Produção - Apresentação

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Rodrigo Simão
Enviar Correções  

A vida é curta para se aprender tudo aquilo que se deseja... No entanto, isso não pode ser desculpa para que não tomemos uma iniciativa de nos aperfeiçoar em atividades que a vida nos proporciona ao invés de simplesmente deixarmos a vida passar, não é?

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Alguns tentarão, portanto, ser bons surfistas ou fotógrafos. Outros, por que não? Bons músicos, produtores, organizadores de eventos... Enfim, essa coluna é destinada a você!

Sim, acredite na força do universo e saiba que muitas coisas vão mudar a partir desse nosso bate-papo virtual. Bem... Antes que você me chame de PAI DINÁ,vamos falar do que realmente me proponho, A PRODUÇÃO DE UMA BANDA.

Nessa coluna irei tratar de todos os aspectos que envolvem uma banda, por exemplo: Formação, local de ensaio, repertório, equipamentos, gravação de CD, release, mapa de palco, set list, como fazer uma boa entrevista, registros de músicas, direitos autorais, divulgação, OMB, brigas internas, como dar autógrafo, como rezar, como ser bonzinho (risos), etc...

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Pra começar, quero romper todas as barreiras de idéias românticas e ultrapassadas com relação a sucesso, fama e dinheiro. Pra quem pensa que uma "banda de garagem" pode ser descoberta por um "caça talentos" e que essa mesma figura mitológica vai colocar os sortudos no palco do Rock in Rio num passe de mágica... ESQUEÇA!

Se você não for ganhador da MegaSena acumulada, vai ter mesmo que somar: Talento, Força de Vontade, Organização, Boa Música e Sorte.

publicidade

Para ficar mais fácil e divertido, imagine que você esteja indo a um Hipermercado das artes, anote bem os ingredientes:

1. Banda (defina sua Formação ex: Baixo, bateria, guitarra, voz, teclado, etc...).

2. Local de ensaio (Estúdio, garagem, despensa da mãe, etc...).

3. Equipamentos (Instrumentos, caixa de som, amplificadores, microfones, etc...).

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

4. Repertório (Mapa das músicas)

5. Objetivo (Show, gravação, festival, etc...).

Comentário:

1. Banda: Defina quantos integrantes vai ter e que instrumentos irá tocar. É claro que o estilo interfere de forma direta nessa decisão. Basicamente existem duas formas de ter um bom relacionamento com os integrantes, por amizade e/ou afinidade de gostos ou por interesse profissional e/ou financeiro. Realmente parece um casamento, o ideal é o equilíbrio dos dois.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

2. Local de ensaio: Tente ensaiar em locais que possibilitem ter uma qualidade de acústica. Eu mesmo já ensaiei em quarto, sala, cozinha abandonada, garagem, despensa de alimentos, salão vazio, etc... Mas realmente fica difícil e muito ruim de se ouvir, interferindo no humor e na qualidade das musicas. Recomendo alugar um estúdio de ensaio. Atualmente custa em média R$ 20,00 por hora. A vantagem é que já tem todos os amplificadores, microfones e o corpo da bateria...(sempre leve pratos, caixa, pedal de bumbo e os instrumentos musicais). Se não tiver muita "grana $$" improvise colando caixa de ovo nas paredes de um quarto ou garagem. (Lembre-se: No máximo 3 horas. Mais que isso fica chato e improdutivo).

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

3. Equipamentos: O equipamento diz muito sobre o músico, salve exceções como Hermeto Pascoal (músico que tira som até de um copo com água), mas é importante os instrumentos serem bem afinados e de boa qualidade, juntamente com seus cabos e acessórios.

4. Repertório: Defina com clareza as músicas que serão ensaiadas e faça um mapa de cada uma. O mapa musical deve ter anotações de introdução, solos, refrão, compassos, tonalidades, enfim tudo para evitar disputas de quem sabe mais ou automaticamente ser mais uma banda chamada T.N.T (Todas Na Trave). Para evitar problemas, grave um CD, fita, MP3 ou partitura das músicas e forneça para cada integrante com um tempo suficiente para o estudo das mesmas.

5. Objetivo: Tenha bem claro o objetivo do ensaio. Se for para preparar um Show, gravação, teste ou até mesmo só diversão, mas tenha isso bem claro e que todos fiquem sabendo antes!

Bem... Estarei na próxima semana abordando itens como: release, mapa de palco e muito mais novidades desse incrível mundo da produção de uma banda.

"O que quer que possa fazer ou sonhe em fazer, comece-o
Existe algo de genialidade, de poder e de magia na coragem" - Goethe

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal


Produção

Produção - Gírias e expressões

Produção - Política na Música

Produção - A propaganda é a alma do negócio

Produção - Direção de Shows

Produção - Cuidado com o golpe do registro de bandas

Produção - Escolhendo um estúdio

Todas as matérias sobre "Produção"




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


AC/DC: as 10 melhores músicas da banda com Bon ScottAC/DC
As 10 melhores músicas da banda com Bon Scott

Ortografia: como deveriam realmente se chamar as bandas?Ortografia
Como deveriam realmente se chamar as bandas?


Sobre Rodrigo Simão

Produtor e Tecladista das bandas Dr Sin e Colony.

Mais matérias de Rodrigo Simão no Whiplash.Net.

Cli336 CliIL Cli336 WhiFin Cli336 Cli336 Cli336 Cli336