RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

O melhor disco de heavy metal lançado em 1988, de acordo com o Loudwire

A única banda que Jack Black coloca no "mesmo patamar" dos Beatles; "lava criativa"

A faixa que Neil Peart dizia ser sua favorita na bateria: "inacreditável"

A missão de treinar a nova cantora da Nervosa: o trabalho de Mayara Puertas com Prika

A música que Mike Portnoy mais gostou de gravar com o Avenged Sevenfold

15 curiosidades sobre o Megadeth, um dos maiores nomes da história do thrash metal

A música dos anos 2000 que foi inspirada em e-mail enviado por fã e superou 1 bilhão no Spotify

A lendária banda punk que foi parar no tribunal por causa de um encarte "proibido"

Regis Tadeu aponta a banda nacional onde os projetos solo superam a discografia "oficial"

A banda de rock que mudou Jon Bon Jovi para sempre: "é a razão pela qual escrevo músicas"

O disco "polarizador" e subestimado do Exodus, de acordo com o Loudwire

As músicas "esquecidas" apontadas pela Metal Edge como algumas das melhores do Megadeth

Stray Cats anuncia volta à estrada após recuperação de Brian Setzer

Chris Impellitteri ficava "maluco" quando comparado a Yngwie Malmsteen

Jello Biafra é hospitalizado após sofrer AVC hemorrágico


Manifesto
Stamp

Instrumentos: As origens e o desenvolvimento do baixo elétrico

Por
Postado em 08 de dezembro de 2004

Em 1951, um norte-americano chamado Leo Fender cria o baixo elétrico, sendo ele também o criador da guitarra elétrica. O primeiro baixo elétrico foi chamado de Precision, o nome "Precisão" foi dado, porque os tradicionais contrabaixos acústicos possuem o braço totalmente liso (sem trastes), o novo instrumento incorporava trastes, assim como as guitarras. Esse fator faz com que a afinação do baixo tenha precisão. Mas a revolução fundamental que representa o baixo elétrico frente ao contrabaixo é a amplificação do som.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Se a solução antigamente havia sido aumentar a caixa de ressonância, transformando o violino em um instrumento imenso e com cordas muito mais grossas, desta vez a solução foi inserir uma pastilha eletromagnética no corpo do instrumento para que o som fosse captado. Além do mais, a redução do tamanho do instrumento permitiu aos baixistas transporta-lo com mais facilidade.

Deve-se dizer que antes de 1951, na década de 1930, houve arriscadas e valentes tentativas de se fazer o mesmo, principalmente por parte de Rickenbacker. Mas se mencionei o Precision de 1951 como o primeiro baixo elétrico é porque ele foi o primeiro que se pode considerar como tal, já que o anterior entraria na categoria de protótipos. Como é lógico, depois vieram outros modelos (como o Jazz Bass, também da Fender).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Os músicos de jazz e blues, a princípio, acharam a idéia interessante mas mantiveram-se em seu tradicionalismo. O baixo elétrico só veio à tona com Miles Davis.

Nos anos 60, o papel do baixista segue sendo, basicamente, o mesmo que nos anos 50: um suporte harmônico de fundo. A partir de 1967, o baixo elétrico começa a aparecer, fundamentalmente no rock'n roll. É prova disto o Festival de Woodstock em 1969.

Os anos 70 apresentam a maturidade do baixo. Os produtores começam a prestar mais atenção no potencial do instrumento e o contrabaixo assume uma importância maior, como no surgimento da disco music. São fundamentais também o surgimento do rock progressivo, o jazz fusion, o latin rock, o heavy metal, o punk, o reggae, o funk e o soul. O baixo acústico se limita apenas aos setores mais tradicionais, como jazz, blues e ritmos tipicamente latinos, assim mesmo já rivalizando com o elétrico. E neste ano também aconteceu a popularização do baixo fretless (o baixo elétrico sem-trastes), servindo para simular o som do contrabaixo acústico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O desenvolvimento da década de 80 apresenta a maturidade de alguns estilos musicais e o desaparecimento de outros. Percebe-se neste período que o baixo já não é imprescindível, e que pode facilmente ser trocado por um sintetizador. A massificação da dance music deixa de lado o baixo, ainda que sua linha ainda esteja presente, mesmo que sintetizada. Mas isto não acontecia apenas com o baixo, mas também com a guitarra e a bateria, já que o sintetizador era o instrumento da moda do início da década de 80.

Esta tendência de trocar todos os instrumentos por um só foi passageira, e os grupos voltaram, sejam eles de rock ou jazz, tanto o baixo elétrico quanto o acústico estavam novamente no palco. O jazz começava a abrir um campo para o baixo elétrico também, de modo que este seria o instrumento solista para alguns produtores, resgatando uma tradição há anos esquecida no funk dos anos 70.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Nos anos 90, as inovações continuaram como, por exemplo, na quantidade de cordas do instrumento, diferenças de timbres e diversificação de utilização do instrumento, também começaram a ser gravados exclusivamente discos de baixistas solo. Diversos equipamentos com tecnologia avançada de muti-efeito para baixo e novos modelos de baixos começam a ser produzidos.

Abaixo descrevo as partes do instrumento, sendo usado como exemplo um baixo de seis cordas.

NOMES DAS PARTES DO INSTRUMENTO

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Itens:

1 = corpo
2 = braço
3 = mão
4 = escala
5 = tensores
6 = trastes

HARDWARE

Itens:

1 = ponte
2 = potenciômetros (regulagens do volume e equalização dos captadores)
3 = cordas
4 = tarrachas
5 = marcação das casas
6 = captadores (pickups).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Bangers Open Air


publicidadeRogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Victor Martins

Victor Martins é músico profissional e professor, atualmente é baixista do COLONY (cd COLONY ALIVE) e violonista do Carpe Diem Duo. Em sua carreira já acompanhou vários artistas, entre eles Rafael Vanucci (Casa dos Artistas). Leciona em São Paulo, Capital (Zona Oeste) ou em domicílio. Fone para contatos: (0xx11) 3942-1166 / 8322-5753.
Mais matérias de Victor Martins.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 3 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS