Supergrass
Postado em 06 de abril de 2006
Biografia originalmente publicada no site Dying Days
Por Alexandre Luzardo
O Supergrass é mais caso de banda inglesa que saiu de forma muito rápida do circuito independente para o sucesso internacional na casa dos milhões de cópias vendidas, no auge do turbilhão do britpop. Hoje em dia, com uma carreira consolidada, a cada novo disco a banda reafirma o seu talento com um trabalho único e sem similares na atualidade, provando que o sucesso conquistado desde os tempos de "Alright" não foi uma mera casualidade fortuita de one-hit-wonder.
A formação da banda se deu por volta de 1994, por Gary Coombes no vocal e guitarra, Mickey Quinn no baixo e Danny Goffey na bateria. Antes disso, Goofey e Coombes já haviam tocado juntos na banda Jennifers. O som era praticamente clonado do Ride, e os Jennifers chegaram a lançar um single pela gravadora Nude Records (a mesma do Suede). No entanto, a história do Jennifers não vai longe, e logo Coombes, Goffey e Quinn acabam tomando um outro rumo, formando uma nova banda. As influências mais evidentes do novo projeto eram as bandas inglesas dos anos 60, adicionando um vigor, entusiasmo e energia punk de bandas tão díspares como Pixies e Buzzcocks.
A nova banda evoluiu rápido e em pouco tempo eles já se apresentavam ao vivo em sets de meia-hora. O primeiro lançamento do Supergrass é o single "Caught By The Fuzz", hoje em dia clássico do britpop, que conta a historinha meio autobiográfica do sujeito sendo detido pela polícia aos 15 anos por porte de maconha. O single foi lançado pela gravadora independente Backbeat, no verão inglês de 1994.
Eram apenas 250 cópias, mas o single fez barulho. A Parlophone, do gigante grupo EMI contratou a gurizada e relançou o "Caught By The Fuzz" em outubro. Desta vez, o single beliscou o top 40 britânico (nr. 42) e rendeu rasgados elogios da sempre entusiasta mídia inglesa, além de comentários positivos do pessoal do Blur e Elastica. A partir daí as coisas começam a andar rápido, shows de abertura para o Blur, música inédita no então lendário singles club da Sub Pop e disco de estréia pronto para ser lançado no ano seguinte.
"I Should Coco", disco de estréia da banda chega as lojas em maio de 1995 e não demora a alcançar o topo da parada inglesa. A responsável pela façanha é a bobinha porém divertidíssima "Alright", o hit do verão daquele ano. O ensolarado videoclip, gravado na bucólica cidade de Portmeiron ajudou a banda a ficar conhecida no resto do mundo. Mais dois singles, a balada "Time" e a elétrica "Lenny" estabecelem o Supergrass entre os grandes na Inglaterra.
Depois de grande turnê mundial de "I Should Coco", que inclusive passou pelo Brasil no Hollywood Rock de 96, a banda só retornaria com disco novo em 1997. Nessa época surge uma história curiosa, até hoje não confirmada na sua veracidade e tem tudo para ganhar o status de lenda do rock da última década: inspirado pelo videoclip de "Alright", Steven Spielberg propôs ao Supergrass a criação de um seriado de TV estrelado pela banda, inspirado no Monkees. A banda teria declinado do convite porque as gravações de um seriado iriam atrasar o lançamento de seu segundo álbum, e então projeto foi abandonado.
"In It For The Money", repetiu o sucesso de seu predecessor ao chegar ao segundo lugar na Inglaterra, com vendas na casa do milhão de cópias. Em seu segundo álbum, o Supergrass mantém o entusiasmo e o despojamento de sempre, mas é um disco menos 'dedos na tomada' que "I Should Coco", além de mostrar um evidente refinamento em arranjos mais detalhados. No entanto, fora da Inglaterra a banda não manteve o mesmo destaque, tendo seu público reduzido a ponto do Supergrass não ser mais uma banda de massa, mas sim uma banda cult. "Richard III" e "Sun Hits the Sky" foram os hits de "In It For The Money".
Sem muitos sobressaltos, a banda retornaria em 1999 com um disco auto-intitulado, que ficou conhecido entre os fãs como "X-Ray Album" por motivos óbvios, é só dar uma conferida na capa do disco. Embora seguisse a mesma linha do disco anterior, alguns críticos consideraram "Supergrass" (o álbum) mais relaxado, talvez mais preguiçoso que o disco anterior, ficando um pouco abaixo das expectativas. Mesmo contando com um single poderoso, "Pumping On Your Stereo", o disco já não repetiu a mesma vendagem na Inglaterra e foi pouco notado em outros países.
Mas a banda seguiu em frente e chegou ao seu quarto álbum em "Life At Other Planets", talvez o disco mais audacioso da banda até então. O disco foi muito bem recebido pela crítica, restabelecendo a credibilidade e o respeito ao trabalho da banda. No entanto, mesmo com o sucesso do single "Grace", foi o pior desempenho entre os discos do Supergrass nas paradas, atingindo apenas o 9º lugar na Inglaterra.
Em "Life On Other Planets" o Supergrass amplia o seu vasto caldeirão de referências musicais dos anos 60 mantendo a sua própria identidade e sem perder o bom humor, no disco cabe até uma debochada presença de Elvis, além de maneirismos que relembram de forma bem humorada o glam do T-Rex ou o escracho do Spinal Tap. Tudo isso com excelentes arranjos que não perdem contato com a sonoridade que é o "berço" do Supergrass: Beatles, Who, Kinks, Stones.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que Angus Young chamou de "Led Zeppelin de pobre"
Foo Fighters abrirá show do AC/DC logo após o Rock in Rio
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
Papangu aparece na lista de melhores discos de 2026 da Metal Hammer
As duas faixas do "The Number of the Beast" que Bruce Dickinson e Steve Harris detestam
A banda dos anos 60 que Ritchie Blackmore colocava acima dos Beatles e de Jimi Hendrix
Quando Andre Matos quase morreu afogado e precisou ser resgatado de helicóptero
A música "melosa" do Kiss que fez Gene Simmons querer mudar tudo
As 10 músicas mais rápidas do Metallica pela média de batidas por minuto
O guitarrista que Angus Young acha muito melhor que Eric Clapton
A canção de metal que é a "melhor música do mundo" de acordo com Jack Black
Children of Bodom é anunciado como atração do Summer Breeze 2027
De Black Sabbath a Babymetal, 50 músicas que formam a playlist definitiva do heavy metal
O clássico do progressivo que fez Geddy Lee querer levar o Rush a caminhos mais ambiciosos
Para Kerry King, "Black Album" é a maior conquista do Metallica
O ex-guitarrista do Guns N' Roses que Slash considera melhor do que ele
A polêmica nova prática da indústria que Sting defende: "Sou pago, então por que não?"
O motivo que fez Clive Burr sair do Iron Maiden, segundo Steve Harris


Téléphone: A banda que revolucionou a música francesa
Presença de Palco: dicas para iniciantes
George Harrison: O Beatle calado, sempre à sombra de Lennon e McCartney



