O único disco de rock que Elvis Presley gravou em toda sua carreira, segundo Pete Townshend
Por André Garcia
Postado em 21 de novembro de 2024
Desde os anos 60 que Elvis Presley recebeu a alcunha de Rei do Rock — mesmo quando deixou sua carreira musical de lado por anos para primeiro servir ao exército e depois se dedicar a fazer filmes de qualidade duvidosa (mas de retorno financeiro garantido) em Hollywood.
Mas dá realmente para considerar os discos que ele lançava como sendo de fato rock n roll? Conforme publicado pela Far Out Magazine, à Guitarrist Pete Townshend, do The Who, cravou que o rock morreu e que só um álbum lançado por Elvis foi de rock.
Elvis Presley - Mais Novidades
"O fato é que o rock n roll de fato durou o tempo que os especialistas disseram [na década de 60] que duraria: Pô, Elvis só gravou um álbum de rock n roll [que foi o de estreia, o resto era de outros gêneros, como rockabilly e baladas]. [Só que] eles foram enterrados pelo surgimento de bandas como os Beatles, que realmente levaram o formato da música de volta às suas origens românticas e sentimentais do pós-guerra."
O seminal álbum de estreia de Elvis Presley, autointitulado, foi lançado em 1956 e é considerado o marco-zero do rock por contar os clássicos "Blue Suede Shoes" e "Tutti Frutti". Sua capa, icônica, inspirou o The Clash e Tom Waits em suas obras-primas: "London Calling" (1979) e "Rain Dogs" (1985).
Ao contrário de outros nomes como Chuck Berry e Little Richard, entretanto, Elvis ainda nos anos 50 já partiu para outros estilos musicais.
Na década de 60, em muito por influência de Beatles e Bob Dylan, as bandas de rock buscavam expandir sua criatividade ao limite, se livrando de toda e qualquer amarra criativa. Acabou que os mesmos nomes que fizeram o rock evoluir e transcender a música foram os mesmos que anos depois abandonaram o rock para se livrar de suas restrições criativas: John Lennon, David Bowie, Bob Dylan, Eric Clapton, Rod Stewart, The Who...
O icônico álbum de estreia de Elvis Presley, autointitulado, foi lançado em 1956 e é considerado o marco-zero do rock. Ao contrário de outros nomes como Chuck Berry e Little Richard, entretanto, Elvis ainda nos anos 50 já partiu para outros estilos musicais.
Na década de 60, em muito por influência de Beatles e Bob Dylan, as bandas de rock buscavam expandir sua criatividade ao limite se livrando de toda e qualquer amarra criativa. Acabou que os mesmos nomes que fizeram o rock evoluir e transcender a música foram os mesmos que anos depois o abandonaram para se livrar de suas restrições criativas: John Lennon, David Bowie, Bob Dylan, Eric Clapton, Rod Stewart, The Who...
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps