Instrumentos: As origens e o desenvolvimento do baixo elétrico
Por Victor Martins
Postado em 08 de dezembro de 2004
Em 1951, um norte-americano chamado Leo Fender cria o baixo elétrico, sendo ele também o criador da guitarra elétrica. O primeiro baixo elétrico foi chamado de Precision, o nome "Precisão" foi dado, porque os tradicionais contrabaixos acústicos possuem o braço totalmente liso (sem trastes), o novo instrumento incorporava trastes, assim como as guitarras. Esse fator faz com que a afinação do baixo tenha precisão. Mas a revolução fundamental que representa o baixo elétrico frente ao contrabaixo é a amplificação do som.
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Se a solução antigamente havia sido aumentar a caixa de ressonância, transformando o violino em um instrumento imenso e com cordas muito mais grossas, desta vez a solução foi inserir uma pastilha eletromagnética no corpo do instrumento para que o som fosse captado. Além do mais, a redução do tamanho do instrumento permitiu aos baixistas transporta-lo com mais facilidade.
Deve-se dizer que antes de 1951, na década de 1930, houve arriscadas e valentes tentativas de se fazer o mesmo, principalmente por parte de Rickenbacker. Mas se mencionei o Precision de 1951 como o primeiro baixo elétrico é porque ele foi o primeiro que se pode considerar como tal, já que o anterior entraria na categoria de protótipos. Como é lógico, depois vieram outros modelos (como o Jazz Bass, também da Fender).
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Os músicos de jazz e blues, a princípio, acharam a idéia interessante mas mantiveram-se em seu tradicionalismo. O baixo elétrico só veio à tona com Miles Davis.
Nos anos 60, o papel do baixista segue sendo, basicamente, o mesmo que nos anos 50: um suporte harmônico de fundo. A partir de 1967, o baixo elétrico começa a aparecer, fundamentalmente no rock'n roll. É prova disto o Festival de Woodstock em 1969.
Os anos 70 apresentam a maturidade do baixo. Os produtores começam a prestar mais atenção no potencial do instrumento e o contrabaixo assume uma importância maior, como no surgimento da disco music. São fundamentais também o surgimento do rock progressivo, o jazz fusion, o latin rock, o heavy metal, o punk, o reggae, o funk e o soul. O baixo acústico se limita apenas aos setores mais tradicionais, como jazz, blues e ritmos tipicamente latinos, assim mesmo já rivalizando com o elétrico. E neste ano também aconteceu a popularização do baixo fretless (o baixo elétrico sem-trastes), servindo para simular o som do contrabaixo acústico.
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O desenvolvimento da década de 80 apresenta a maturidade de alguns estilos musicais e o desaparecimento de outros. Percebe-se neste período que o baixo já não é imprescindível, e que pode facilmente ser trocado por um sintetizador. A massificação da dance music deixa de lado o baixo, ainda que sua linha ainda esteja presente, mesmo que sintetizada. Mas isto não acontecia apenas com o baixo, mas também com a guitarra e a bateria, já que o sintetizador era o instrumento da moda do início da década de 80.
Esta tendência de trocar todos os instrumentos por um só foi passageira, e os grupos voltaram, sejam eles de rock ou jazz, tanto o baixo elétrico quanto o acústico estavam novamente no palco. O jazz começava a abrir um campo para o baixo elétrico também, de modo que este seria o instrumento solista para alguns produtores, resgatando uma tradição há anos esquecida no funk dos anos 70.
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Nos anos 90, as inovações continuaram como, por exemplo, na quantidade de cordas do instrumento, diferenças de timbres e diversificação de utilização do instrumento, também começaram a ser gravados exclusivamente discos de baixistas solo. Diversos equipamentos com tecnologia avançada de muti-efeito para baixo e novos modelos de baixos começam a ser produzidos.
Abaixo descrevo as partes do instrumento, sendo usado como exemplo um baixo de seis cordas.
NOMES DAS PARTES DO INSTRUMENTO
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Itens:
1 = corpo
2 = braço
3 = mão
4 = escala
5 = tensores
6 = trastes
HARDWARE
Itens:
1 = ponte
2 = potenciômetros (regulagens do volume e equalização dos captadores)
3 = cordas
4 = tarrachas
5 = marcação das casas
6 = captadores (pickups).
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