Led Zeppelin: O Fim do Yardbirds e Sua Origem
Por André Garcia
Fonte: Camarada Garcia em Medium.com
Postado em 11 de agosto de 2017
Yardbirds foi formado na Inglaterra, em 1963, conquistando notoriedade a partir de outubro, quando o guitarrista Top Topham deu lugar a Eric Clapton.
Clapton deixou a banda em 1965, por divergências musicais, indicando para seu posto um jovem, porém, já renomado músico de estúdio chamado Jimmy Page. Page, que estava satisfeito com sua carreira (e salário), recusou o convite e indicou seu amigo Jeff Beck. Beck topou e fez seu primeiro show com a banda apenas dois dias após a saída do futuro guitarrista do Cream.
A constante busca de Jeff Beck por novas sonoridades, somada ao talento musical do baixista, enriqueceu o Yardbirds, que começou a experimentar novos estilos musicais, como o canto gregoriano, música indiana e psicodelia. Porém, embora a banda tenha gravado boa parte de suas melhores músicas nesse período, Jeff Beck estava insatisfeito com ela, então, em 1966, resolveu iniciar um projeto paralelo. Para essa nova empreitada ele convidou seu amigo Jimmy Page, que não estava mais satisfeito com a carreira de músico de estúdio e queria fazer sua própria banda para fazer sua própria música.
O projeto não vingou e acabou resultando apenas na gravação da faixa instrumental Beck’s Bolero. Entretanto, a experiência de fazer aquele som pesado da segunda metade da música ficaria na cabeça do Jimmy Page e cresceria dentro dele nos meses seguintes.
Pouco depois Page entrou para o Yardbirds, substituindo o baixista.
Ainda naquele ano ele trocou de instrumentos com o segundo guitarrista e, por fim, se tornou o único guitarrista, após a saída de Jeff Beck.
Sem Beck e o baixista original, os maiores responsáveis pelas sonoridades e musicalidades exploradas na segunda fase do Yardbirds, os integrantes remanescentes sabiam que seria necessário buscar novos caminhos. Jimmy Page observava atentamente o blues pesado feito por bandas como Cream, Jimi Hendrix Experience e o recém formado Jeff Beck Group e acreditava que aquela era a direção a seguir. O vocalista e o baterista, por outro lado, estavam mais interessados em música folk e erudita.
Esse racha, somado à agenda frenética de shows e bebedeira, fez com que atritos e desgastes acabassem por desfazer a banda em agosto de 1968. O problema era que, embora o baterista e o vocalista não quisessem mais tocar, ainda havia uma turnê na Escandinávia marcada para setembro. A solução que eles encontraram foi autorizar Jimmy Page e o baixista a usarem o nome Yardbirds com outros integrantes para fazer aquelas apresentações e fechar a agenda.
O primeiro substituto que Page encontrou foi Robert Plant, que não foi a primeira escolha do guitarrista e não tinha a voz que ele buscava, mas que acabou sendo escolhido porque sabia cantar e entendia de country blues. John Bonham chegou a seguir. O baterista, que havia tocado com Plant no Band of Joy, chegou recomendado pelo vocalista e ficou com o posto ao impressionar Page. Enquanto a banda era montada, o baixista decidiu abandonar o barco e Jimmy Page, na mesma, hora chamou para seu lugar John Paul Jones, com quem ele já havia tocado como músico de estúdio e também no Beck’s Bolero.
Essa formação mudou o nome para The New Yardbirds, já que não havia mais nenhum integrante original e, assim, fizeram a turnê escandinava seguindo a direção musical que Page tanto desejava. O repertório misturava clássicos do Yardbirds com músicas que seriam parte do primeiro disco do Led Zeppelin, como Communication Breakdown. O resultado foi tão satisfatório que em outubro eles já retornaram à Inglaterra indo para o estúdio gravar aquilo.
Decididos a se livrar da identidade do Yardbirds, era preciso um novo nome. Jimmy Page se recordou da época de Beck’s Bolero, quando ele e Jeff Beck conversavam com Keith Moon e John Entwistle, baterista e baixista do The Who, brigados com a banda na época, sobre formar um super grupo. Moon disse que aquela banda afundaria como uma balão de chumbo e Entwistle emendou dizendo que seria como um dirigível de chumbo (lead zeppelin, em inglês). A banda curtiu o nome, que representava perfeitamente o peso, a leveza e a grandiosidade que eles buscavam, entretanto alterou a grafia para "led" para evitar confusões com a pronuncia.
Assim, ainda em novembro de 68, a banda conseguiu um contrato com a Atlantic Records que, já em janeiro, lançou o disco de estreia do Led Zeppelin. A partir daí o resto é história.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ingressos do AC/DC em São Paulo variam de R$675 a R$1.590; confira os preços
Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
O melhor baterista de todos os tempos, segundo o lendário Jeff Beck
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
As músicas que o AC/DC deve tocar no Brasil, segundo histórico dos shows recentes
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
A melhor música que Bruce Dickinson já escreveu, segundo o próprio
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
O solo que Jimmy Page chamou de "nota 12", pois era "mais que perfeito"
O melhor disco do Anthrax, segundo a Metal Hammer; "Um marco cultural"
Steve Morse admite ter ficado magoado com o Deep Purple
O que esperar do setlist da última turnê do Megadeth
Tarja Turunen: o fã que mais surpreendeu a cantora é brasileiro (e muito famoso)
Foo Fighters: o músico que Dave Grohl reconhece estar copiando há anos
O hit sobre amor que Lulu Santos mudou a letra duas vezes para torná-lo mais inclusivo

O maior baterista de todos os tempos para Phil Collins; "nunca tinha visto nada parecido"
A única música do Led Zeppelin que Geddy Lee conseguia tocar: "Padrão repetitivo"
O riff do Led Zeppelin que deu um suadouro em Dave Grohl na hora de tocar
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
Robert Plant revela o último álbum do Led Zeppelin que ele achava ter sido bom
3 bandas clássicas que felizmente mudaram de nome antes de fazer sucesso
PETA pede que Robert Plant mude de nome para promover causa animal
A banda grunge que para Bruce Dickinson era o "Led Zeppelin dos tempos modernos"
Iron Maiden: a tragédia pessoal do baterista Clive Burr
Lista: 12 músicas que você provavelmente não sabe que são covers



