David Bowie: Ziggy Stardust e outras metamorfoses
Por Bruno Inácio
Postado em 11 de janeiro de 2016
O tipo de música que os BEATLES faziam no começo da carreira se diferencia radicalmente das canções que apareceram a partir do disco Revolver. Da mesma forma, não é novidade para ninguém que BOB DYLAN era muito mais folk no início dos anos 60. E os exemplos não param por aí.
Diversas bandas foram sofrendo (ou provocando) mudanças em seu estilo ao longo de suas carreiras. Algumas evoluíram e outras experimentaram o inferno ao perder fãs e sofrer duras críticas.
Porém, são poucos os artistas (será que eles realmente existem?) que se reinventam tanto quando DAVID BOWIE. O não por acaso camaleão do rock não tem sua carreira separada em duas ou três fases como a maior parte dos músicos. Cada novo disco apresenta um Bowie diferente, mas ainda assim indiscutivelmente Bowie.
Quando anunciava um novo trabalho se modificava por completo. É como se passasse o período entre um disco e outro dentro de um casulo, apenas preparando a metamorfose. Quando saía, o seu cabelo estava diferente, seu rosto havia mudado, sua personalidade tinha evoluído e suas canções já não deveriam ter os mesmos temas e talvez até estilo.
Bowie se mostrava uma espécie de Fernando Pessoa. Era por si só genial, mas carregava em seu interior muitos personagens que imploravam – quase que diariamente – para sair. Eram diferentes, contraditórios, polêmicos e intimistas, mas juntos formavam algo realmente grandioso.
E dentre tantos Bowies que apareceram pelos anos 70, 80, 90 e 2000, certamente o mais completo e real é Ziggy Stardust, do álbum The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars. Com seu cabelo vermelho, sua roupa estranha e seu jeito prepotente, se tornou, para muitos, o símbolo do ápice da carreira do músico e um reflexo de vários artistas dos anos 70.
A canção que leva o nome de Ziggy conta a sua trajetória. Um músico excepcional, que se tornou líder de sua banda e um verdadeiro showman. O talento, entretanto, subiu à sua cabeça, assim como ocorre com muita gente dentro e fora da Arte.
Sua prepotência era gigante, mas não afastou os fãs. Pelo contrário, Ziggy se tornou querido, e mesmo depois de Bowie aparecer com tantos outros personagens, volta e meia Ziggy voltava, no fim dos shows, com o cabelo vermelho, a roupa estranha e fazendo amor com seu ego, como diz a própria canção.
E assim ele permanece, provavelmente até com o ego mais inchado depois de ter percebido que a criatura se tornou tão grandiosa quanto o criador.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música que o Black Sabbath escreveu para "A Hora do Pesadelo 3"
Rolling Stones voltam ao estúdio apenas três meses após lançar novo álbum
12 bandas de rock que contam com apenas um membro original na formação
Rockstar Games divulga rádio de GTA 6 com Kerry King e Tom Araya
Dave Lombardo ainda escuta thrash metal? O próprio responde
A banda em que Matt Sorum mais gostou de tocar (não foi o Guns N' Roses)
Scott Ian (Anthrax) lembra "derrota" quando tentou acompanhar Lemmy na bebida
O trabalho do Metallica que James Hetfield admite que não funciona bem ao vivo
Tobias Forge (Ghost) reativa sua banda de death metal, Repugnant
Do início caótico ao último álbum, a discografia do Megadeth comentada por Mateus Ribeiro
Como seria o Pink Floyd se Syd Barrett tivesse permanecido na banda?
A música contra o capitalismo desenfreado que rendeu milhões para a banda
Nos 40 anos de "Reign in Blood" (Slayer), Dave Lombardo celebra o álbum
Os 5 melhores discos do Slayer, segundo o Classic Rock History
Teria o movimento punk zoado o Black Sabbath por pertencer a um "mundo antigo"?



A melhor música de glam rock de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
A excêntrica melhor maneira de começar a ouvir David Bowie, segundo Regis Tadeu
A banda "fantástica" que David Bowie temia que fosse esquecida pelo público
O dia que David Bowie pagou Robert Fripp para tocar guitarra como Ritchie Blackmore
Guitarrista fala sobre influência de Queen e David Bowie no Def Leppard
A curiosa trajetória de Wagner "Antichrist" Lamounier um dos fundadores da lendária Sarcófago
AC/DC: os últimos dias do vocalista Bon Scott


