Matérias Mais Lidas

Nirvana: a resposta direta e reta de Dave Grohl ao bebê de Nevermind após processoNirvana: a resposta direta e reta de Dave Grohl ao bebê de Nevermind após processo

Alec Baldwin: o que vamos fazer com este idiota, babaca e imbecil, explica Ted NugentAlec Baldwin: "o que vamos fazer com este idiota, babaca e imbecil", explica Ted Nugent

Cannibal Corpse: homofobia faz Corpsegrinder perder homenagem no jogo World of WarcraftCannibal Corpse: homofobia faz Corpsegrinder perder homenagem no jogo World of Warcraft

Angra: escolhas erradas prejudicaram Aqua, não foi uma boa ideia, segundo AndreoliAngra: escolhas erradas prejudicaram "Aqua", "não foi uma boa ideia", segundo Andreoli

Iron Maiden: o que Adrian e Janick dizem sobre a elogiada música Hell on EarthIron Maiden: o que Adrian e Janick dizem sobre a elogiada música "Hell on Earth"

Judas Priest: o problema com o baixo de Ian Hill conforme a banda ficava mais pesadaJudas Priest: o problema com o baixo de Ian Hill conforme a banda ficava mais pesada

Guns N' Roses: turnê continua milionária, veja os assombrosos númerosGuns N' Roses: turnê continua milionária, veja os assombrosos números

Tim Ripper Owens: vocalista conta seus piores shows com Iced Earth e Judas PriestTim "Ripper" Owens: vocalista conta seus piores shows com Iced Earth e Judas Priest

Zakk Wylde: Randy Rhoads não gostava do Black Sabbath, por isso era especialZakk Wylde: Randy Rhoads não gostava do Black Sabbath, por isso era especial

Igor Cavalera: projeto quer cruzar fronteiras do black metal, hardcore e EBMIgor Cavalera: projeto quer "cruzar fronteiras do black metal, hardcore e EBM"

Angra: Felipe Andreoli comenta polêmicas e reações exageradas por parte dos fãsAngra: Felipe Andreoli comenta polêmicas e reações exageradas por parte dos fãs

Metallica: James Hetfield vendeu terras próximas à fronteira com o México por boa granaMetallica: James Hetfield vendeu terras próximas à fronteira com o México por boa grana

Guns N' Roses: a curiosa e humilde reação de Axl Rose ao ser eleito melhor vocalistaGuns N' Roses: a curiosa e humilde reação de Axl Rose ao ser eleito "melhor vocalista"

Luísa Sonza: roqueira, ela cita blues como gênero predileto e revela banda favoritaLuísa Sonza: roqueira, ela cita blues como gênero predileto e revela banda favorita

Foo Fighters: Dave Grohl surpreende ao revelar significado da letra de Learn to FlyFoo Fighters: Dave Grohl surpreende ao revelar significado da letra de "Learn to Fly"


Tunecore 2
Casa do Rock

Kiss: em 1983, o deslocado primeiro show sem as maquiagens

Por Igor Miranda
Em 24/05/17

O Kiss entrou na década de 1980 necessitando, urgentemente, de uma renovação. Em termos comerciais, o mergulho no pop com "Unmasked" (1980) e a tentativa de se fazer um disco conceitual com "(Music From) The Elder" (1981) não deram certo. Nem mesmo a volta às raízes - acrescida de uma pegada quase heavy metal - proposta por "Creatures Of The Night" (1982) garantiu o retorno do grupo ao seu auge, ainda que este seja um grande trabalho.

Na mídia, integrantes e ex-músicos do Kiss estavam mais presentes nos tabloides, direcionados a fofocas de celebridades, do que em publicações direcionadas a música. As múltiplas namoradas do vocalista e baixista Gene Simmons, os excessos amorosos do cantor e guitarrista Paul Stanley e as extravagâncias do ex-baterista Peter Criss deixavam a banda em evidência para o público errado.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

As vendas baixas, as turnês esvaziadas nos Estados Unidos e a consequente demissão do empresário Bill Aucoin, responsável por descobrir e apostar no Kiss em seus primórdios, demonstravam que a renovação era necessária. Como não adiantava mudar o som, foi preciso apelar para a imagem, algo tão forte na trajetória do grupo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em 1983, mais precisamente no dia 18 de setembro, o Kiss apareceu pela primeira vez sem suas maquiagens. A revelação dos rostos foi feita durante um programa da MTV americana, no mesmo dia em que o 11° disco da banda, "Lick It Up", era lançado.

Os músicos surgiram de cara limpa sem muito glamour, visto que somente dois músicos da formação original seguiam presentes: Paul Stanley e Gene Simmons. No momento, a dupla contava com o baterista Eric Carr e o guitarrista Vinnie Vincent.

Ainda que a aparência fosse inédita, o Kiss não havia mudado tanto musicalmente, se comparado a "Creatures Of The Night". No geral, "Lick It Up" segue a fórmula hard/heavy apresentada por seu antecessor, ainda que seja um pouco mais hard do que heavy. Duas características o diferenciam de "Creatures": é um álbum mais homogêneo, pois as guitarras solo foram gravadas somente por Vinnie Vincent (e não por diversos convidados), e, curiosamente, um pouco menos inspirado.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O planejamento para o "novo Kiss" - ao menos em termos de imagem - ficou mais evidente depois que a banda fez seu primeiro show sem máscaras e fantasias típicas. O grupo, que havia encerrado a turnê que divulgou "Creatures Of The Night" no Brasil, voltou aos palcos menos de quatro meses depois, no dia 11 de outubro de 1983, em outro país lusófono: Portugal. A performance ocorreu no Pavilhão Dramático de Cascais, em Lisboa.

Os registros presentes na internet e até em filmagens oficiais mostram que, visualmente, tratava-se de outra banda. Para o bem e para o mal.

É visível que Paul Stanley ficou mais confortável fora da persona de Starchild. Sem as maquiagens e os trajes que notabilizaram o Kiss nos anos anteriores, Stanley passou a imagem mais integral de cantor e músico, em sua plenitude, e não só um entertainer. Arriscou-se mais nos vocais e controlou melhor a plateia.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Gene Simmons, por sua vez, ficou perdido. A persona de Demon dava a perspectiva que precisava para se destacar no Kiss. O personagem tinha diversas associações com o que rolava no show: ele cuspia fogo e sangue, mostrava a língua, transitava pelo alto do palco por meio de uma plataforma e cantava músicas como "God Of Thunder", feitas para o Demon, mas não exatamente para Simmons.

O momento de maior perdição deste show é quando Gene Simmons resolve fazer o número em que cospe sangue e canta "God Of Thunder". Não há registros no YouTube, mas bootlegs captaram o momento - assim como todo o show, diferente do que é mostrado no DVD "Kissology 2", que só conta com a performance de duas músicas.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em "God Of Thunder", Gene Simmons se apresenta tão deslocado que ele mesmo reconheceu que não funcionaria: a música foi retirada do repertório da turnê e substituída por "Young And Wasted". Ela não foi tocada até a turnê de "Hot In The Shade", já em 1990. O número com sangue, por sua vez, não foi repetido até a reunião da formação original, em 1996.

Outros atos e trejeitos foram abandonados por Gene Simmons com o tempo, ao longo da fase sem máscaras. A exibição de sua enorme língua foi a que mais demorou para ser deixada de lado: somente na turnê de "Revenge", em 1992, Gene deixou de mostrá-la, por recomendação, se não me engano, do produtor Bob Ezrin. Aliás, foi no disco dessa tour que Simmons, enfim, completou sua transição artística de Demon para ele próprio - e, claro, foi aí que obteve o seu melhor resultado.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Eric Carr, como de costume, se apresentou bem à situação que lhe foi proposta. Vinnie Vincent também se destacou nas performances, ainda que exagerasse muito na "fritação". Infelizmente, a relação do guitarrista com a banda começou a azedar já no início da turnê. Ele foi demitido após o fim da parte europeia, em novembro de 1983. O Kiss não encontrou nenhum substituto a tempo e precisou recontratá-lo no fim de dezembro, para a perna americana da tour. Vincent foi, enfim, dispensado em definitivo em março de 1984.

Ainda que Stanley, Carr e Vincent tivessem se destacado em alguns pontos, o saldo geral mostrava que o Kiss não sabia muito bem por qual caminho seguir - e não era só culpa de Simmons. Os músicos apostaram em uma pegada mais glam que não se refletia tanto no som, nem na presença de palco. Essa confusão seguiu até o fim da década de 1980 - a aparência do grupo só retomou certa sobriedade a partir das fotos promocionais de "Hot In The Shade", em 1989.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

No fim das contas, o Kiss viveu por diversas turbulências na década de 1980 e isso se refletiu na performance comercial do grupo. Houve algum destaque com a retirada das maquiagens, mas, com exceção de momentos isolados - como o bem-sucedido "Animalize" (1984) -, o "novo Kiss" não repetiu os números de seu antigo apogeu. A própria turnê de "Lick It Up", em sua sequência, teve momentos de oscilação: algumas apresentações ocorreram em teatros e casas de shows para 5 a 7 mil pessoas, bem diferente das médias obtidas nos anos 1970.

Falhas estratégicas à parte, o Kiss não pecou por omissão. Não houve medo de errar nesse período: era isso ou dar fim à banda.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Veja o repertório tocado em Lisboa, Portugal, no primeiro show do Kiss sem maquiagens:

01. Creatures Of The Night
02. Detroit Rock City
03. Cold Gin
04. Fits Like A Glove
05. Firehouse
06. Solo de guitarra de Paul Stanley
07. Exciter
08. War Machine
09. Solo de bateria de Eric Carr
10. Gimme More
11. Solo de guitarra de Vinnie Vincent
12. Solo de baixo de Gene Simmons
13. God Of Thunder
14. I Love It Loud
15. I Still Love You
16. Love Gun
17. Black Diamond

Bis:
18. Lick It Up
19. Rock And Roll All Nite

Comente: Você gosta desta fase do Kiss?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Stamp
publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

Batalha de Álbuns: Kiss versus Guns N' Roses. Quem ganha? (vídeo)

Kiss: para Gene Simmons, ganhar dinheiro é uma espécie de esporte olímpicoKiss: para Gene Simmons, ganhar dinheiro é uma espécie de esporte olímpico

Kiss: Destroyer ganhará edição de 45 anos; ouça versão inédita de Detroit Rock CityKiss: "Destroyer" ganhará edição de 45 anos; ouça versão inédita de "Detroit Rock City"

Gene Simmons: Minha vista está boa e meu bilau funciona! Tá bom, né?Gene Simmons: "Minha vista está boa e meu bilau funciona! Tá bom, né?"

Kiss: Tommy Thayer compartilha fotos de bastidores da última tour da banda; confiraKiss: Tommy Thayer compartilha fotos de bastidores da última tour da banda; confira

Lista: relembre 30 grandes músicas que completarão 30 anos em 2022Lista: relembre 30 grandes músicas que completarão 30 anos em 2022

Paul Stanley: arrasado por morte de membro da equipe do Kiss por COVIDPaul Stanley: arrasado por morte de membro da equipe do Kiss por COVID

Loudwire: grandes bandas que lançaram dois (ou três) ótimos álbuns no mesmo anoLoudwire: grandes bandas que lançaram dois (ou três) ótimos álbuns no mesmo ano

Holocausto: Kiss e Twisted Sister irritados com negacionistas no Texas e creditam TrumpHolocausto: Kiss e Twisted Sister irritados com negacionistas no Texas e creditam Trump

Kiss: Paul Stanley rasga elogios a Adele, a melhor britânica desde Dusty SpringfieldKiss: Paul Stanley rasga elogios a Adele, "a melhor britânica desde Dusty Springfield"

Alice Cooper: Nós falamos para os caras do Kiss onde comprar maquiagemAlice Cooper: "Nós falamos para os caras do Kiss onde comprar maquiagem"

Lista: 10 álbuns horríveis lançados por grandes bandas nos anos 1980Lista: 10 álbuns horríveis lançados por grandes bandas nos anos 1980

Kiss: Gene Simmons quase cai após plataforma tombar em abertura de show; assistaKiss: Gene Simmons quase cai após plataforma tombar em abertura de show; assista

Beto Alone: Qual a ligação entre o Guess Who, BTO, Rush, Kiss, Guns e Lenny Kravitz?

Kiss: Paul Stanley acredita que a banda encerrará as atividades no início de 2023Kiss: Paul Stanley acredita que a banda encerrará as atividades no início de 2023


Kiss: Lady Gaga é a única estrela atual do rock, diz GeneKiss: "Lady Gaga é a única estrela atual do rock", diz Gene

Kiss: banda foi banida de diversas rádios devido a polêmica de SimmonsKiss: banda foi banida de diversas rádios devido a polêmica de Simmons

Slash: como surgiu a desavença com Paul StanleySlash: como surgiu a desavença com Paul Stanley


Iron Maiden: Fã em cadeira de rodas emociona Bruce em Belo HorizonteIron Maiden
Fã em cadeira de rodas emociona Bruce em Belo Horizonte

Dead Fish: A proposta mais indecente que a banda já recebeu pelo FacebookDead Fish
A proposta mais indecente que a banda já recebeu pelo Facebook


Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Começou a escrever sobre música em 2007 e, algum tempo depois, foi cofundador do site Van do Halen. Colabora com o Whiplash.Net desde 2010. Atualmente, é editor-chefe da Petaxxon Comunicação, que gerencia o portal Cifras, Ei Nerd e outros. Mantém um site próprio 100% dedicado à música. Nas redes: @igormirandasite no Twitter, Instagram e Facebook.

Mais matérias de Igor Miranda.