Kiss e o Sucesso: possíveis causas para o êxito

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Aline Luz, Fonte: Galeria do Rock
Enviar correções  |  Comentários  | 


3755 acessosPaul Stanley: "guitarristas não aprendem a fazer base"5000 acessosHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1989

Coragem, ecletismo e talento para o popular são elementos essenciais da fama alcançada pela banda.

Não é a toa que o KISS é uma dos grupos mais populares dos EUA e do rock como um todo. Há muitos motivos que ajudam a explicar o êxito. Um deles é a sonoridade, principalmente a dos primeiros anos, herdada de quando eram WICKED LESTER, uma banda de R&B, funk, soul e rock and roll no melhor estilo LITTLE RICHARD.

Esse pé atolado nas raízes do rock and roll, com o acréscimo do peso do hard rock e a facilidade para o pop, é que deu ao KISS sua marca sonora.

As influências que podemos encontrar em toda a obra da banda demonstram uma boa mistura das várias tendências da música popular norte-americana, desde o blues à discoteca, passando pelo heavy metal. Isto faz do KISS um autêntico representante daquela cultura.

Com relação ao visual, o que temos é o choque, mesmo para a época Glam que foram os anos 70. Tudo no KISS é exagerado, altamente teatral ou circense, que ultrapassou (e muito!) a preocupação fashionista.


E na receita deste choque ainda há elementos básicos presentes na rebelião existencial de vários ícones do rock: a androgenia escandalosa de Paul Stanley, comparável a de Mick Jagger; a raiva e urgência de suas performances, que culminavam na destruição dos instrumentos, a lá THE WHO; as temáticas sexuais e o deboche, características sempre presentes no rock como um todo.

Falando em THE WHO, banda símbolo da ópera rock (vide "Tommy"), o KISS também se aventurou no campo dos discos conceituais: "Music from the Elder" (1981), é um disco único, arrojado e arriscado para uma banda de hard rock, numa época em que "The Wall" do PINK FLOYD estava no topo. O que se pode ver hoje, em "Music from the Elder", é este veio eclético do KISS escancarado, que no fim das contas foi o responsável pelo seu sucesso.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Paul StanleyPaul Stanley
"Guitarristas não aprendem a fazer base"

457 acessosAce Frehley: "Anomaly" ganha versão deluxe; ouça música inédita749 acessosKiss: bicicleta de triathlon em edição limitada0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Kiss"

KissKiss
Algumas perguntas de fãs respondidas por Tommy Thayer

Metal para BebêsMetal para Bebês
Canções de ninar para filhos headbangers

SlipknotSlipknot
"O Kiss se transformou na Disney do Rock!"

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Kiss"

Heavy MetalHeavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados no ano de 1989

SlayerSlayer
Cronologia de Jeff, da picada da aranha até a morte

PoeiraPoeira
A fúria de Ian Anderson pra cima do Led Zeppelin

5000 acessosAxl Rose: sugerindo prática oral sexual a Paul Stanley5000 acessosLuxúria: uma lista de alguns dos clipes mais sexys da história5000 acessosCorey Taylor: "não comprem a playboy da Lindsay Lohan"5000 acessosNirvana: Polícia de Seattle libera novas fotos do corpo de Cobain3846 acessosMetaleiro: popularizado no 1º RIR, termo continua polêmico4566 acessosSteven Adler: é difícil para ele ver o Frank Ferrer tocar suas músicas

Sobre Aline Luz

Formada em Artes Visuais e fã dos Rolling Stones desde criança. Ama o rock psicodélico em todas as suas variantes, a contracultura e quase tudo o que se refira aos anos 60, além do rock como um todo.

Mais matérias de Aline Luz no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online