Megadeth: Dave Mustaine precisava ser chutado do Metallica

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Igor Miranda
Enviar correções  |  Ver Acessos

Ainda não sei como Dave Mustaine não se tornou um sujeito depressivo e improdutivo ao longo dos anos. A história de sua expulsão do Metallica, em 1983, seria o suficiente para fazê-lo tomar asco do mundo da música. Não só pelo chute que tomou em si, mas, também, pelo modo que a banda utilizou suas composições e seu estilo tão inovador de tocar guitarra para obter a glória.

Há 57 anos: nascia Ron McGovney, primeiro baixista do MetallicaCristina Scabbia: cantora fala sobre seus seios e Playboy

Entretanto, poucos reconhecem que Dave Mustaine reagiu de uma forma um pouco mais sensata ao ser chutado do Metallica. Ok, não foi o melhor jeito, porque ele alimentou mágoa de seus ex-colegas de banda de 1983 até a década passada. Só que Mustaine tinha passado por situações que justificariam, facilmente, seu afastamento do cenário musical.

Dave Mustaine alimentou um sentimento de vingança, inicialmente saudável, ao ter sido chutado do Metallica. Prometeu que montaria uma banda "melhor" e/ou "mais pesada" - há duas versões do juramento - que a sua anterior. Se é melhor ou pior, trata-se de uma avaliação subjetiva, mas o Megadeth é, de certa forma, mais pesado e visceral que o ex-grupo de Mustaine.

Nos relatos sobre a passagem de Dave Mustaine no Metallica - incluindo a próprioa autobiografia de Mustaine, "Memórias do heavy metal" -, é nítido que o grupo não vingaria com ele. Cedo ou tarde, o músico acabaria dispensado.

Acabou sendo cedo e de uma forma não muito agradável, mas Dave Mustaine foi o primeiro a reconhecer que seu comportamento destrutivo, especialmente relacionado ao abuso de álcool, não era ideal para uma banda que buscava crescer. Nenhum talento sobrepõe falta de comprometimento.

Ao ouvir discos como "Killing Is My Business... and Business Is Good!" (1985) e "Peace Sells... but Who's Buying?" (1986), a resposta de Dave Mustaine ao Metallica é nítida. O som é mais agressivo, intenso, ríspido, visceral. Faltam adjetivos que soariam como ofensas em outros estilos, mas encaixam-se como elogios no metal.

É curioso notar, ainda, como a trajetória de Megadeth e Metallica andaram juntas em seus discos de estúdio. Não sei se são respostas entre si, tendências ou coincidências, mas "...And Justice For All" (1988) e "Rust In Peace" (1990) são trabalhos mais técnicos, enquanto "Black Album" (1991) e "Countdown To Extinction" (1992) mesclam o thrash metal ao hard rock.

Os dois grupos também se perderam um pouco na segunda metade da década de 1990. A diferença, neste caso, é que o Megadeth logo se reencontrou, após seu retorno, em 2004.

Imagino, sim, que Dave Mustaine precisava ser chutado do Metallica para trilhar sua própria carreira, a seu modo. E, é claro, perceber seu próprio potencial. A história de formação do Megadeth passa muito pelo modo em que foi composto, entre 1983 e 1984. Tudo lançado sob a alcunha da banda reflete, perfeitamente, o que foi (e é) Mustaine.

Cabe destacar, por fim, que a personalidade forte de Dave Mustaine, provavelmente, não caberia no Metallica mesmo sem os problemas relacionados ao álcool. Alguém teria que ceder. E, infelizmente, seria Mustaine: o frontman e o baterista "rico" ganhariam a queda de braço.

Comente: Concorda com a opinião do autor?




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção MatériasTodas as matérias sobre "Megadeth"Todas as matérias sobre "Metallica"Todas as matérias sobre "Dave Mustaine"


Há 57 anos: nascia Ron McGovney, primeiro baixista do MetallicaMetallica: vídeo de "Moth Into Flame" ao vivo na Noruega

Metallica: Kirk Hammett toca bossa nova e traz jazz para a banda, mas é barradoMetallica
Kirk Hammett toca bossa nova e traz jazz para a banda, mas é barrado

Metallica: St. Vincent largou violino para aprender músicas da banda na guitarra

Metallica: ex-baixista nunca se arrependeu de ter saído da bandaMetallica
Ex-baixista nunca se arrependeu de ter saído da banda

Metallica: banda lança coleção de meias de luxo; veja fotosMetallica
Banda lança coleção de meias de luxo; veja fotos

Metallica: filmagem profissional de "Harvester Of Sorrow" ao vivo na Noruega ; confiraEm 30/10/1988: Metallica lançava o single "Eye Of The Beholder"Grandes covers: cinco versões para "Disposable Heroes", do MetallicaMetallica: vídeo 360 graus de "Moth Into Flame" na Dinamarca

Metallica: Kirk Hammett indica 10 filmes de terror para o HalloweenMetallica
Kirk Hammett indica 10 filmes de terror para o Halloween

Metallica: ex- guitarrista do Thin Lizzy afirma que levou calote da bandaMetallica
Ex- guitarrista do Thin Lizzy afirma que levou calote da banda

Yetallica: em vídeo, Metallica e Kanye West juntos

Slash: e se ele tocasse no Metallica, Nirvana ou Dire Straits? (vídeo)Slash
E se ele tocasse no Metallica, Nirvana ou Dire Straits? (vídeo)

Thin Lizzy: guitarrista acusa Metallica de caloteThin Lizzy
Guitarrista acusa Metallica de calote

Melhor que Lars?: garoto de 13 anos toca bateria com o MetallicaMelhor que Lars?
Garoto de 13 anos toca bateria com o Metallica

Metallica: Black Album ainda é um grande marcoMetallica
"Black Album" ainda é um grande marco

Avenged Sevenfold e Metallica: a semelhança entre This Means War e Sad But TrueAvenged Sevenfold e Metallica
A semelhança entre "This Means War" e "Sad But True"


Cristina Scabbia: cantora fala sobre seus seios e PlayboyCristina Scabbia
Cantora fala sobre seus seios e Playboy

Tony Iommi: opiniões sobre Dio, Rhoads e HalfordTony Iommi
Opiniões sobre Dio, Rhoads e Halford

The Simpsons: 10 melhores aparições de roqueiros no desenhoThe Simpsons
10 melhores aparições de roqueiros no desenho

Led Zeppelin: tudo sobre o hit Stairway To HeavenLed Zeppelin
Tudo sobre o hit "Stairway To Heaven"

Sarcófago: Wagner fala da banda, radicalismo, Ghost e muito maisSarcófago
Wagner fala da banda, radicalismo, Ghost e muito mais

Kiss x Secos & Molhados: o fim da polêmicaKiss x Secos & Molhados
O fim da polêmica

Megadeth: Mustaine bêbado apoiou o IRA e fugiu em ônibus blindadoMegadeth
Mustaine bêbado apoiou o IRA e fugiu em ônibus blindado


Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e apaixonado por rock há mais de uma década. Começou a escrever sobre música em 2007, com o surgimento do saudoso blog Combe do Iommi. Atualmente, é redator-chefe da área editorial do site Cifras e mantém um site próprio (www.IgorMiranda.com.br). Também co-fundou o site Van do Halen, para o qual trabalhou até 2013.

Mais matérias de Igor Miranda no Whiplash.Net.

adGoo336|adClio336