Guitarrista do Foo Fighters diz que Kurt Cobain quase o impediu no 1º show com Nirvana
Por Gustavo Maiato
Postado em 22 de novembro de 2024
O guitarrista do Foo Fighters, Pat Smear, compartilhou uma história curiosa sobre sua estreia com o Nirvana em 1993, durante uma apresentação no programa Saturday Night Live (via Ultimate Guitar). Segundo ele, o evento quase não aconteceu por causa de sua guitarra Charvel, considerada inadequada por Kurt Cobain e os outros integrantes da banda.
Smear, que se juntou ao Nirvana como guitarrista de apoio a convite do próprio Cobain, revelou os bastidores dessa decisão em entrevista à Premier Guitar. O instrumento, comprado anteriormente para se adequar à exigência de "uma boa guitarra" durante uma colaboração com a cantora alemã Nina Hagen, quase o deixou de fora do palco:
"Ela tinha um diretor musical, e eles eram esnobes. Odiavam o fato de que havia um punk na banda. Então, me disseram: 'Você precisa de uma boa guitarra.' Acabei comprando essa Charvel, que era linda. Pensei: 'Agora tenho uma guitarra boa.'"
No entanto, a reação de Cobain e dos outros membros da banda foi oposta. Smear lembrou que houve uma discussão interna sobre sua participação no programa: "Eu nem sabia na época, mas houve uma conversa entre eles sobre mim e aquela guitarra, como: 'Não, não, não, não podemos deixá-lo subir ao palco.'" A solução veio quando Cobain ofereceu a Smear uma de suas guitarras, uma Mosrite Mark V azul, que acabou sendo usada na apresentação.
A história da Charvel teve um desfecho inesperado anos depois. Em 2021, durante uma participação do Foo Fighters no Saturday Night Live ao lado da cantora H.E.R., Smear notou que ela estava usando uma guitarra da mesma marca. Isso o inspirou a passar o instrumento adiante: "Eu disse a ela: 'Tenho a guitarra perfeita para você' e mandei aquele instrumento para ela."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps