Matérias Mais Lidas


Meat Puppets

Postado em 06 de abril de 2006

Biografia originalmente publicada no site Dying Days

Por Alexandre Luzardo

De todas as bandas que fizeram da gravadora independente SST um foco de resistência ante a péssima música da década de 80, o power trio Meat Puppets foi aquela que durou mais, tendo uma carreira muito consistente, embora não tenha tido a dedicada legião de fãs do Hüsker Dü ou do Minutemen, colegas de SST que tocavam no mesmo circuito underground. O som da banda se baseava em punk/hardcore porém com elementos de blues, folk, e country, com influências que variam de Neil Young a ZZ Top e Grateful Dead. A medida em que a carreira da banda avançava, eles se tornaram músicos mais maduros, com mais técnica e o som pendia mais para o hard rock se sobrepondo ao punk. Mesmo assim, a banda nunca chegou a abandonar suas raízes, mesmo quando eles atingiram o "mainstream" no início dos anos 90.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

A formação do Meat Puppets foi em Phoenix no Arizona, onde os irmãos Curt e Cris Kirkwood tocavam em bandas locais, antes de formar o Meat Puppets em 1980 com o baterista Derrick Bostrom. Diferente das bandas onde os irmãos Kirkwood tocavam antes, o som do Meat Puppets era diretamente inspirado no punk rock, eles eram tão comprometido em manter o som punk que chegavam a se negar a ensaiar.

Um pouco mais de de um ano após sua formação, o Meat Puppets lançou o primeiro EP, In a Car, na gravadora World Imitation. Nesse ponto de sua carreira, a banda estava no ponto mais barulhento, tocando um hardcore furioso. Greg Ginn, o guitarrista da lendária banda punk americana Black Flag, e um dos donos da SST, ouviu o disco e ofereceu ao Meat Puppets um contrato com a SST. Em 1982 a banda lançou seu primeiro EP, chamado simplesmente Meat Puppets.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

O Meat Puppets não desenvolveu seu estilo próprio até o lançamento de seu segundo álbum, Meat Puppets II, lançado em 1984. No Meat Puppets II, a banda criou uma fusão de punk e country que era diferente de tudo aquilo que era feito no underground americano da época. Com esse álbum e constates turnês, os Puppets começaram a conquistar um público fiel por todo os EUA, que continuou a crescer no resto da década. Em 1985 a banda lançou seu terceiro álbum, Up on the Sun, que pela primeira vez na carreira da banda recebeu a atenção de grandes publicações de música com a publicação de notas e reviews. Up to the Sun também demonstrou que a banda estava cruzando fronteiras em seu som, chegando próximo do blues-rock, country e psicodelia. Essa mudança continuou até o final do anos 80, com a banda abandonando seu lado mais hardcore.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

Após o lançamento do EP chamado Out My Way em 1986, o Meat Puppets lançou mais dois álbums aclamados pela crítica, Mirage e Huevos, ambos em 1987. No lançamento de Mirage, o Meat Puppets se estabeleceu como estrela das alternativas college radios americanas, bem como um grande nome do circuito underground americano. Mirage trazia um som mais pop, com uso de sintetizadores e bateria eletrônica, enquanto que Huevos foi uma espécie de retorno ao rock. Monster, seu último lançamento pela SST, foi lançado em 1989, com um que antecipava o que a banda iria desenvolver na década seguinte, um hard rock sem muitos extremos. No entanto, o disco não foi bem recebido pelo público da banda e não teve boa divulgação nas college radios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4

Em 1991 eles assinaram um contrato com uma grande gravadora, a London Records. Antes do lançamento do primeiro álbum para a London, a SST lançou a Coletânea No Strings Attached em 1990. No ano seguinte, Forbidden Places, o primeiro de estréia por uma grande gravadora foi lançado e não atingiu sucesso comercial nem na cena underground.

Nos dois anos seguintes ao lançamento de Forbidden Places, o Meat Puppets esteve relativamente parado, tocando apenas shows esporádicos. Em 1993 eles reapareceram como banda de abertura na turnê do Nirvana em divulgação do álbum In Utero. No fim daquela turnê em dezembro daquele ano, o Nirvana gravou o Acústico para a MTV, onde tocaram três músicas do álbum Meat Puppets II com particpação dos irmãos Kirkwood. A exposição no Acústico MTV ajudou a banda a atingir sucesso comercial em seu segundo álbum por uma grande gravadora, Too High to Die de 1994.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 5

Lançado na mesma época da exibição do acústico, o álbum inicialmente não chamou muita atenção, mas após o suicídio de Kurt Cobain em abril, o disco e seu primeiro single, 'Backwater' começaram a fazer sucesso.

Primeiramente devido a aceitação da música 'Backwater' nas rádios mas também pela constante exibição do Acústico Nirvana. Na metade de 1994, Backwater se tornou um hit, atingindo o número 2 na parada rock da Billboard. Nenhum dos outros singles do álbum se sairam tão bem, mas o álbum foi muito bem sucedido, conquistando o primeiro disco de ouro para a banda, com mais de 500.000 cópias vendidas. No início de 1995 a banda lançou No Joke! que recebeu críticas desfavoráveis e pouca atenção das rádios. No Joke! sumiu das paradas e das rádios poucos meses após seu lançamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 6

Em 1997, começam a circular boatos sobre os problemas de Cris com drogas, a banda é obrigada a dar um tempo. Enquanto isso 1998, Curt se muda para o Texas onde forma uma nova banda, a Royal Neanderthal Orhcestra. A RNO teve pouca repercussão e então Curt resolveu trazer de volta o nome que ele ajudou a tornar legendário, Meat Puppets. Em 1999 foi lançado um álbum ao vivo, Live in Montana, pela Rykodisk. O Meat Puppets está atualmente trabalhando em um novo álbum, o primeiro com nova formação, e material novo é esperado para breve.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Divulgue sua banda de Rock ou Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Siga e receba novidades do Whiplash.Net:

Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps




publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luan Lima | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIAR NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS