Blackgaze: um novo segmento da "geração pós-black metal"?
Por Ricardo Lira
Postado em 09 de fevereiro de 2013
Recentemente têm surgido no mundo todo algumas bandas sob rótulos como "black metal shoegaze", "shoegaze black metal", "post-black metal" ou então "blackgaze". Trata-se de um fenômeno global realmente recente, da metade dos anos 2000. Não existe ainda um consenso geral sobre a abrangência real desses rótulo, tampouco qual seria os verdadeiros traços que aproximem exatamente essas bandas. O que se sabe é que a maior parte desses músicos são bastante jovens e costumam gravar suas músicas dentro de um esquema totalmente "faça sozinho no seu quarto". Qual seria então a origem dessa suposta "cena"?
Parece que essas bandas vêm na esteira de bandas do início e meio dos anos 2000 que iniciaram uma certa mistura entre o black metal na linha mais "depressive" com alguns elementos próprios do universo exterior ao metal (e que até há pouco tempo atrás seria inconcebível na mente das pessoas) como o post-rock, o post-punk e o indie rock noventista.
Não é a toa que Neige, o cara por trás de bandas que podem ser consideradas emblemáticas como o Amesoeurs e o Alcest, dedicou um dos seus primeiros materiais (o ep Ruine Humaines) a Ian Curtis, o vocalista do Joy Division que suicidou-se no início dos anos 80. O Alcest, que têm sido de longe a principal referência para o gênero, tratou de incorporar elementos do shoegaze através de riffs melodiosos ultradistorcidos mas, ao mesmo tempo, com a "doçura" de dedilhados limpos de guitarra no fundo. Tudo isso acompanhado de variações de vocais limpos e rasgados e uma temática totalmente fora dos padrões do black metal, como "os sonhos de infância do autor". O álbum de estréia (Souvenirs d´autre monde) simplesmente assaltou a cena.
Contudo, outras bandas despontaram com certo prestígio ainda na primeira metade dos anos 2000 como Líam, Lantlôs, Les Discrets, Fen, Feos e que também serviriam como uma das principais referência do gênero. Daí em diante alguns selos independentes procuraram dar conta de lançar uma grande quantidade de bandas representativas dessa nova onda, até então espalhada e quase sem visibilidade nenhuma mesmo no próprio underground do black metal, com exceção de meia dúzia de seguidores.
A chinesa Pest Productions foi uma das primeiras a empreender uma série de lançamentos voltado especificamente para o gênero. O primeiro material foi o V/A The World Comes to an end in the end of a Journey onde apresentaram-se ao mundo bandas como Heretoir, Soliness, Dopamine, Dernier Martyr e até mesmo os brasileiros do Shyy. Estas, na verdade, já estavam há um certo tempo divulgando seus trabalhos no esquema dos blogs e redes de compartilhamento. Outras bandas como Onryo, Croocked Necks, Circle of Ourubourus, Sun Devoured Earth, Melancolie, Apati e Abesse também ganhavam certa notoriedade entre o jovem público.
Atualmente têm surgido um sem número de bandas, a maior parte delas com músicas espalhadas, demos ou EPs espalhados no youtube e nos blogs como Sleeping Peonies, Closed Room, Last Time. Outras já apresentam um material mais bem acabado como Germ, Infinitas, Silence of the Old Man e Cold Body Radiation. O gênero têm sido bastante atacado pelos setores mais conservadores do black metal, mas a verdade é que a própria intenção dessas bandas já não se encaixava mais nos próprios padrões do black metal, pois já havia tornado-se algo "diferente".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cronos, vocalista e baixista do Venom, morre aos 63 anos
Sepultura esgota ingressos do último show da carreira
O curioso tema do TCC de Fernanda Lira que professora reprovou e a fez largar a faculdade
Moyses Kolesne, do Krisiun, homenageia Cronos; "O maior de todos"
Judas Priest fará turnê sul-americana em 2027, segundo o Summa Inferno
Nicko McBrain relembra o dia em que ficou alucinado e confundiu ônibus com elefante
A banda inglesa que abriu caminho nos EUA antes de Def Leppard e Iron Maiden
O álbum do Led Zeppelin que Jimmy Page acredita que ninguém conseguiria fazer hoje
A arrepiante música do Nirvana que foi sua última gravação e último hit
A lenda nordestina que é o Van Halen brasileiro, segundo Rafael Bittencourt
Jim Root diz que não tem nada a ver com inclusão de Marilyn Manson em tour do Slipknot
Os bastidores da saída de Fabio Lione do Angra, segundo Marcelo Barbosa
Téléphone: A banda que revolucionou a música francesa
A curiosa trajetória de Wagner "Antichrist" Lamounier um dos fundadores da lendária Sarcófago
AC/DC: os últimos dias do vocalista Bon Scott


