A música do Iron Maiden que é a preferida de Nicko McBrain; "ela é muito especial para mim"
Por Bruce William
Postado em 11 de janeiro de 2025
No final de 2024, Nicko McBrain surpreendeu ao anunciar sua despedida dos palcos ao lado do Iron Maiden, encerrando uma jornada de 42 anos com a banda. O último show do baterista aconteceu em São Paulo, no dia 7 de dezembro. "Após muita consideração, é com tristeza e alegria que anuncio minha decisão de dar um passo para trás da rotina de turnês extensas. Hoje, será meu último show com o Iron Maiden. Desejo muito sucesso à banda daqui para frente", declarou Nicko, algumas horas antes.
A noite foi marcada por uma homenagem emocionante do vocalista Bruce Dickinson. "Durante 42 anos, Nicko esteve nesta banda. Ele era baterista antes de eu ser cantor, ele era piloto antes de eu ser piloto, e agora ele não está deixando a banda, apenas não tocará mais ao vivo conosco. Então, ainda temos muita música para rolar nesta noite, e quero que o resto da noite seja uma celebração a Nick, uma celebração à alegria que ele trouxe para todos", disse Bruce ao público.
Nicko assumiu o posto de baterista do Iron Maiden em dezembro de 1982, depois de passar por bandas como Trust, Streetwalkers e Pat Travers. "Minhas primeiras influências foram Ringo Starr e Charlie Watts, e depois o grande Keith Moon", disse Nicko sobre músicos que ele cresceu ouvindo. "Mas quem definiu as fundações do Heavy Metal, e aperfeiçoou a arte da bateria de Rock, foi John Bonham. Aquele som de bateria foi o que realmente me atraiu e guiou. Foi daqui que meu estilo realmente veio - esses quatro caras. A primeira música que realmente me inspirou foi 'Whole Lotta Love', e a quebrada no meio. Aí então ele tocava um motif percussivo na cúpula. Eu nunca tinha ouvido qualquer coisa como aquilo antes na minha vida!"
E em matéria da Classic Rock, Nicko destacou o álbum "Piece of Mind" (1983), o primeiro que gravou com o Maiden, como o mais especial para ele, revelando que a música "Where Eagles Dare" é sua preferida. "A intro dessa faixa - aquele riff de bateria - está no mesmo nível de Phil Collins e Neil Peart. É ainda uma das minhas músicas favoritas do Maiden", comentou.
Para Nicko, o álbum foi uma aventura única: "Gravamos no Caribe, e eu nunca tinha estado lá antes. Além disso, tínhamos faixas épicas como 'The Trooper', 'Revelations', 'Flight of Icarus' e, para mim, a melhor de todas, 'Where Eagles Dare'. Foi o momento em que eu soube que tinha encontrado meu lugar na banda."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps