O clássico do Metallica que gerou "piti" e ficou quase 20 anos fora dos shows do grupo
Por Mateus Ribeiro
Postado em 18 de agosto de 2024
Lançado no segundo semestre de 1988, "...And Justice For All" é o quarto álbum de estúdio do Metallica, o primeiro do quarteto gravado pelo baixista Jason Newsted. Sucessor do colossal "Master Of Puppets", "...And Justice For All" é um bom disco, que apresenta músicas complexas e longas, caso da canção que dá nome ao referido trabalho.
Metallica - Mais Novidades
A faixa-título de "...And Justice For All" é uma música longa, que tem quase 10 minutos de duração (uma eternidade para os padrões do Metallica). Cheia de mudanças de andamento, "...And Justice For All" reflete a fase que o Metallica vivia no final dos anos 1980 e o que o grupo queria apresentar aos fãs.
"Para mim, o álbum ‘...And Justice For All’ soa horrível, péssimo, não dá para aguentar. Essa foi a nossa fase extravagante, em que nos exibimos demais. Sabíamos que tínhamos que seguir em frente e o ‘Black Album’ foi o oposto", contou o guitarrista/vocalista James Hetfield, em uma entrevista concedida à Uncut Magazine.
"...And Justice For All" foi tocada durante a turnê de divulgação do disco, porém, os integrantes do grupo perceberam que a música não funcionava muito bem ao vivo.
"Ao fazer a turnê, percebemos que o consenso geral era de que as músicas eram longas demais (...). E eu pensava: 'Caramba, eles não estão gostando tanto quanto nós’. Eu me lembro de sair do palco uma noite depois de tocar 'Justice' e um de nós dizer: 'Porra, é a última vez que tocamos essa maldita música!’", relembrou Kirk Hammett, quando foi entrevistado pela Rolling Stone em 1991.
De fato, "...And Justice For All" ficou quase 20 anos fora dos shows do Metallica. Segundo dados publicados nos site Setlist.FM, a faixa-título do quarto disco do Metallica foi tocada no dia 9 de outubro de 1989, em São Paulo. A longa música voltou a aparecer em uma apresentação do grupo apenas em junho de 2007, quando James e seus camaradas se apresentaram em Lisboa.
Ah, e depois de "...And Justice For All", os músicos do Metallica deixaram de lado o "espírito Dream Theater" (grupo que em 1988 ainda dava seus primeiros passos, e anos depois se tornou o maior nome da história do Prog Metal).
"O lado do Metallica de 10 minutos, progressivo pra caramba, com 12 mudanças de tempo, tinha se esgotado depois de ‘...And Justice For All’. Queríamos agilizar e simplificar as coisas", disse à Uncut o dinamarquês Lars Ulrich, que realmente simplificou as coisas no álbum que é o sucessor de "...And Justice For All", o magnífico "Black Album’. Mas isso é conversa para outra hora.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
O mito sobre Kurt Cobain que Dave Grohl hoje já não banca com tanta certeza
O vocalista que recusou The Doors e Deep Purple, mas depois entrou em outra banda gigante
Astro de Hollywood, ator Javier Bardem fala sobre seu amor pelo Iron Maiden
Dez músicas clássicas de rock que envelheceram muito mal pelo sexismo da letra
A maior banda de hard rock dos anos 1960, segundo o ator Jack Black
Adrian Smith revela que Bruce Dickinson voltou ao Iron Maiden antes
Guns N' Roses supera a marca de 50 shows no Brasil
O clássico do Sepultura que traz a mesma nota repetida inúmeras vezes
A opinião de Mike Portnoy e Dave Lombardo sobre Clive Burr do Iron Maiden
Guns N' Roses encerra turnê no Brasil com multidões, shows extensos e aposta em novos mercados
O riff simples que tirou Max Cavalera do sério e o fez quebrar guitarra
A crítica de Graciliano Ramos ao futebol que explica problema da MPB, segundo Lobão
Killswitch Engage faz post sobre Bangers Open Air e escolhe Legião Urbana como trilha sonora
Por que "Black Album", do Metallica, tem uma capa tão simples? Hetfield responde
O clássico lançado pelo Metallica em 1984 que revoltou os fãs: "Eles surtaram"
Metallica anuncia caixa deluxe limitada do álbum "ReLoad"
Metallica divulga gravação ao vivo de "The Memory Remains" registrada em 1997
Megadeth compartilha trecho de performance ao vivo de "Ride the Lightning"
Megadeth toca "Ride the Lightning" pela primeira vez ao vivo
Kirk Hammett lamenta morte de guitarrista de cover do Metallica e presta homenagem
A banda de metal que Lars Ulrich achava inalcançável, mesmo sem virar gigante como o Metallica
Dave Lombardo diz que Slayer prestava atenção nas bandas do Big Four, mas não as copiava
Metallica presta homenagem a maestro da Orquestra de San Francisco
Regis Tadeu coloca o dedo na ferida e aponta o grande erro do rock nacional dos anos oitenta
A música do Metallica que Kurt Cobain não parava de pedir para Kirk Hammett


