Velvet Underground
Postado em 06 de abril de 2006
Embora tenham feito pouquíssimo sucesso durante a sua existência a banda Velvet Underground com o passar dos tempos tornou-se um cult e sua influência na história do rock é inegável. Foram das primeiras bandas a abordar temas obscuros em suas músicas, drogas (overdoses, não as divertidas viagens de ácido dos Beatles), prostituição, problemas, doenças, e morte. O estilo desleixado e do-it-yourself influenciaria profundamente o surgimento do punk rock uma década depois do fim da banda.
Lou Reed (vocalista e guitarrista) e Sterling Morrison (guitarrista) e John Cale (baixista e vocalista) conheceram-se na Universidade de Suracusa em New York. O primeiro nome da banda foi The Primitives. Com a entrada da baterista Maureen Tucker o nome foi modificado para The Velvet Underground (retirado de um romance de ficção barata). Patrocinados e financiados pelo artista plástico Andy Warhol (que trouxe para a banda a vocalista Nico e cedeu a clássica gravura da banana para a capa do disco) gravaram The Velvet Underground and Nico em 1966. Nico sairia da banda logo após. O álbum embora sem repercussão na mídia se tornou um clássico alternativo.
Velvet Underground - Mais Novidades
O segundo álbum saiu em 1967, White Light/White Heat. John Cale abandonou a banda para seguir carreira solo, sendo substituído por Doug Yule. Sem Cale, porém parte do experimentalismo e abuso tão característicos da banda foram perdidos. O terceiro álbum , Velvet Underground, foi lançado em 1969. Loaded, último álbum de verdade da banda, saiu em 1971.
Após Loaded Lou Reed abandonou a banda para se dedicar a sua carreira de junkie (apenas anos mais tarde voltaria com alguns dos mais inteligentes álbuns da história do rock em sua carreira solo). Em meados da década de 70 a banda Velvet Underground foi redescoberta pelo movimento punk.
Em 1992 Lou Reed e John Cale reuniram-se novamente para uma curta turnê pela Europa (mais celebrada do que qualquer uma durante os seus anos de carreira). Algumas datas gravadas resultaram no álbum Live MCMXCII. Sterling Morrison morreu de causas desconhecidas em 1995.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
A banda que serviu de inspiração para o Eagles: "Até os Beatles curtiam o som deles"
Quem são os músicos que estão na formação do AC/DC que vem ao Brasil
Aos 74 anos, David Coverdale anuncia aposentadoria e diz que "é hora de encerrar"
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
A surpreendente balada que era a música favorita de todos os tempos de Ozzy Osbourne
O álbum que metade do Black Sabbath concordava ser o pior da banda
O pior disco do Led Zeppelin, de acordo com o Ultimate Classic Rock
Halestorm é anunciada como atração do Monsters of Rock 2026
As 5 melhores músicas de progressivo com menos de 3 minutos, segundo a Loudwire
A melhor gravação de bateria de todos os tempos, segundo Phil Collins
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
O pior disco de cada banda do Big Four do thrash, segundo Mateus Ribeiro
Milhões: Os eventos com maior público da história da música
System Of A Down: Daron Malakian ensina como ser músico
Paulo Ricardo lembra os dois primeiros nomes do RPM: "Decidimos usar esse número antes"

A banda que Jimmy Page assistiu nos 60s e achou fenomenal; "uma dúzia de pessoas na plateia"
Iron Maiden: a tragédia pessoal do baterista Clive Burr



