O hit do Genesis que inicialmente não seria gravado por se parecer demais com Beatles
Por Sandra Fernandes
Postado em 30 de julho de 2024
Muitas bandas geralmente tendem a possuir maior objeção ao emplacar canções em discos devido ao medo delas serem muito similares a não só outras faixas suas, mas de outros grupos e artistas. Um caso latente neste sentido aconteceu com o Genesis, particularmente durante o processo de feitura de um clássico hit de sua carreira.
Genesis - Mais Novidades
Em entrevista exclusiva ao jornalista Kelvyn Araujo, do canal Progland no YouTube, o guitarrista Steve Hackett — integrante da banda entre 1971 e 1977 — revelou como um hit do grupo quase não foi levado adiante justamente por esse medo. De soar como uma faixa ou ideia "copiada" de um outro. Nesse caso, a cópia na qual Steve, Peter Gabriel, Tony Banks, Mike Rutherford e Phil Collins (formação do Genesis à época) temiam soar era dos Beatles, em particular ao trabalhos de George Harrison no Fab Four. E a música? O primeiro grande sucesso comercial do quinteto, presente no seminal disco "Selling England by the Pound".
"Tivemos um hit single com ‘I Know What I Like’ no ‘Selling England by the Pound’. E era uma música muito influenciada por Beatles. Eu tinha um riff de guitarra e os outros membros achavam que soava como algo do George Harrison ou do Beatles mesmo. E que isso era um motivo para não desenvolvê-la. Pois parecia muito próximo a eles. Mas, no ano seguinte [processo de composição da música se iniciou antes, em 1972; o disco é de 1973] a banda fez uma jam [improvisação em estúdio] legal em torno dele, adicionamos um refrão e Peter pôs a letra. E de repente essa combinação sonora de anos 1960 para os 1970 criou nosso primeiro hit single. Acidental."
Em charts britânicos, a faixa realmente ajudou a dar maior repercussão na terra natal da banda, a Inglaterra. Chegou à posição 21 na parada britânica, sendo não apenas o primeiro hit do Genesis como o único com a configuração clássica do grupo em sua era "prog". Ao vivo, se tornou um clássico das apresentações, sendo performada em todas as turnês do conjunto de 1973 à 1982 e nas duas reuniões recentes, realizadas em 2007 e 2021 / 2022. Geralmente em concertos era estendida com passagens instrumentais e uma seção "humorística", na qual Phil Collins — já como frontman a partir de 1976 — dançava com um pandeiro.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
A banda brasileira com músicos ótimos e músicas ruins, segundo Regis Tadeu
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Fabio Lione dá resposta curta e "sincerona" a fã que questionou hiato do Angra
Dez clássicos do rock com vocais terríveis, segundo site britânico
Roland Grapow: "Eu não me importo mais com fórmulas, só quero fazer Metal"
Regis Tadeu cita álbum constrangedor de comprar fora: "Como vou explicar na alfândega?"
Os discos dos Beatles que Nando Reis mais ouviu na vida
O disco que Paul Stanley nunca quis fazer; "Eu não tive escolha"
A lenda do sertanejo que gravou com Guns N' Roses e Alice in Chains - e engavetou o disco


O integrante mais talentoso do Genesis, segundo o polêmico Ian Anderson
Phil Collins pediu para substituir Keith Moon no The Who
A música de Nina Simone que, segundo Tony Banks, ajudou a "criar" o Genesis
Spiderweb - supergrupo de prog com membros do Genesis, Europe e Angra lança single beneficente
A pior música do Genesis para Phil Collins, segundo o próprio cantor e baterista
A visionária melhor música do Genesis na opinião de Steve Hackett
Rock Progressivo: as 25 melhores músicas de todos os tempos


