Meat Puppets
Postado em 06 de abril de 2006
Biografia originalmente publicada no site Dying Days
Por Alexandre Luzardo
De todas as bandas que fizeram da gravadora independente SST um foco de resistência ante a péssima música da década de 80, o power trio Meat Puppets foi aquela que durou mais, tendo uma carreira muito consistente, embora não tenha tido a dedicada legião de fãs do Hüsker Dü ou do Minutemen, colegas de SST que tocavam no mesmo circuito underground. O som da banda se baseava em punk/hardcore porém com elementos de blues, folk, e country, com influências que variam de Neil Young a ZZ Top e Grateful Dead. A medida em que a carreira da banda avançava, eles se tornaram músicos mais maduros, com mais técnica e o som pendia mais para o hard rock se sobrepondo ao punk. Mesmo assim, a banda nunca chegou a abandonar suas raízes, mesmo quando eles atingiram o "mainstream" no início dos anos 90.
A formação do Meat Puppets foi em Phoenix no Arizona, onde os irmãos Curt e Cris Kirkwood tocavam em bandas locais, antes de formar o Meat Puppets em 1980 com o baterista Derrick Bostrom. Diferente das bandas onde os irmãos Kirkwood tocavam antes, o som do Meat Puppets era diretamente inspirado no punk rock, eles eram tão comprometido em manter o som punk que chegavam a se negar a ensaiar.
Um pouco mais de de um ano após sua formação, o Meat Puppets lançou o primeiro EP, In a Car, na gravadora World Imitation. Nesse ponto de sua carreira, a banda estava no ponto mais barulhento, tocando um hardcore furioso. Greg Ginn, o guitarrista da lendária banda punk americana Black Flag, e um dos donos da SST, ouviu o disco e ofereceu ao Meat Puppets um contrato com a SST. Em 1982 a banda lançou seu primeiro EP, chamado simplesmente Meat Puppets.
O Meat Puppets não desenvolveu seu estilo próprio até o lançamento de seu segundo álbum, Meat Puppets II, lançado em 1984. No Meat Puppets II, a banda criou uma fusão de punk e country que era diferente de tudo aquilo que era feito no underground americano da época. Com esse álbum e constates turnês, os Puppets começaram a conquistar um público fiel por todo os EUA, que continuou a crescer no resto da década. Em 1985 a banda lançou seu terceiro álbum, Up on the Sun, que pela primeira vez na carreira da banda recebeu a atenção de grandes publicações de música com a publicação de notas e reviews. Up to the Sun também demonstrou que a banda estava cruzando fronteiras em seu som, chegando próximo do blues-rock, country e psicodelia. Essa mudança continuou até o final do anos 80, com a banda abandonando seu lado mais hardcore.
Após o lançamento do EP chamado Out My Way em 1986, o Meat Puppets lançou mais dois álbums aclamados pela crítica, Mirage e Huevos, ambos em 1987. No lançamento de Mirage, o Meat Puppets se estabeleceu como estrela das alternativas college radios americanas, bem como um grande nome do circuito underground americano. Mirage trazia um som mais pop, com uso de sintetizadores e bateria eletrônica, enquanto que Huevos foi uma espécie de retorno ao rock. Monster, seu último lançamento pela SST, foi lançado em 1989, com um que antecipava o que a banda iria desenvolver na década seguinte, um hard rock sem muitos extremos. No entanto, o disco não foi bem recebido pelo público da banda e não teve boa divulgação nas college radios.
Em 1991 eles assinaram um contrato com uma grande gravadora, a London Records. Antes do lançamento do primeiro álbum para a London, a SST lançou a Coletânea No Strings Attached em 1990. No ano seguinte, Forbidden Places, o primeiro de estréia por uma grande gravadora foi lançado e não atingiu sucesso comercial nem na cena underground.
Nos dois anos seguintes ao lançamento de Forbidden Places, o Meat Puppets esteve relativamente parado, tocando apenas shows esporádicos. Em 1993 eles reapareceram como banda de abertura na turnê do Nirvana em divulgação do álbum In Utero. No fim daquela turnê em dezembro daquele ano, o Nirvana gravou o Acústico para a MTV, onde tocaram três músicas do álbum Meat Puppets II com particpação dos irmãos Kirkwood. A exposição no Acústico MTV ajudou a banda a atingir sucesso comercial em seu segundo álbum por uma grande gravadora, Too High to Die de 1994.
Lançado na mesma época da exibição do acústico, o álbum inicialmente não chamou muita atenção, mas após o suicídio de Kurt Cobain em abril, o disco e seu primeiro single, 'Backwater' começaram a fazer sucesso.
Primeiramente devido a aceitação da música 'Backwater' nas rádios mas também pela constante exibição do Acústico Nirvana. Na metade de 1994, Backwater se tornou um hit, atingindo o número 2 na parada rock da Billboard. Nenhum dos outros singles do álbum se sairam tão bem, mas o álbum foi muito bem sucedido, conquistando o primeiro disco de ouro para a banda, com mais de 500.000 cópias vendidas. No início de 1995 a banda lançou No Joke! que recebeu críticas desfavoráveis e pouca atenção das rádios. No Joke! sumiu das paradas e das rádios poucos meses após seu lançamento.
Em 1997, começam a circular boatos sobre os problemas de Cris com drogas, a banda é obrigada a dar um tempo. Enquanto isso 1998, Curt se muda para o Texas onde forma uma nova banda, a Royal Neanderthal Orhcestra. A RNO teve pouca repercussão e então Curt resolveu trazer de volta o nome que ele ajudou a tornar legendário, Meat Puppets. Em 1999 foi lançado um álbum ao vivo, Live in Montana, pela Rykodisk. O Meat Puppets está atualmente trabalhando em um novo álbum, o primeiro com nova formação, e material novo é esperado para breve.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
A pior música do pior disco do Iron Maiden, de acordo com o Heavy Consequence
BMTH e Amy Lee - "Era pra dar briga e deu parceria"
Angra faz postagem em apoio a Dee Snider, vocalista do Twisted Sister
A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
Nirvana - a escolha ousada de Kurt Cobain no Unplugged MTV
Por que "Wasted Years" é a pior faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
Os cinco discos favoritos de Tom Morello, do Rage Against The Machine
O álbum que é para quem tem capacidade cognitiva de ouvir até o fim, segundo Regis Tadeu
Hulk Hogan - O lutador que tentou entrar para o Metallica e para os Rolling Stones
Os 5 melhores álbuns do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
Ozzy Osbourne ganha Boneco de Olinda em sua homenagem
O disco do Black Sabbath considerado uma "atrocidade" pelo Heavy Consequence
Dave Mustaine aponta o elemento que diferenciava o Megadeth das outras bandas de metal
"Minha demissão do Lobão foi esquisita, para não dizer palavrão", diz Billy Brandão
O relacionamento de Gillan, do Deep Purple, com Ritchie, Satriani, Coverdale e Hughes
O elemento das letras de Raça Negra e Negritude Júnior que impressionava Renato Russo


O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton



