Matérias Mais Lidas


Por que tanta gente reclama do Whiplash.Net?

Muitos reclamam pelo motivo óbvio. Porque o Whiplash.Net não é perfeito. Tem muitos problemas, alguns gritantes. Temos consciência da maior parte deles e estamos tentando melhorar. Acreditamos que o site está melhor hoje do que nunca esteve, e em grande parte isso se deve aos que reclamam.

Na matéria abaixo abordamos algumas das reclamações mais comuns que o site recebe e expomos nossa posição sobre elas.

Porque alguns fãs de rock e Heavy Metal criticam o Whiplash.Net?

Porque o Whiplash.Net não apoia o underground como alguns gostariam?

Sendo feito por colaboradores voluntários, Whiplash.Net recebe naturalmente MUITO mais material sobre bandas que têm mais fãs, e consequentemente mais colaboradores interessados em enviar material sobre as mesmas. As notas destas bandas maiores recebem ainda mais destaque no site por priorizarmos as notas mais lidas pelos usuários nas manchetes. Fazemos reviews de demos, publicamos notas de bandas independentes na mesma área onde são publicadas as notas de bandas mainstream, fazemos entrevistas com bandas independentes. Mas como o destaque dado às bandas mainstream é maior, por muitas vezes isso será confundido com falta de apoio aos independentes.

Porque o Whiplash.Net publica banners demais?

Banners e anúncios tornam as páginas mais lentas de carregar, menos objetivas, e ainda por cima mais feias. Geram carga em nossos servidores e dificultam fazer melhorias em nosso layout. Colocamos banners no site por absoluta necessidade. Explicamos isso em detalhes no link abaixo.

Por que o Whiplash.Net publica tantos banners?

Porque o Whiplash.Net não se leva a sério demais?

Comentários inúteis de Axl Rose? Aventuras sexuais de Gene Simmons e dos integrantes do Motley Crue? Desventuras químicas de Scott Weiland? Desventuras sociais da família Osbourne? Sim, nós publicamos notas estilo "Revista Contigo". E enquanto for material relacionado a artistas e bandas de rock e heavy metal, vamos publicar. :-)

Por que o Whiplash.Net publica notas fora do tema do site?

Porque o Whiplash.Net não é true metal?

Apesar de Whiplash.Net ser um site de ROCK E HEAVY METAL, visto a maior parte de nosso conteúdo ser relacionado a Heavy Metal, muitos usuários nos consideram um site que deveria cobrir apenas este estilo. E como aceitar um site de Heavy Metal que conspurca o nome do Deus Metal publicando notas sobre bandas como Beatles, Stones, U2, Pitty e CPM22?

Repetindo... Whiplash.Net é um site também de rock! E todas estas bandas citadas são bandas de rock. :-)

Porque o Whiplash.Net faz gozação com quem é true metal?

Ok! Somos culpados! Não conseguimos resistir! Shame on us! :-)

Porque ninguém no Whiplash.Net (e ninguém que trabalhe com rock) deveria ter retorno financeiro?

É um pensamento comum a muitos fãs de rock e metal o de que as pessoas envolvida no meio que recebem remuneração pelo seu trabalho são vendidos. Sejam músicos, promotores, redatores ou webmasters de site de rock, todos os profissionais do meio devem ser pobres, manter um emprego paralelo e trabalhar apenas por amor à arte? No caso do Whiplash.Net os envolvidos que recebem alguma coisa do site trabalham, sim, mais por amor à arte do que por dinheiro. Eles receberiam mais em qualquer outro emprego que exigisse o mesmo nível de comprometimento. Mas ainda assim o site é considerado "vendido" por alguns. :-)

Porque no meio rock só é verdadeiro quem é pequeno e underground?

Infelizmente este é o pensamento de alguns. Depois de mais de uma década Whiplash.Net é o mais acessado site de rock e Heavy Metal do Brasil. Há uma parcela do publico de rock que não gosta de dividir seu gosto pessoal com a maioria; que acha que é mais "true" gostar apenas do que os outros não gostam; que acha que é "vendido" quem tem reconhecimento de um público maior e é "vendido" quem gosta de qualquer coisa que tenha reconhecimento de um público maior. Para alguns do meio, o momento em que uma banda alcança o reconhecimento do grande público é o início da decadência desta banda.

E porque seria diferente a opinião destas pessoas sobre os sites que, assim como as bandas, alcançam o reconhecimento do grande público? :-)

Porque o Whiplash.Net não é feito por jornalistas?

Realmente. O Whiplash.Net é feito por fãs de rock e metal (embora alguns deles sejam também jornalistas). Esse tema é comentado em mais detalhes no link a seguir.

Porque o Whiplash.Net comete erros demais na edição?

Erros de ortografia, erros de digitação, erros de tradução... Infelizmente ocorrem e MUITO no Whiplash.Net. É um dos problemas mais graves hoje e estamos tentando diminuir. Pedimos desculpas enquanto os mesmos persistirem.

Porque o Whiplash.Net publica dados incorretos ou shows que não se confirmam?

Infelizmente ocorre, e estamos tentando tornar este problema menor. Isto é comentado em detalhes no ítem abaixo.

Por que o Whiplash.Net divulga boatos e shows não confirmados?

Porque o Whiplash.Net deixa de publicar ou publica pela metade algumas notícias?

Acredite se quiser, mas para que uma nota seja publicada é preciso que alguém pare o que estava fazendo e redija ou traduza a mesma, na maior parte das vezes sem ganhar nada por isso. Por vezes não há colaboradores voluntários interessados em traduzir uma nota específica. :-)

Mas você pode resolver isso de uma maneira objetiva: clique no link ENVIAR COLABORAÇÕES na parte de cima do site, traduza e nos envie as notas em questão. Serão muito bem-vindas. :-)

Porque o Whiplash.Net publica muitos links para outros sites?

Quando não temos uma nota redigida (ou traduzida) por um de nossos colaboradores, preferimos publicar um link para a mesma nota em outro site. Acreditamos desta forma estar prestando um melhor serviço aos usuários.

Alguns diriam que estamos favorecendo a concorrência. Mas somos de opinião que ao invés de perder tempo nos preocupando com concorrência é mais interessante gastar este mesmo tempo prestando um melhor serviço aos usuários. :-)

Porque o Whiplash.Net é sarcástico e auto-indulgente quando fala dos próprios erros.

O sarcasmo é fato. Em parte porque, conforme falamos acima, não nos levamos muito a sério. :-) Mas achamos, sim, que comentar sobre os próprios erros é positivo. Pelo menos é bem mais positivo do que fazer de conta que eles não existem.

Tenha certeza que, apesar de sarcásticos, levamos em conta e avaliamos todas as reclamações, mesmo as que não nos fazem muito sentido.

Porque o Whiplash.Net republica notas repetidas?

Whiplash.net publicou mais de 190 mil notas entre 1996 e hoje. Dentre estas existem alguns milhares de notas que consideramos que mereçam republicação para atingir novos usuários. A maior parte destas republicações passa despercebida à grande maioria dos usuários, mas naturalmente podem ser desagradáveis aos usuários mais frequentes do site.

Consideramos que, no geral, a republicação agrada mais do que desagrada (e as estatísticas de acesso a estas notas republicadas confirma isso sem sombra de dúvida). Mas para evitar na medida do possível prejudicar os usuários mais frequentes do site, indicamos no índice de notas as republicações com uma cor diferente na legenda de horário.

Entramos em mais detalhes sobre as republicações no link abaixo.

Porque o Whiplash.Net coloca estes editoriais repetidamente entre as notícias da página principal?

Na verdade a lista que antes era das notícias na principal hoje lista todo o conteúdo acrescentado ou atualizado no site. Usamos esta lista para divulgar também os editoriais que queremos que os usuários leiam.

Porque algumas bandas, promotores e assessores criticam o Whiplash.Net?

Por agir diferente da maior parte dos veículos semelhantes, e priorizar o usuário, por vezes o Whiplash.Net irrita algumas bandas, promotores e assessores de imprensa.

Porque o Whiplash.Net não publica em destaque todas as notas recebidas?

Devido à quantidade imensa de notas recebidas a cada dia (que no Whiplash.Net passam de uma centena) não temos como publicar todas as notas em destaque na página principal do site, e priorizamos as que despertam mais interesse dos usuários.

Por que algumas matérias não são publicadas ou perdem destaque?

Porque o Whiplash.Net não publica notas exageradas (ou publica as mesmas com menos destaque)?

Banda desconhecida citada como a grande revelação do ano? Notas cheias de meias verdades para fazer uma banda parecer mais importante do que é? Temas repetidos à exaustão? Infelizmente muitas das notas que recebemos são assim, e nos últimos tempos temos evitado publicar as mesmas.

Por que algumas matérias não são publicadas ou perdem destaque?

Porque o Whiplash.Net não faz promoções?

Em determinado ponto da história do site tivemos de priorizar as tarefas mais importantes para manter o site funcionando. Decidimos deixar de fazer promoções que, ao contrário do que se pensa, tomam muito tempo. Alguns outros veículos deixam o envio dos prêmios por conta dos promotores que cedem os mesmos, mas isso gera outro problema: Whiplash.Net já sofreu ameaças de processo por um ganhador que não recebeu seu prêmio (por culpa do promotor). Como não podemos fazer promoções sem nos responsabilizarmos totalmente pelas mesmas, deixamos de promover sorteios de CDs ou ingressos de shows.

Como fazer parcerias entre seu site e o Whiplash.Net?

Porque o Whiplash.Net não troca banners?

Por considerarmos os banners um peso morto para os usuários, não fazemos troca dos mesmos com outros sites. O único motivo de mantermos banners no ar é que os mesmos são a única maneira de conseguir o dinheiro necessário para manter o site. Oferecemos vários outros tipos de parceria, mas por vezes o fato de não fazermos troca de banners é confundido com prepotência.

Como fazer parcerias entre seu site e o Whiplash.Net?

Porque o Whiplash.Net publica notas que por vezes desagradam a alguns?

Reviews negativos de shows ou lançamentos refletem apenas a opinião dos autores sobre os shows ou lançamentos em questão. Da mesma forma, notícias negativas sobre bandas e artistas surgem, sejam brigas entre integrantes, envolvimento com drogas, performances constrangedoras por um motivo ou outro. Whiplash.Net publica estas notícias, assim como publica as notícias com aspectos positivos.

Porque o Whiplash.Net incentiva usuários a postarem suas opiniões mesmo que negativas?

Opiniões de usuários nem sempre são agradáveis às bandas e promotores citados nas matérias. Mas acreditem, os abusos mais graves são cortados. Caso ache que alguma mensagem passou dos limites, denuncie o abuso pelo link FALE CONOSCO no topo do site.

Porque alguns anunciantes criticam o Whiplash.Net?

Acreditamos realmente que poucos sites vendem publicidade tão barata e com tantos bônus como o Whiplash.Net. Mas como ainda assim é possivel que um anunciante fique insatisfeito, oferecemos o dinheiro de volta, em um prazo de 24 horas após o pagamento e publicação do anúncio, caso a publicidade não atenda as expectativas. Sem perguntas. Mas isso não é suficiente, claro, para agradar a todos. :-)

Porque o Whiplash.Net não deixa anúncios influirem no conteúdo editorial?

Apesar da publicidade no Whiplash.Net ter uma relação de custo/benefício superior a qualquer outro site de rock do mesmo porte, desentendimento com anunciantes já ocorreram por motivos pouco nobres. Infelizmente a compra de publicidade em alguns outros veículos por vezes implica em facilidades na publicação de conteúdo editorial relacionado ao anúncio. Explicando melhor: ao anunciar (em um banner pago) um show, as notícias sobre o show em questão poderiam ter mais destaque no site. Isso não ocorre no Whiplash.Net e por vezes isso gera irritação em alguns anunciantes. Irritação maior ocorre, por vezes, quando publicamos reviews negativos a CDs, DVDs ou shows anunciados no site. Irritação ainda maior aconteceu algumas vezes quando publicamos possibilidade de cancelamentos de tours anunciadas no site e estes cancelamentos se confirmaram "oficialmente" apenas algumas semanas mais tarde. O fato de anúncios não influirem no conteúdo editorial irrita alguns anunciantes. Já perdemos MUITOS anunciantes em virtude disso. Mas temos a sorte de contar com vários outros que entendem a questão ética envolvida e não misturam as coisas.

Porque alguns colaboradores criticam o Whiplash.Net?

Sendo um site colaborativo, Whiplash.Net mantém relações com algumas centenas de colaboradores. Alguns fixos e muitos eventuais.

Porque o Whiplash.Net não remunera seus colaboradores?

Quando o site dava apenas prejuízos, obviamente não haviam reclamações neste aspecto. A partir do momento em que o site passou a dar algum "lucro" reclamações de colaboradores que fazem seu trabalho sem remuneração, surgiram. Escolher entre os colaboradores quem irá receber algum retorno financeiro do site sempre será, por razões óbvias, motivo de atritos. Procuramos manter a situação financeira do site o mais clara possível, mas entendemos perfeitamente as dúvidas surgidas quanto a isso.

Porque o Whiplash.Net não tem uma equipe no modelo padrão?

Já tivemos uma equipe fixa anos atrás. Mas aos poucos o site se tornou mais colaborativo (como uma Wikipedia, para citar o exemplo mais comum) e o conceito de uma equipe fixa já não se encaixava mais. Eliminamos a lista de colaboradores que mantínhamos e passamos a dar mais destaque aos autores de cada materia (com fotos e descrições dos mesmos em cada matéria). Para parte dos colaboradores mais antigos e que faziam parte da antiga equipe fixa do site, porém, o novo modelos foi considerado um retrocesso.

Porque o Whiplash.Net demora muito a publicar algumas matérias?

Ultimamente o tempo necessário para edição da maior parte das matérias enviadas ao site foi reduzido para menos de 24 horas. No caso de matérias mais longas, com muitas fotos, que exijam correção ortográfica ou outros fatores semelhantes, o tempo necessário para a edição pode aumentar. No caso de matérias de algumas seções especificas como a de álbuns traduzidos (que exige mais atenção do editor e uma formatação especial) esta demora infelizmente pode ser de vários meses. Estamos melhorando nossos processos para diminuir ao máximo este tempo.

Porque o Whiplash.Net publica as matérias fora da ordem de envio?

Infelizmente por vezes temos de priorizar a publicação das notas mais simples em relação a notas mais longas, que exijam correções, tratamento de fotos e etc. Isso por vezes é confundido com prioridade a um ou outro colaborador. Estamos também tentando melhorar os processos para diminuir este problema.

Porque o Whiplash.Net publica algumas notas sem destaque?

Conforme citamos no ítem sobre as notas enviadas por promotores e assessores de imprensa, Whiplash.Net não tem como publicar todas as notas com o mesmo destaque. Por vezes alguns colaboradores afirmam que ocorrem privilégios por parte do editor no destaque dado a notas de outros colaboradores.

Por que algumas matérias não são publicadas ou perdem destaque?

Porque o Whiplash.Net é frio no tratamento com os colaboradores?

Tendo de responder emails e avisar da publicação de material enviado por centenas de colaboradores, por vezes temos de apelar para emails e mensagens automáticas. Pior ainda, por vezes demoramos semanas a responder um contato, respondemos com pressa demais ou mesmo deixamos de responder algum email. É outro ponto em que precisamos melhorar e pedimos desculpas por isso.

Porque o Whiplash.Net deixa qualquer um escrever no site?

Não qualquer um. Mas praticamente qualquer um. Fato. :-)

Não é preciso ser um grande redator para escrever para o Whiplash.Net. Muitos reclamam disso, e boa parte destas reclamações vem de colaboradores ou ex-colaboradores, e entendemos o motivo destas.

Mas algo nos faz crer que não fazemos errado em aceitar textos cuja qualidade não é o que um grande redator consideraria como soberba. Uma grande parte dos bons redatores de Rock e Metal do Brasil começaram no Whiplash.Net e possuem hoje seus próprios sites ou blogs, ou estão em grandes veículos da cena. Temos GRANDE ORGULHO de ser um celeiro de bons redatores.

Mas estes ótimos redatores não começaram, salvo raras exceções, enviando ótimos textos. Muitos começaram com textos que não tinham grande qualidade. Paradoxalmente, boa parte dos que hoje reclamam que não deveríamos abrir espaço para colaboradores que ainda não têm um bom texto, também começaram com textos que eles próprios não considerariam bons hoje. Entendemos as reclamações, mas também tentamos incentivar alguns redatores que de outra forma não teriam seus textos publicados. Achar o meio termo, claro, não é fácil.

Aceitar textos de qualidade variável é um risco. Mas é um risco, como tantos outros, que corremos desde 1996. Já está em nosso DNA, e, acreditamos, vale a pena a longo prazo.

Infelizmente, porém, ocorre de textos de qualidade realmente inferior irem a ar, e gostamos de receber feedback quando isso ocorre. Quando não concordar com a forma ou conteúdo de um texto, esteja a vontade para reclamar nos comentários (mantendo o devido respeito ao autor), nos enviar correções (há um link em cada matéria para isso), nos enviar um contato reclamando pelo FALE CONOSCO no topo do site ou, o que realmente recomendamos como melhor opção, NOS ENVIAR UM TEXTO MELHOR. Será muito bem-vindo. :-)

Quais as reclamações mais estranhas que vocês costumam receber?

Três casos que se destacaram na história do site:

Um usuário costumava reclamar com certa insistência que na maior parte das fotos das chamadas do site (na página principal) as fotos estão viradas para a direita. Ele também reclamava que muitas das fotos traziam vocalistas com microfones. :-)

Todas as vezes que publicamos uma nota que contenha a tradução da palavra "excited" como "excitado" recebemos a reclamação de um usuário que nos informa que "excitado" se refere apenas a "excitação sexual" e que deveríamos usar a palavra "empolgado". Mas "excitado", conforme os dicionários, é um sinônimo para "empolgado". :-)

Todas as vezes que publicamos uma nota que contenha o termo "estadunidense" recebemos reclamação de um usuário em especial que nos informa que o termo não existe. Na verdade, existe. O mesmo vale para o termo "americano", também correto e também alvo de reclamações.

Um dos melhores colaboradores do site, durante vários anos, nos enviou correções, nunca citando seu nome real nem email, e espinafrando os editores e as mães dos editores, e os colaboradores e as mães dos colaboradores, por deixar passar erros graves de ortografia ou conteúdo. Ele achava estar nos ofendendo. Mas prestou um serviço fenomenal. Nossos agradecimentos a este colaborador desconhecido. Se quiser entrar em contato para pedir uma camisa do site, teremos grande prazer em enviar. :-)

Alguns usuários reclamam que o editor do site usa emoticons no final das mensagens. Tudo bem... sabemos que usar emoticons não é mesmo true! É a vida. :-D

Qual resposta a quem diz que o site está indo para o fundo do poço?

Estamos acostumados. As primeiras reclamações deste tipo ocorreram no final de 1996 quando publicamos a primeira matéria sobre o Nirvana, uma banda "não-metal". :-)

Mas desde que os motivos sejam explicados a resposta é...

MUITO OBRIGADO! Suas críticas e opiniões são MUITO bem vindas! Serão de grande valor para reavaliarmos os rumos do site, quando somadas com as críticas e opiniões de outras pessoas que participam da mesma forma. :-)

Esteja a vontade para continuar nos enviando as críticas através do FALE CONOSCO no topo da página ou através dos comentários abaixo.


Sobre João Paulo Andrade

Sempre quis viver de Rock e/ou Heavy Metal. Tentou tocar baixo mas era tremendamente incompetente no instrumento. Em 1996 criou o site Whiplash.Net e hoje vive do seu sonho. :-)
Mais matérias de João Paulo Andrade.