Led Zeppelin: O Fim do Yardbirds e Sua Origem
Por André Garcia
Fonte: Camarada Garcia em Medium.com
Postado em 11 de agosto de 2017
Yardbirds foi formado na Inglaterra, em 1963, conquistando notoriedade a partir de outubro, quando o guitarrista Top Topham deu lugar a Eric Clapton.
Clapton deixou a banda em 1965, por divergências musicais, indicando para seu posto um jovem, porém, já renomado músico de estúdio chamado Jimmy Page. Page, que estava satisfeito com sua carreira (e salário), recusou o convite e indicou seu amigo Jeff Beck. Beck topou e fez seu primeiro show com a banda apenas dois dias após a saída do futuro guitarrista do Cream.
A constante busca de Jeff Beck por novas sonoridades, somada ao talento musical do baixista, enriqueceu o Yardbirds, que começou a experimentar novos estilos musicais, como o canto gregoriano, música indiana e psicodelia. Porém, embora a banda tenha gravado boa parte de suas melhores músicas nesse período, Jeff Beck estava insatisfeito com ela, então, em 1966, resolveu iniciar um projeto paralelo. Para essa nova empreitada ele convidou seu amigo Jimmy Page, que não estava mais satisfeito com a carreira de músico de estúdio e queria fazer sua própria banda para fazer sua própria música.
O projeto não vingou e acabou resultando apenas na gravação da faixa instrumental Beck’s Bolero. Entretanto, a experiência de fazer aquele som pesado da segunda metade da música ficaria na cabeça do Jimmy Page e cresceria dentro dele nos meses seguintes.
Pouco depois Page entrou para o Yardbirds, substituindo o baixista.
Ainda naquele ano ele trocou de instrumentos com o segundo guitarrista e, por fim, se tornou o único guitarrista, após a saída de Jeff Beck.
Sem Beck e o baixista original, os maiores responsáveis pelas sonoridades e musicalidades exploradas na segunda fase do Yardbirds, os integrantes remanescentes sabiam que seria necessário buscar novos caminhos. Jimmy Page observava atentamente o blues pesado feito por bandas como Cream, Jimi Hendrix Experience e o recém formado Jeff Beck Group e acreditava que aquela era a direção a seguir. O vocalista e o baterista, por outro lado, estavam mais interessados em música folk e erudita.
Esse racha, somado à agenda frenética de shows e bebedeira, fez com que atritos e desgastes acabassem por desfazer a banda em agosto de 1968. O problema era que, embora o baterista e o vocalista não quisessem mais tocar, ainda havia uma turnê na Escandinávia marcada para setembro. A solução que eles encontraram foi autorizar Jimmy Page e o baixista a usarem o nome Yardbirds com outros integrantes para fazer aquelas apresentações e fechar a agenda.
O primeiro substituto que Page encontrou foi Robert Plant, que não foi a primeira escolha do guitarrista e não tinha a voz que ele buscava, mas que acabou sendo escolhido porque sabia cantar e entendia de country blues. John Bonham chegou a seguir. O baterista, que havia tocado com Plant no Band of Joy, chegou recomendado pelo vocalista e ficou com o posto ao impressionar Page. Enquanto a banda era montada, o baixista decidiu abandonar o barco e Jimmy Page, na mesma, hora chamou para seu lugar John Paul Jones, com quem ele já havia tocado como músico de estúdio e também no Beck’s Bolero.
Essa formação mudou o nome para The New Yardbirds, já que não havia mais nenhum integrante original e, assim, fizeram a turnê escandinava seguindo a direção musical que Page tanto desejava. O repertório misturava clássicos do Yardbirds com músicas que seriam parte do primeiro disco do Led Zeppelin, como Communication Breakdown. O resultado foi tão satisfatório que em outubro eles já retornaram à Inglaterra indo para o estúdio gravar aquilo.
Decididos a se livrar da identidade do Yardbirds, era preciso um novo nome. Jimmy Page se recordou da época de Beck’s Bolero, quando ele e Jeff Beck conversavam com Keith Moon e John Entwistle, baterista e baixista do The Who, brigados com a banda na época, sobre formar um super grupo. Moon disse que aquela banda afundaria como uma balão de chumbo e Entwistle emendou dizendo que seria como um dirigível de chumbo (lead zeppelin, em inglês). A banda curtiu o nome, que representava perfeitamente o peso, a leveza e a grandiosidade que eles buscavam, entretanto alterou a grafia para "led" para evitar confusões com a pronuncia.
Assim, ainda em novembro de 68, a banda conseguiu um contrato com a Atlantic Records que, já em janeiro, lançou o disco de estreia do Led Zeppelin. A partir daí o resto é história.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Jimmy Page faz post e comenta atual opinião sobre show do Led Zeppelin em 2007
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
As duas músicas do Iron Maiden que nunca foram tocadas no Brasil - e podem estrear em 2026
Rafael Bittencourt explica por que Fabio Lione saiu do Angra
Steve Harris não descarta um grandioso show de despedida do Iron Maiden
Brasileira Marina La Torraca é anunciada como nova vocalista do Battle Beast
O hit do Led Zeppelin que Jimmy Page fez para provocar um Beatle - e citou a canção dele
Titãs anuncia primeiras datas da turnê que celebra os 40 anos de "Cabeça Dinossauro"
Exodus gravou três clipes para novo álbum - mesmo com a banda odiando fazer vídeos
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Battle Beast anuncia a saída da vocalista Noora Louhimo
Os ícones do heavy metal que são os heróis de Chuck Billy, vocalista do Testament
O histórico compositor de rock que disse que Carlos Santana é "um dos maiores picaretas"
É oficial! Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026; confira as informações
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Jimmy Page explica por que cada membro do Led Zeppelin tinha um símbolo
Rock: discos e bandas que mais venderam em todos os tempos
Bono explica o real significado da canção mais mal compreendida da história do U2


A primeira banda de rock dos anos 1960 que acertou em cheio, segundo Robert Plant
A "música da vida" de Kiko Loureiro, que foi inspiração para duas bandas que ele integrou
O guitarrista que uniu David Gilmour e Jimmy Page na mesma admiração; "ficamos de queixo caído"
Black Sabbath e Led Zeppelin precisaram de apenas meia hora para compor dois clássicos do rock
A música do Led que John Paul Jones penou para tocar; "o riff mais difícil que eu escrevi
O que Ritchie Blackmore pensa sobre Jimmy Page como músico; "um guitarrista estranho"
A banda que fizeram Ozzy acreditar que o Black Sabbath jamais conseguiria alcançar
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
Guns N' Roses: a trágica história do baixista fundador
Lista: clássicos do rock e do metal que ninguém aguenta mais ouvir - Parte 1



