A incrível e complicadíssima música que o Rush penou pra conseguir tocar
Por Bruce William
Postado em 04 de janeiro de 2023
Uma das maiores bandas do Rock, o Rush entrou para a história como um power trio cujos membros possuem habilidades instrumentais acima do normal, o que permitiu que o grupo criasse composições complexas de difícil execução, principalmente nas performances ao vivo.
Rush - Mais Novidades
E uma destas composições foi tão complexa que a própria banda teve dificuldades de executar até mesmo para gravar no estúdio: "La Villa Strangiato (An Exercise in Self-Indulgence)", instrumental com nove minutos e meio de duração lançado no álbum "Hemispheres" de 1980.
"É uma canção onde, eu tenho que dizer, nossas ideias excederam completamente a nossa habilidade de tocá-las", admitiu Geddy Lee em uma matéria para The Guardian onde o baixista elegeu as melhores músicas da banda. "Pensamos: 'Vamos compor essa música comprida assim e gravá-la ao vivo mesmo e fim de papo!' Mas foi de fato muito difícil. Estava além do nosso alcance. Incluí aqui pois, pra minha surpresa, ela é uma música muito popular entre nossos fãs. Eles adoram quando entramos nessa vibe louca (pra tocar a música)". E Geddy ainda admite que o título "tem tudo a ver" e, por outro lado, a canção foi extremamente importante para a banda: "Sim, ela é auto-indulgente, mas foi um divisor de águas na nossa carreira para criar uma base de fãs que queriam que a gente fosse assim".
O fantástico Rush Fã-Clube Brasil tem uma longa e detalhada matéria sobre "La Villa Strangiato (An Exercise in Self-Indulgence)" que pode ser vista na íntegra neste link. Vamos destacar três pequenos trechos com falas dos integrantes da banda:
"Hemispheres foi o álbum mais difícil que já fizemos", disse Alex, na época do lançamento. "Fomos para a Inglaterra duas semanas antes de gravarmos para começarmos a compor. Não tínhamos nada escrito ainda, exceto a linha principal para 'La Villa Strangiato'. Dessa forma, ao chegarmos, definimos tudo e começamos a trabalhar. Levamos o total de duas semanas nessas composições (...)"Tentamos capturá-la em um take durante todos os dias da semana, mas não estávamos conseguindo", conta Geddy. "Tivemos que gravá-la em três partes, unindo-as posteriormente. Conforme íamos ficando melhores, os takes únicos aconteciam cada vez menos - acho que era isso, ou nós mesmos reduzindo nossas expectativas (risos). Passamos mais tempo gravando 'Strangiato' do que o 'Fly By Night' inteiro. Tivemos quarenta tentativas para conseguirmos corretamente!"(...)a composição é talvez um dos maiores símbolos da assombrosa capacidade criativa do Rush, sendo uma das poucas nas quais Peart é creditado também como compositor (normalmente ele é citado apenas pelas letras que escreve), funcionando também como um teste de fogo para o baterista na superação de barreiras de tempo e compassos: "Essa dificuldade ficou drasticamente clara para mim durante a gravação de 'La Villa Strangiato', afirma Neil. "Durante quatro dias e noites intermináveis, tocamos essa muito longa e difícil instrumental de novo e de novo! Não iríamos desistir. Tocamos mais e mais até nossos dedos ficarem em carne viva e inchados, e nossas mentes serem drenadas e obscurecidas. Estávamos determinados em conseguir a coisa toda perfeita, mas no final simplesmente não podíamos fazer - acabamos reunindo a canção em algumas tomadas diferentes. Em termos de esforço físico, foi uma das mais difíceis que já gravamos. Minhas mãos e pés estavam tão doloridos que mal conseguimos concluir a faixa básica. Foi mentalmente difícil também, devido às mudanças rítmicas que atravessa".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
O astro que James Hetfield responsabilizou pelo pior show da história do Metallica
Os dois membros do Sepultura que estarão presentes no novo álbum de Bruce Dickinson
O músico que detestou abrir shows do Guns N' Roses no início dos anos 1990
Para Ice-T, discos do Slayer despertam vontade de agredir as pessoas
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos
Como o grunge mudou o cenário do heavy metal nos anos 1990, segundo Dave Mustaine
A banda essencial de progressivo que é ignorada pelos fãs, segundo Steve Hackett
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
O álbum que mudou a vida de Simone Simons (Epica)


Substituir Neil Peart é impossível, segundo Mike Portnoy
As 10 "maiores" do Rush segundo Neil Peart, com as explicações dele
A condição de Geddy Lee para Rush voltar a compor e lançar músicas inéditas
A música do Rush que fez Neil Peart mudar o jeito de escrever; "experiência humana"
Geddy Lee fala em material novo do Rush; "suspeito que alguma música vai acabar saindo"
Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
Rush anuncia reedição expandida do álbum "Grace Under Pressure"
O desconhecido baterista que jamais será esquecido, segundo Neil Peart do Rush
A música do Rush que mudou a forma como Kirk Hammett toca guitarra
A música enorme do Rush que foi escrita quando músicos da banda estavam chapados


