Duff McKagan conta como Slash o ajuda durante suas crises de pânico
Por André Garcia
Postado em 11 de maio de 2023
Duff McKagan lançou o EP solo "This is the Song", com músicas que abordam o tema saúde mental. Ele, que sofre da síndrome do pânico, revelou como o colega de banda e amigo Slash o ajuda em momentos de crise.
Guns N' Roses - Mais Novidades
Em 2020, Duff falou sobre o assunto em entrevista com Lily — filha do saudoso Chris Cornell — na série Mind Wide Open. Ele contou que teve seu primeiro ataque de pânico aos 16 anos, e por muitos tempo buscou formas prejudiciais de lidar com aquilo, como a bebida e as drogas. Após se limpar, em meados dos anos 90, ele passou a recorrer a meios mais saudáveis, como meditação e artes marciais.
Na mesma entrevista, ele contou como Slash o ajuda a focar a mente em outras coisas nos momentos de crise.
"Slash tem sido meio que uma figura de segurança para mim, em meio a tudo isso. Eu o conheci quando me mudei pela primeira vez para Los Angeles. Eu disse a ele que tenho esses ataques de pânico, ele me ouviu e disse 'Ok, se voltar a acontecer, lidaremos com isso'. Já passei por muita coisa ao lado dele, e ele sabe que o melhor é falar comigo sobre qualquer coisa que não seja o ataque de pânico. Ele começa a falar coisas, tipo, 'Aí, no primeiro disco do Led Zeppelin, você já reparou que eles fizeram tal coisa?'"
"Quando o Guns N' Roses se juntou novamente, as relações estavam maravilhosas. Estamos nos comunicando como homens adultos, e é como se fosse perfeito. Estou sóbrio. Posso experimentar essa coisa novamente como um homem adulto e realmente apreciar o que está acontecendo: apreciar o quão bom Axl [Rose] é, apreciar o quão bom Slash é".
Em seu press release, o baixista do Guns N' Roses confidenciou: "This is the Song" foi escrita no meio de um ataque de pânico. Eu não conseguia respirar e nem enxergar direito, mas recentemente, felizmente, encontrei em meu violão um refúgio. Se eu simplesmente pegar o violão, tocar uns acordes e cantarolar melodias, eu consigo começar a sair daquele buraco. Para aqueles que nunca passaram por algo assim… considerem-se abençoados; para aqueles que entendem bem do que estou falando… vocês não estão sozinhos!"
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a ansiedade é uma das maiores responsáveis pela metade das doenças mentais no mundo. Estima-se que seja a segunda maior causa de incapacitação. Quando agravada, ela pode levar ao transtorno de pânico, que atinge de 2% a 4% da população mundial.
Se você sofre com problemas recorrentes da ansiedade ou depressão, o Centro de Valorização da Vida oferece apoio emocional e prevenção do suicídio, de forma sigilosa e gratuita. Acesse www.cvv.org.br ou ligue para 188.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps