Por que o Whiplash.Net republica matérias?
Usuários que acessam com freqüência o Whiplash.Net devem perceber que republicamos na nossa página principal, bem como em áreas de links das páginas secundárias, bem como em nossas redes sociais, algumas matérias. Entendemos e concordamos que isto gera alguma perda de tempo para os usuários mais freqüentes. Então, por que fazemos isso?
Por que o site republica matérias antigas?
O site Whiplash.Net publicou muitas dezenas de milhares de notas em seus mais de 15 anos de atividade. A maioria destas matérias eram novidades que se tornaram datadas e pouco úteis, sendo mantidas apenas como registro da época. Uma parcela menor das matérias, porém, é atemporal, sendo conteúdo que deve interessar a muitos usuários mesmo anos depois de sua publicação inicial. Sempre que percebemos que uma matéria se encaixa neste perfil, a marcamos como especial, e esta passa a ser inserida, regularmente, em listas de links em nossas páginas internas, e vez por outra em destaques na nossa página principal.
Embora estes destaques de matérias antigas possam soar repetitivos a alguns usuários, eles permitem a muitos outros usuários um primeiro acesso a este conteúdo. Na verdade acreditamos que mesmo aqueles que reclamam, muitas vezes acessam outros conteúdos antigos sem saber que se tratam de conteúdos antigos. :-)
Como regra tentamos não repetir os destaques a cada uma destas matérias na nossa página principal mais do que uma vez por ano. Caso perceba alguma nota sendo destacada mais vezes do que deveria, ou mesmo caso ache que uma matéria não mereceria ser destacada novamente, envie a sua opinião através do link de correções da matéria em questão.
Um caso especial são as matérias sobre o site Whiplash.Net (como esta que você lê agora). Como se tratam de temas que pretendemos que sejam esclarecidos aos usuários, repetimos estas matérias com mais freqüência.
Por que o site republica matérias recentes?
Como publicamos centenas de notas por semana, poucos usuários são capazes de acompanhar todas elas. Particularmente usuários que acompanham o site pelas redes sociais perdem muito do conteúdo publicado visto que as redes não enviam todas as notas para todas as timelines. Para poder valorizar algumas notas que consideramos de maior interesse dos usuários, elas são republicadas propositalmente para melhorar seu alcance.
Mas se os usuários não gostam, porque a republicação?
O usuário que já leu a nota anteriormente não gosta. Mas o motivo da republicação é atingir o usuário que ainda não leu a nota. Na verdade boa parte das notas que você lê no site podem ser republicações e você não percebe isso. A quantidade de acessos às republicações é bastante alta (por vezes mais alta que nas notas originais) e ficamos de olho nas estatísticas para ajustar o sistema e evitar ao máximo as republicações que não valem a pena.
Nem tudo o que parece uma republicação é uma republicação
Como o Whiplash.Net é um site colaborativo e não estipulamos pautas, no caso de temas mais importantes é natural que mais de uma pessoa envie notas. Muitas das vezes notas que parecem apenas republicação de uma nota anterior são uma nova abordagem, por uma outra pessoa, do mesmo tema.
Essas republicações não são feitas para ganhar mais cliques?
Claro que sim! Não temos vergonha disso! :-)
Opine
Você acha positivo o destaque de matérias antigas da maneira que fazemos? Comente abaixo. Estaremos lendo embora nem sem possamos responder e sua opinião é sempre muito bem vinda. :-)



As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Festival SP From Hell confirma edição em abril com atrações nacionais e internacionais do metal
Marcello Pompeu lança tributo ao Slayer e abre agenda para shows em 2026
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
Cinco discos de heavy metal que são essenciais, segundo Prika Amaral
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Derrick Green explica por que seu primeiro disco com o Sepultura se chama "Against"
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
Rafael Bittencourt dá dica para músicos e conta como Kiko Loureiro "complicou" sua vida
Matt Sorum admite que esperava mais do Velvet Revolver
Tony Iommi tem 70 guitarras - mas utiliza apenas algumas
O polêmico álbum de Metal que Geezer Butler gostaria de ter escrito
O cantor que Glenn Hughes chama de "o maior de todos"
O clássico imortal do Heavy Metal que quase foi descartado por ser "muito pop"
Dead Fish: A proposta mais indecente que a banda já recebeu pelo Facebook
Os 10 melhores discos do metal progressivo, em uma lista sem Dream Theater!
