Black Sabbath interrompeu turnê nos anos 70 porque Tony Iommi "passou dos limites"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 22 de novembro de 2024
A formação original da banda inglesa Black Sabbath é responsável por uma sequência incrível de discos, lançados entre fevereiro de 1970 e setembro de 1978. Um desses trabalhos é o magnífico "Vol. 4" (1972), quarto registro de estúdio do grupo liderado pelo icônico guitarrista Tony Iommi.
"Vol.4" apresenta grandes clássicos do Sabbath, como "Snowblind", "Changes" e "Supernaut". O álbum ficou marcado não apenas pelas suas músicas inesquecíveis, mas também por uma razão menos louvável: o excessivo consumo de cocaína por parte dos integrantes do quarteto.
Black Sabbath - Mais Novidades
Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward relembraram o agitado período de gravação do álbum acima citado durante entrevista concedida à Metal Hammer. Segundo o vocalista do Sabbath, o produto que os músicos consumiam era "dos bons".
"Aquela cocaína era a coisa mais branca, pura e forte que você poderia imaginar. Uma cheirada e você era o rei do universo."
A farra do Black Sabbath quase chegou ao fim dias antes de "Vol. 4" ser lançado. Durante um show realizado em Los Angeles, Tony Iommi teve um colapso, o que ocasionou o cancelamento dos demais shows que seriam realizados em 1972. Ozzy relembrou o incidente.
"Tony estava usando cocaína literalmente há dias - todos nós estávamos, mas Tony passou dos limites. Ele saiu do palco e desmaiou."
Geezer Butler também falou sobre a delicada situação. De acordo com o baixista, a sobrevivência de Iommi não era uma certeza.
"Era realmente incerto se ele sobreviveria ou não, porque ele estava totalmente esgotado. Então, tivemos que cancelar o restante da turnê e, na verdade, tiramos uma folga pela primeira vez desde o início da banda. Ficamos longe um do outro."
Apesar do susto, Iommi sobreviveu ao colapso e continuou criando riff atrás de riff. Ainda bem.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps