Metallica: o ridículo que envolve lançamento do Loutallica

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Metallica: o ridículo que envolve lançamento do Loutallica


  | Comentários:

Matéria publicada em 13/09/11. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Por Mick Wall, traduzido por Nacho Belgrande.

“Estou partindo para Londres para ouvir ao novo disco do ‘Loutallica’.

Ou melhor, estou indo pra Londres para sentar em um porão em algum hotel desconhecido com um bando de outros escolhidos da mídia, para ouvir ao disco do Loutallica. Nossas bolsas e telefones serão colocadas em uma ‘sala segura’ enquanto o fazemos, já fomos informados. E biografias e letras serão fornecidas. Ah, obrigado.

A partir disso eu devo ser cobrado a escrever uma extensa resenha para a (revista inglesa) Classic Rock Magazine. Isso não deve ser exatamente a maneira mais promissora que você esperaria que alguém comentasse algo a respeito de um lançamento aparentemente tão importante. E você está certo. É provavelmente o pior modo, na verdade. Eu vos garanto que dentro de uma semana eu não vou lembrar-me de nada do disco que mereça ser mencionado.

Não que eu, fiquem certos, esteja reclamando. Ninguém está apontando uma arma pra minha cabeça. Eu apenas quero de verdade ouvir, mesmo que de passagem por agora, ao que eu pareço estar sozinho quando acho que pode ser um dos discos do ano.

O que eu quero comentar aqui é o quão simbólica essa situação patentemente ridícula é pra tudo que está errado sobre a por assim dizer indústria musical ‘moderna’.

Eu não culpo o Metallica. Eles sabem que na hora que o disco chegar às mãos da mídia, ele automaticamente estará na net, também, e nós sabemos como eles se sentem em relação a isso, historicamente. Eu me sinto do mesmo modo sobre aquelas cópias de meus livros que as pessoas se sentem à vontade para xerocar e distribuir entre elas de graça. Você se sentiria da mesma maneira se trabalhasse a semana toda e não fosse pago por isso.

Eu tampouco culpo o departamento de relações públicas deles. Eles só estão fazendo o que a gravadora manda, e fazendo isso da melhor maneira que sabem.

Eu culpo a nós todos por termos nascido na época e lugar errados. Se fôssemos todos adolescentes no meio dos anos 60, nada dessa merda seria necessária. Quando isso tivesse virado lugar-comum 50 anos depois, a maioria de nós estaria morta e o resto não ligaria pra isso.

Caso fôssemos adolescentes daqui a dez anos, isso também não estaria acontecendo porque até lá não haverá mais mídia impressa que mereça consideração. Já não há muita agora. A música estará disponível em tempo real simultaneamente no mundo inteiro. Na verdade, não haverá ‘eventos’ de lançamento como um disco do Metallica, porque até lá eles estarão fazendo streaming de faixas de maneira regular, e todos nós já teríamos ouvido o que eles estavam aprontando no estúdio com Lou dias após a conclusão dos ‘floor recordings’, como eles as denominaram, terem sido finalizadas.

Enquanto isso, todavia, vivendo como vivemos nos dias de agonia da miserável indústria musical – nada mais de viagens de graça, nada mais de almoços com bebidas, nada mais de diversão – nós nos encontramos em situação morosamente estúpidas ao mesmo tempo em que os magnatas do disco das antigas ralam para inventarem uma maneira pela qual eles ainda consigam nos vender rodelas brilhantes de plástico.

Nas palavras da banda: Die! Die! Die!”

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias sobre "Metallica"
Todas as matérias sobre "Lou Reed"

Dio: Tributo faz jus à sua importância para a música pesada
Dedo x Palheta: Jason Newsted joga gasolina na fogueira do debate
Metallica: Vídeo oficial de "One" e "Orion" em Buenos Aires
Metallica: as mil expressões faciais de Lars Ulrich
Metallica: "Sempre seremos criativos", diz Kirk
Metallica: monstro de Jump In The Fire em edição limitada
Guitar World: 11 Álbuns Essenciais do Thrash Metal
Metallica: saiba quanto a banda faturou na América do Sul
Metallica: Confira "The Unforgiven" e "And Justice" na Argentina
Kiss: Paul Stanley continua questionando o Rock Hall Of Fame
Morbid Angel e Metallica: bandas em novo quadro do Arte Extrema
Metallica: banda disponibiliza imagens do show no Paraguai
Metallica: Assista vídeo oficial do show de Santiago
Rock e metal: o outro lado das capas de discos
Metallica: Assista vídeo oficial do show de São Paulo

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Nacho Belgrande

Nacho Belgrande, 33 anos, residente em Marilia - SP, é professor de inglês e francês, apesar de formado em Técnico de Engenharia de Estúdio pelo Recording Workshop de Los Angeles, nos EUA. Suas lembranças musicais mais remotas datam de 1983, com a fervilhante passagem do Kiss pelo Brasil e da alta popularidade do Queen no país. Fã(nático) por Mötley Crüe (de quem tem mais de 100 CDs), segue de perto também o trabalho de Slayer, Krisiun, Guns N´ Roses, Van Halen e Ozzy Osbourne, entre outros.

Mais matérias de Nacho Belgrande no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas