Guitarpedia: A carreira de um músico de apoio
Por Adrian Dragassakis
Fonte: Careers in Music
Postado em 28 de fevereiro de 2016
Ao decidir se tornar um músico profissional, lembre-se que existem vários caminhos para seguir sua carreira. Uma delas é o músico de apoio, também chamado de "sideman". A função é acompanhar artistas ao vivo e atuar em estúdio gravando. Essa função exige que o músico tenha a habilidade de tocar diversos estilos de música. Músicos de apoio geralmente são trabalhadores autônomos, e quando não estão tocando, precisam lidar com questões burocráticas e administrativas da profissão, estar sempre em contato com outros músicos e, é claro, estudando.
Músicos de apoio trabalham com produtores, líderes de bandas ou artistas solo e outros músicos.
Progresso
Nessa carreira progresso significa construir uma grande reputação ou obter uma taxa de remuneração mais elevada. "Você deve sempre aumentar sua network para conseguir mais trabalhos" é o conselho da musicista de apoio britânico Charlotte Glasson. "Varia bastante, dependendo do projeto. Muitas vezes eu consigo ganhos maiores por mais sessões de estúdio, tocando vários instrumentos."
Conheça o Guitarpedia:
http://www.guitarpedia.com.br
Estudos
Curso superior nem sempre é necessário, mas um grande conhecimento em técnica e teoria musical é. Também é benéfico ao tocar diversos instrumentos. Glasson diz que cresceu improvisando e percebeu os benefícios ao ler partituras, o que economiza tempo nos estúdios, que por muitas vezes, cobram altos valores por tempo de uso. Mas também aperfeiçoou seu ouvido e a capacidade de fazer arranjos. "Sou uma musicista de Jazz, o que me obriga a ter uma boa técnica e muita experiência em vários estilos de música". A melhor experiência a se ter pode ser resumida em tocar em diversos shows, conhecer e tocar com diversos músicos e aprender como esses músicos usam a linguagem para se comunicar.
Experiência e habilidades
Obter experiência nos palcos é essencial, não só pela técnica em si, mas por conhecer outros músicos e conseguir novas oportunidades de trabalho. A maioria dos músicos de apoio têm suas próprias bandas. Sobre habilidades, Glasson diz que é fundamental você ter uma cabeça fria e ser confiante, mas não ser arrogante para com suas habilidades. "Eu toco em várias bandas e nisso, há várias pessoas vendo e analisando o seu modo de tocar. Ler partituras é algo benéfico, assim como tocar de ouvido e se adaptar, de acordo com o que o artista pede."
Personalidade
Procure não chegar atrasado em ensaios, shows e reuniões. Ao se atrasar, perderá "pontos" com o músico ou produtor que te contratou. É como se fosse em um emprego numa empresa convencional. "Trabalhei várias vezes com Herbie Flowers, baixista do Lou Reed em "Walk on the Wild Side" diz Glasson. "Ele sempre esteve 2 horas antes em tudo. Então, nunca esteve atrasado, sempre pôde tomar um café, comer algo antes de qualquer coisa, sem pressa."
"Você tem que saber lidar com a pressão. Uma vez trabalhei com a orquestra da BBC em que o flautista não conseguia tocar direito, logo, tivemos que fazer a mesma peça um milhão de vezes. Para não ser esse cara, você precisa estar em foco, com a mente e corpo descansados. Você não vai querer ser a pessoa que vai arruinar tudo, não é?"
Estilo de Vida
Glasson diz fazer várias coisas para viver. Toca ao vivo com bandas, compõe arranjos, produz e mixa gravações, cria flyers e artes para cds, entre outras coisas em adição à sua função de musicista de apoio. "Todos os dias estou respondendo e-mails ou falando ao telefone. Tenho em média, de 4 a 7 shows por semana e algumas sessões de estúdio. Isso foi construído de boca em boca, de acordo com que eu fui conhecendo músicos, desde a minha adolescência. Não existe uma carga horária exata. Você pode ter que tocar hoje a noite e entrar no estúdio a manhã seguinte." O mesmo vale para seus ganhos: procure aumentar seu network, faça contatos, deixe-os saber que você é um bom músico e valorize seu trabalho.
Glasson ainda recomenda que os músicos sejam ativos nas redes sociais, tenham um canal no Youtube, Website, Soundcloud e afins. Uma página no Facebook e Twitter também é interessante para mostrar seu trabalho às pessoas que você ainda não conhece.
Para mais artigos como esse, visite:
http://www.guitarpedia.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O pedido que Steve Harris negou a Nicko McBrain no primeiro show com o Maiden
As 5 maiores bandas da história do heavy metal, em lista da Forbes
U2 anuncia quarto e último show no Brasil da Tour The Greatest Show On Earth 2027
Neil Peart, David Gilmour e Sid Wilson não concordam sobre o maior baterista do mundo
Os 50 artistas de rock e metal mais ouvidos de todos os tempos no Spotify
Regis Tadeu aponta problema no show do Iron Maiden e explica atitude do atual baterista
Isa Nielsen anuncia nova banda de death metal e toca Sarcófago com Aquiles Priester
O único membro do Metallica que saiu por conta própria, segundo Lars Ulrich
Eloy Casagrande anuncia ter finalizado suas partes para o próximo álbum do Slipknot
A música do Iron Maiden que é a preferida de Nicko McBrain; "ela é muito especial para mim"
O tempo que Lemmy Kilmister levou para escrever "Mama, I'm Coming Home"
O que James Hetfield pensa de cantores que dublam nos próprios shows
O tocante último pedido da mãe de Travis Barker antes de morrer, segundo o próprio
David Ellefson comenta relação entre "Go to Hell", do Megadeth e "Enter Sandman", do Metallica
O apelido debochado que os fãs dos EUA deram ao Alter Bridge, segundo Mark Tremonti

Após 17 anos de queda, buscas por guitarra no Brasil voltam a crescer no Google
Felipe Andreoli lança o Ibanez FAB1, novo baixo signature desenvolvido em parceria com a marca
Rafael Bittencourt e o problema dos guitarristas brasileiros: "Nos EUA não tem isso"
A música de 1972 que Slash disse ter um dos melhores sons de guitarra da história
O riff mais tocado na maior loja de guitarra do mundo: "Antes era Stairway to Heaven"
AC/DC: os últimos dias do vocalista Bon Scott


