve, a parte 2. Se possível, cite algum clichê que você costuma ouvir por aí. Um abraço, e até a próxima!
Coloque WHIPLASH.NET entre suas fontes favoritas do Google
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
O filme com a melhor trilha sonora de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
As 5 melhores músicas do Black Sabbath de todos os tempos, segundo Geezer Butler
A música do Led Zeppelin que melhor define Robert Plant, segundo Jimmy Page
As três capas que enganaram Gastão: "Achei que era metal, mas era outra coisa"
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
A canção dos anos 50 que Robert Plant considera a base do rock pesado
A música mais idiota da carreira do Megadeth, na opinião de Dave Mustaine
Metallica faz doação para vítimas de terremotos na Venezuela
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
O álbum favorito de Angus Young da fase do AC/DC com Bon Scott
O vocalista contestado que mudou os rumos de uma das maiores bandas da história do metal
Novo álbum do Queensryche terá conceito amarrado com o primeiro disco
As 25 melhores músicas do Iron Maiden, segundo a Metal Hammer


Dream Theater era uma mistura entre Metallica e Yes, segundo John Petrucci
Os 11 maiores solos com pedal wah da história do rock e metal, segundo a Loudwire
As piores músicas do Metallica, segundo a Metal Hammer
Site coloca continuações de "The Unforgiven" entre as piores músicas do Metallica
A música de "Load" que não melhorou com o tempo, segundo o Ultimate Classic Rock
O disco do Metallica que perdeu para o Iron Maiden em votação de melhor álbum de metal
Os guitarristas mais influentes para Jonathan Donais (Anthrax, Shadows Fall)
A música do aclamado álbum do Metallica que foi um "tiro no próprio pé", segundo a Louder
Presença de Palco: dicas para iniciantes
George Harrison: O Beatle calado, sempre à sombra de Lennon e McCartney


