A banda britânica que inspirou Adrian Smith e Dave Murray antes mesmo do Iron Maiden
Por João Renato Alves
Postado em 22 de novembro de 2024
O guitarrista Adrian Smith é, com méritos, uma figura muito conceituada junto a aspirantes a guitarristas. Seu senso melódico apurado, casado com a técnica de Dave Murray, criou vários dos momentos mais memoráveis da história do Iron Maiden – que também conta com Janick Gers na função.
Porém, como todo mundo, ele começou de maneira simples. Afinal de contas, não tinha como se equiparar aos ídolos logo nos primeiros passos. Em entrevista ao Music Radar, o artista confessou: "Quando comecei, meu herói era Ritchie Blackmore. Mas, obviamente, você não pode tocar como ele logo de saída."

Foi quando a parceria com Murray mudou tudo. Antes mesmo da Donzela de Ferro, os dois firmaram união no Urchin. A saída para se desenvolver foi recorrer a obras menos complexas e ir se aprimorando com o passar do tempo.
"Estávamos tocando coisas dos Stones e dos Beatles, além de muito Status Quo. Dave me ensinou acordes de pestana, que é o que o Quo era. Quando eu aperfeiçoei isso, pensei, ‘bem, se eu consigo tocar um acorde, eu tenho todos eles’. Mas meu pai falou: 'Você vai aprender direito', e me mandou para um professor. Ele dizia: 'Toque um Dó aberto.' Eu não tinha a mínima ideia de como tocar nenhum acorde aberto. As aulas de violão não duraram. Mas o Status Quo era o caminho quando eu era criança, porque você conseguia tocar, conseguia fazer algo acontecer, era muito simples."
As dificuldades de aprendizado no método didático também tinham uma razão de ser, como Smith confessa.
"Você tem caras que tocam violão desde crianças, aulas formais, praticando três ou quatro horas por dia. Eu nunca fiz isso. Eu queria estar em uma banda. Eu queria cantar, eu queria tocar, eu queria compor. Eu não queria necessariamente ser um virtuoso."
Fundado em Londres no ano de 1962, o Status Quo se tornou uma verdadeira instituição do rock and roll, especialmente em sua terra natal. O grupo realizou seu último show no último dia 23 de agosto. O vocalista e guitarrista Francis Rossi seguirá como artista solo. O músico de 75 anos era o único remanescente das formações mais bem-sucedidas.
FONTE: Music Radar
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aos 79 anos, Brian May (Queen) anuncia aposentadoria das turnês
O clássico absoluto do Metallica cuja introdução foi inspirada em uma música do Venom
A música de 1968 dos Beatles que é a pior de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Sepultura anuncia "The Last Ceremony", que será realizado no dia 5 de novembro
Metallica volta a tocar música que estava fora dos seus shows desde 2008
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
Charlie Benante fica de fora de mais um show do Anthrax
Álbum do Sepultura é citado como um dos melhores discos do thrash metal em lista da Kerrang!
Phil Rudd, ex-AC/DC, causa acidente, é multado e falta à audiência na Nova Zelândia
The Dead Daisies anuncia Kelly Hansen, ex-Foreigner, como novo vocalista
Filho de Chino Moreno (Deftones) sobe ao palco com o Soulfly
Power Quest anuncia saída de vocalista que entrou no Dragonforce
Fernanda Lira revela que irmã é jogadora profissional de futebol e já foi pra Seleção
O disco solo que Roger Waters coloca no mesmo nível dos maiores clássicos do Pink Floyd
"O Type O Negative nunca foi tão grande quanto hoje", diz guitarrista Kenny Hickey
Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
Steve Harris colocou Nicko McBrain em "enrascada" na primeira tour do baterista com o Iron Maiden
Gigantes do metal fizeram Geezer Butler perceber a importância do Black Sabbath
Nicko McBrain gostaria de ser enterrado no caixão "mais estranho do mundo"
Nicko McBrain destruiu camarim por ter se decepcionado com atuação de Blaze em show do Maiden
O videoclipe que Bruce Dickinson produziu para uma banda glam/punk britânica
Bruce Dickinson promete novo álbum "em um patamar bem acima de 'Mandrake Project'"
Nicko McBrain quis deixar o Iron Maiden nos anos 1980 por ter errado em um show
50 a menos: Cientistas descobrem que o Número da Besta é 616
A banda em que membros do Iron Maiden e Dio disputaram para entrar e só um conseguiu


