O hit do Genesis que inicialmente não seria gravado por se parecer demais com Beatles
Por Sandra Fernandes
Postado em 30 de julho de 2024
Muitas bandas geralmente tendem a possuir maior objeção ao emplacar canções em discos devido ao medo delas serem muito similares a não só outras faixas suas, mas de outros grupos e artistas. Um caso latente neste sentido aconteceu com o Genesis, particularmente durante o processo de feitura de um clássico hit de sua carreira.
Genesis - Mais Novidades
Em entrevista exclusiva ao jornalista Kelvyn Araujo, do canal Progland no YouTube, o guitarrista Steve Hackett — integrante da banda entre 1971 e 1977 — revelou como um hit do grupo quase não foi levado adiante justamente por esse medo. De soar como uma faixa ou ideia "copiada" de um outro. Nesse caso, a cópia na qual Steve, Peter Gabriel, Tony Banks, Mike Rutherford e Phil Collins (formação do Genesis à época) temiam soar era dos Beatles, em particular ao trabalhos de George Harrison no Fab Four. E a música? O primeiro grande sucesso comercial do quinteto, presente no seminal disco "Selling England by the Pound".
"Tivemos um hit single com ‘I Know What I Like’ no ‘Selling England by the Pound’. E era uma música muito influenciada por Beatles. Eu tinha um riff de guitarra e os outros membros achavam que soava como algo do George Harrison ou do Beatles mesmo. E que isso era um motivo para não desenvolvê-la. Pois parecia muito próximo a eles. Mas, no ano seguinte [processo de composição da música se iniciou antes, em 1972; o disco é de 1973] a banda fez uma jam [improvisação em estúdio] legal em torno dele, adicionamos um refrão e Peter pôs a letra. E de repente essa combinação sonora de anos 1960 para os 1970 criou nosso primeiro hit single. Acidental."
Em charts britânicos, a faixa realmente ajudou a dar maior repercussão na terra natal da banda, a Inglaterra. Chegou à posição 21 na parada britânica, sendo não apenas o primeiro hit do Genesis como o único com a configuração clássica do grupo em sua era "prog". Ao vivo, se tornou um clássico das apresentações, sendo performada em todas as turnês do conjunto de 1973 à 1982 e nas duas reuniões recentes, realizadas em 2007 e 2021 / 2022. Geralmente em concertos era estendida com passagens instrumentais e uma seção "humorística", na qual Phil Collins — já como frontman a partir de 1976 — dançava com um pandeiro.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
"Um baita de um babaca"; o guitarrista com quem Eddie Van Halen odiou trabalhar
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Os melhores álbuns de hard rock e heavy metal de 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
O melhor disco de thrash metal de cada ano da década de 90, segundo o Loudwire
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Os guitarristas mais influentes de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
O guitarrista americano que sozinho ofuscou todos os britânicos, segundo Carlos Santana


"Sem tempo, irmão!"; as clássicas bandas que Phil Collins ignorou completamente na época
Phil Collins revela estar sob cuidado de equipe de enfermeiros 24 horas por dia
A importante lição que Steve Harris, do Iron Maiden, aprendeu com o Genesis
O álbum da fase clássica do Genesis que Phil Collins disse que só tinha uma música boa
Para entender: o que é rock progressivo?


