Velvet Underground
Postado em 06 de abril de 2006
Embora tenham feito pouquíssimo sucesso durante a sua existência a banda Velvet Underground com o passar dos tempos tornou-se um cult e sua influência na história do rock é inegável. Foram das primeiras bandas a abordar temas obscuros em suas músicas, drogas (overdoses, não as divertidas viagens de ácido dos Beatles), prostituição, problemas, doenças, e morte. O estilo desleixado e do-it-yourself influenciaria profundamente o surgimento do punk rock uma década depois do fim da banda.
Lou Reed (vocalista e guitarrista) e Sterling Morrison (guitarrista) e John Cale (baixista e vocalista) conheceram-se na Universidade de Suracusa em New York. O primeiro nome da banda foi The Primitives. Com a entrada da baterista Maureen Tucker o nome foi modificado para The Velvet Underground (retirado de um romance de ficção barata). Patrocinados e financiados pelo artista plástico Andy Warhol (que trouxe para a banda a vocalista Nico e cedeu a clássica gravura da banana para a capa do disco) gravaram The Velvet Underground and Nico em 1966. Nico sairia da banda logo após. O álbum embora sem repercussão na mídia se tornou um clássico alternativo.
Velvet Underground - Mais Novidades
O segundo álbum saiu em 1967, White Light/White Heat. John Cale abandonou a banda para seguir carreira solo, sendo substituído por Doug Yule. Sem Cale, porém parte do experimentalismo e abuso tão característicos da banda foram perdidos. O terceiro álbum , Velvet Underground, foi lançado em 1969. Loaded, último álbum de verdade da banda, saiu em 1971.
Após Loaded Lou Reed abandonou a banda para se dedicar a sua carreira de junkie (apenas anos mais tarde voltaria com alguns dos mais inteligentes álbuns da história do rock em sua carreira solo). Em meados da década de 70 a banda Velvet Underground foi redescoberta pelo movimento punk.
Em 1992 Lou Reed e John Cale reuniram-se novamente para uma curta turnê pela Europa (mais celebrada do que qualquer uma durante os seus anos de carreira). Algumas datas gravadas resultaram no álbum Live MCMXCII. Sterling Morrison morreu de causas desconhecidas em 1995.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Foo Fighters - "Tenho muito a falar, mas preciso tomar cuidado", diz Josh Freese
Quem é Berzan Önen, o novo vocalista turco e fortão do Nevermore
Nevermore anuncia sua nova formação
Tarja Turunen fará show natalino em São Paulo no dia 5 de dezembro
David Ellefson reza pedindo a Deus para participar da turnê de despedida do Megadeth
A música de Ozzy que atingiu o topo das paradas, mas não aparece nas coletâneas "Best Of"
Left To Die retornará ao Brasil em setembro tocando clássicos do Death
Clássico dos anos 2000 supera 3 bilhões de plays no Spotify
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
Quando o Rush devolveu o tratamento que recebeu do Aerosmith, e Joe Perry teve que ouvir
A maior banda de rock de todos os tempos, segundo Mick Fleetwood
Jeff Loomis conta como honrará o legado de Warrel Dane na nova formação do Nevermore
Gary Holt, do Exodus, celebra 1.700 dias de sobriedade
A banda de metal cujo cantor se disfarçava para não perder o emprego na Petrobras
A banda que tinha música, tinha talento... mas não tinha o "pacote" do Led Zeppelin
A História da New Wave Of British Heavy Metal
A importante e cultuada vertente do rock que Raul Seixas abominava completamente
Quantas músicas cada integrante dos Beatles compôs para a banda?


3 álbuns que não venderam nada na época e hoje são clássicos, segundo André Barcinski
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton



