Velvet Underground

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Enviar correções  |  Ver Acessos

Embora tenham feito pouquíssimo sucesso durante a sua existência a banda Velvet Underground com o passar dos tempos tornou-se um cult e sua influência na história do rock é inegável. Foram das primeiras bandas a abordar temas obscuros em suas músicas, drogas (overdoses, não as divertidas viagens de ácido dos Beatles), prostituição, problemas, doenças, e morte. O estilo desleixado e do-it-yourself influenciaria profundamente o surgimento do punk rock uma década depois do fim da banda.

Megadeth: os 10 bens mais preciosos de Dave MustaineTime Magazine: os 100 maiores álbuns de todos os tempos

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Lou Reed (vocalista e guitarrista) e Sterling Morrison (guitarrista) e John Cale (baixista e vocalista) conheceram-se na Universidade de Suracusa em New York. O primeiro nome da banda foi The Primitives. Com a entrada da baterista Maureen Tucker o nome foi modificado para The Velvet Underground (retirado de um romance de ficção barata). Patrocinados e financiados pelo artista plástico Andy Warhol (que trouxe para a banda a vocalista Nico e cedeu a clássica gravura da banana para a capa do disco) gravaram The Velvet Underground and Nico em 1966. Nico sairia da banda logo após. O álbum embora sem repercussão na mídia se tornou um clássico alternativo.

O segundo álbum saiu em 1967, White Light/White Heat. John Cale abandonou a banda para seguir carreira solo, sendo substituído por Doug Yule. Sem Cale, porém parte do experimentalismo e abuso tão característicos da banda foram perdidos. O terceiro álbum , Velvet Underground, foi lançado em 1969. Loaded, último álbum de verdade da banda, saiu em 1971.

Após Loaded Lou Reed abandonou a banda para se dedicar a sua carreira de junkie (apenas anos mais tarde voltaria com alguns dos mais inteligentes álbuns da história do rock em sua carreira solo). Em meados da década de 70 a banda Velvet Underground foi redescoberta pelo movimento punk.

Em 1992 Lou Reed e John Cale reuniram-se novamente para uma curta turnê pela Europa (mais celebrada do que qualquer uma durante os seus anos de carreira). Algumas datas gravadas resultaram no álbum Live MCMXCII. Sterling Morrison morreu de causas desconhecidas em 1995.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Todas as matérias da seção MatériasTodas as matérias sobre "Velvet Underground"


Capas de discos: agora com ícones da cultura popCapas de discos
Agora com ícones da cultura pop

Rolling Stone: Os 500 melhores álbuns da história em lista da revistaRolling Stone
Os 500 melhores álbuns da história em lista da revista


Megadeth: os 10 bens mais preciosos de Dave MustaineMegadeth
Os 10 bens mais preciosos de Dave Mustaine

Time Magazine: os 100 maiores álbuns de todos os temposTime Magazine
Os 100 maiores álbuns de todos os tempos


Cli336x280 CliIL