RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Jake E. Lee relembra a implacável rejeição dos fãs de Ozzy quando ele substituiu Randy Rhoads

Porque Mike Shinoda, do Linkin Park, odiava fãs do Metallica

Myles Kennedy confirma estar trabalhando em novo álbum com Slash

O riff de Dimebag que é o preferido de Rex Brown; "Dime achou que estava horrível"

O membro do Mötley Crüe que só toma banho uma vez por semana, segundo a própria esposa

A disputa de Legião Urbana e Raul Seixas para entrar em trilha de série da TV Globo

O clássico do EL&P que Greg Lake escreveu aos 12 anos numa guitarra com uma única corda

O que torna Ozzy Osbourne gigante mesmo não sendo músico, segundo Zakk Wylde

Como Blaze Bayley pisou na m**** quando foi trabalhar com Steve Harris pela primeira vez

Será? Paul McCartney indica lançamento de disco novo para 2025 como promessa de Ano Novo

O Rockstar que Ozzy descobriu ser mais louco do que ele; "O que há de errado com o cara?"

O solo de "The Wall" do Pink Floyd que David Gilmour não conseguia tocar

O membro mais subestimado do Guns N' Roses segundo Slash: "É metade do charme do 'Appetite'"

A breve e intensa era do grunge que abalou o mundo

Por que o RPM não gravou o quarto disco de estúdio, segundo Paulo Ricardo


Produção - Escolhendo um estúdio

Por Rodrigo Simão
Postado em 27 de abril de 2004

A escolha de um estúdio de gravações não é tarefa fácil. É preciso ter muita paciência para não acabar cometendo erros que fatalmente serão lembrados a todo o momento que se ouvir alguma música gravada.

Quando uma banda já possui gravadora, diretor artístico, produtor musical, diretor executivo, especialista em cafezinho para intervalos, etc, fica muito mais fácil de trabalhar. Porém, na maior parte dos casos, não temos toda essa mordomia e acabamos tendo que fazer um pouco de tudo para realizarmos um bom trabalho.

Para descobrir um bom estúdio de gravações é importante fazer uma boa pesquisa e a mesma deve ser feita pessoalmente. Nunca tome nenhuma decisão por telefone.
Basicamente existem três itens muito importantes para a escolha do estúdio de gravação:

1. PREÇO;
2. EQUIPAMENTOS;
3. FATORES PSICOLÓGICOS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

1 - O PREÇO

Não pense que escolher um estúdio é como escolher um carro novo em uma concessionária, achando que quanto mais caro for o preço, melhor e mais moderno será. Na verdade, nem carro se escolhe dessa forma. Existem muitos fatores que interferem de forma direta na decisão final como: gosto, satisfação, bom atendimento e, claro, a qualidade do produto final: a música.

Não fique só reclamando que a grama do vizinho é mais verde. Se o orçamento disponível está curto, pesquise muito até encontrar um estúdio com uma boa relação custo x benefício.
No Brasil, a maior parte das negociações de pequeno porte é feita com uma grande base emocional. Isso é um tremendo erro! Negociar um bom preço e uma boa forma de pagamento é muito diferente daquela choradeira da pessoa contando a estória de sua vida, jogando com culpas e emoções pra ver se consegue um preço melhor e cláusulas mais "moles". Nada de contar seus problemas porque eles são seus, de mais ninguém. É a tal questão do porque as pessoas não fazem o que tem de ser feito, rápido e bem feito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

Peça para que sejam discriminados os valores de cada hora no processo de captação, mixagem e masterização. Geralmente os preços costumam variar em cada processo.
No caso de pacotes feitos atribuindo-se um valor por música, discrimine a quantidade de músicas e o tempo médio de cada uma para que não ocorra nenhum corte de edição das músicas de maior tempo de duração.

Discrimine em um contrato: a forma de pagamento, se as matrizes estão incluídas (caso não estejam colocar o valor adicional), o valor de cada hora de estúdio ou valor por música e as possíveis datas e períodos de gravação (pré-agendamento). Calcule seu orçamento sempre tendo uma folga entre 20% a 30 % do valor cotado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

2 – EQUIPAMENTOS

A sala de gravações, na gíria também é chamada de "aquário". Não sei se esse apelido surgiu em alguma visita casual do conhecido jogador de futebol Romário se retratando a algum amigo músico no momento de gravação, dizendo: - E ai peixe, beleza? - ou uma homenagem feita para o Pelé em algumas das suas gravações antigas sobre as criancinhas do Brasil (risos) e aos amigos santistas (Santos F.C- o Peixe). Independente disso saiba que a sala de gravações deve ter um bom tratamento acústico para que possam ser captadas todas as freqüências desejadas, eliminando o "vazamento de som" e o feedback, também chamado popularmente de "microfonia".

Para facilitar o entendimento, dividimos o assunto em cinco subitens:

2.1 - MICROFONES;
2.2 - SISTEMA DE GRAVAÇÃO;
2.3 - MESA DE SOM;
2.4 – EFEITOS;
2.5 – O TÉCNICO.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4

2.1 – MICROFONES

Imagine que os microfones fossem como nossos ouvidos eletrônicos e o cérebro representasse uma mesa de som. Da mesma forma que nossos ouvidos necessitam de cuidados especiais, os microfones também necessitam.

Nossos ouvidos têm a função de decodificar um som e transformá-lo em impulsos que possam ser compreendidos pelo cérebro.

Os microfones fazem o mesmo trabalho, não passam de dispositivos capazes de transformar um tipo de energia (energia acústica) em outra energia capaz de ser compreendida pela mesa de som: a energia elétrica. Por isso, são chamados de transdutores.

Nenhum microfone apresentou eficiência total (100%), embora muitas marcas e modelos têm conseguido ser relativamente fiéis ao som produzido. A perda ocorrida nessa transformação não chega a comprometer. O microfone é, portanto, o primeiro grande responsável pela qualidade do som. Por isso sua extrema importância.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 5

Verifique no estúdio se existem microfones específicos para cada instrumento. Os modelos de microfones são diferenciados pela melhor atuação diante de freqüências graves (bass-drum), médias (voz) e agudas (violinos). Existem muitas marcas e modelos, as mais conhecidas são Shure, AKG e Neumann.

2.2 – SISTEMA DE GRAVAÇÃO

Gravadores analógicos, sistemas com Mac Pró Tolls, 16 bits, 24 bits... todos são bons sistemas e acabam dando bons resultados. A guerra entre o analógico x digital é como comparar de forma grosseira qual carro é melhor, uma BMW ou um AUDI. Os respectivos donos sempre irão valorizar seus bens, sendo eles equipamentos de estúdio ou carros, por isso, a resposta correta seria: bom mesmo é ter os dois, analógico e digital.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 6

2.3 – MESA DE SOM

Mesa de som, mixer ou console são alguns dos nomes dados ao mesmo equipamento. Antes de tudo, é preciso desmistificar esse "avião" cheio de botões e dizer que uma mesa de som não passa de um "misturador" eletrônico. É importante um estúdio fazer investimentos em uma mesa que tenha muitos canais e que apresente uma boa comunicação entre as muitas interfaces de entrada e saída de sinal com seus sistemas de grupos, sistemas automatizados e seus sistemas de monitores de áudio.

2.4 – EFEITOS

Existem muitos "racks" de efeitos digitais e diversos "plug in" de efeitos em computadores. Para retratar metade deles levariamos pelo menos uns dois dias, por isso falaremos somente de alguns. O importante é saber que o estúdio deve oferecer uma boa gama de efeitos digitais juntamente com programas de "loops de bateria" para bem servir seus clientes e, é claro, ter um técnico que realmente saiba utilizá-los com eficiência e responsabilidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Divulgue sua banda de Rock ou Heavy Metal

REVERB: Efeito causado por uma infinidade de reflexões do som num ambiente fechado, dando a sensação de ambiência no som.

CHORUS: Serve para engrossar o som do sinal que está entrando no processador de efeito dando a sensação de que vários instrumentos estão sendo tocados juntos.

DELAY: Repetição do sinal fazendo o som se repetir como em ondas, podendo ser ajustado o tempo e velocidade das repetições.

COMPRESSOR: Efeito que comprime o áudio, melhorando o nível de sinal, valorizando as freqüências com baixo sinal e estabilizando as freqüências com distorção.

2.5 – O TÉCNICO

Este sem nenhuma dúvida é o mais importante de todos itens. Não adianta ter os melhores equipamentos se a famosa "pecinha atrás da mesa", o técnico, não colocar todo o maquinário do estúdio para funcionar de verdade. Verifique se o técnico realmente tem cursos de áudio e ouça outros trabalhos que ele fez. É claro que existem muitos técnicos que não cursaram nenhum instituto de áudio e trabalham muito bem; mesmo assim é importante ter como comandante dos equipamentos do estúdio um profissional atualizado com as novidades para que você possa desenvolver toda sua capacidade de ser músico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |

3 – FATORES PSICOLÓGICOS

Aprenda: "Achar é a certeza do não saber, por isso SINTA".

Digo isso por que o ambiente de gravação interfere de forma direta no processo de criação espontânea. Sinta o ambiente, conheça todas as salas, veja a organização, repare na atenção que é dada à sua visita, veja o fluxo de pessoas que entram e saem do estúdio, enfim, pergunte para você mesmo no silêncio de sua mente: - Este é o lugar ???

Se você ouvir uma voz respondendo lá dentro de sua mente, saia correndo e procure ajuda psiquiátrica, pois as coisas podem piorar. (risos)

Bem... é importante salientar que o intuito desta coluna não é extinguir com a profissão dos diretores de show, produtores musicais, produtores executivos, etc, fazendo um músico desenvolver todas essas funções. Ao ensinar o músico todas essas dicas e atalhos vividos por meus próprios erros e acertos, desejo muito que nossas bandas brasileiras sejam reconhecidas não só pela musicalidade, mas também pelo profissionalismo e competência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Você é parte dessa mudança! Na próxima edição estaremos abordando as dicas de como agir no momento da gravação, a importância da pré-produção, mixagem, masterização e muito mais.

"Nenhuma pássaro voará alto demais se estiver voando por suas próprias asas" (William Blake)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Rodrigo Simão

Produtor e Tecladista das bandas Dr Sin e Colony.
Mais matérias de Rodrigo Simão.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS