Em 10/12/1999 | Resenha - Rio Art Rock Festival - 1º dia (Rio de Janeiro, 10/12/99)

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Rio Art Rock Festival - 1º dia (Rio de Janeiro, 10/12/99)

Por Lanzarini

  | Comentários:

Nota: 10

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Sucesso total no primeiro dia do RARF 99

O primeiro dia do Rio Art Rock Festival aconteceu sob uma forte chuva que caiu no Rio De Janeiro no dia 10/11. Um bom público compareceu ao Teatro da Galeria comprovando que o Rock Progressivo ainda possui um público fiel, mesmo com tantos imprevistos.

A banda de abertura Aether contou com uma ótima surpresa: Glauco Fernandes (violino) que iria apenas participar em duas faixas (Alterbourgh Suite e Whales) acabou fazendo parte de toda a banda. Realmente uma surpresa agradável. O show foi totalmente baseado no disco Visions, que foi lançado neste ano. New Bright Day, Alterbough Suite e Whales foram os destaques do Aether, onde a influência do Camel (principalmente o guitarrista Vinicius Brazil, com ótimos timbres) é bastante significativa. Nem mesmo alguns problemas com o som no início do show prejudicaram a banda. Uma ótima abertura.

Pela primeira vez tocando ao vivo, a banda Solis, o mais recente lançamento do selo Rock Symphony, mostrou bastante energia, principalmente com o guitarrista Marcos Pinho (um virtuose). Todo o show também foi baseado no primeiros disco Gemini (a ser resenhado em breve na RPB e todo explicado na entrevista concedida por email esta semana). Os vocais (talvez devido a algum nervosismo de estréia) em alguns momentos não ficaram à altura do som feito pela banda. Belos momentos acústicos (L'Essence) e destaque para a ótima Sete Luas de Andrion e a suíte Solis Invicts Mitra. O baixista Jonatas Luiz veio para ficar.

A primeira atração internacional do RARF 99 foi a banda argentina Nexus. Com show um baseado no conceitual Detrás Del Umbral e em algumas músicas inéditas, o quinteto mostrou um domínio exemplar dos instrumentos e tocou um hard neo progressivo que ficou na memória de todos nós. Destaque para a bela voz da performática vocalista Mariela Gonzalez (Condenados, Signos en el Cielo e Sueno Infinito), que se encaixa perfeitamente na banda. Todos os músicos são muito bons e com certeza eles farão ótimos shows no Baja Prog 2000 e depois no Near Fest 2000 (EUA). O melhor show da noite, pena que foi curto. Junto com o Tempus Fugit, representam muito bem o Progressivo da América do Sul no Mundo neste momento.

Encerrando o primeiro dia, os poloneses do Ankh misturam progressivo e metal de forma brilhante! Os músicos são muito entrosados e fizeram um som enérgico e coeso no palco do Teatro da Galeria. O quarteto tem uma presença de palco impecável! No momento não encontro palavras que possam descrever o show destes músicos. A todo momento, a platéia exclamava: "Muito bom!", "Sensacional!" Segurou muito bem a batata quente que foi tocar após o Nexus.

=====================

[]'s
Lanzarini
Webmaster
Rock Progressivo Brasil
http://www.rockprogressivo.com.br

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de Shows

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Lanzarini

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados.

Caso seja o autor, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas