Matérias Mais Lidas

imagemJohn Bonham, Keith Moon ou Charlie Watts, quem era o melhor segundo Ginger Baker?

imagemProdutor de "Temple of Shadows" conta problemas que teve com voz de Edu Falaschi

imagemLuciana Gimenez tentou aprender com Mick Jagger algo que não funcionou para ela

imagemVital, o ex-Paralamas que virou nome de música e depois foi pro Heavy Metal

imagemSteven Tyler dá entrada em clínica de reabilitação após sofrer recaída

imagemIron Maiden faz mais um show da "Legacy Of The Beast World Tour"; veja setlist

imagemKiko Loureiro explica efeito colateral da saída de Andre Matos que o fez crescer

imagemA definição de rock n roll segundo quem melhor entende do assunto: Mick Jagger

imagemRegis Tadeu explica porque Ximbinha é um dos melhores guitarristas do Brasil

imagemComo Max Cavalera aprendeu inglês tendo abandonado a escola aos 12 anos de idade

imagemRitchie Blackmore comenta o instrumental que lançou como homenagem a Jon Lord

imagemThe Rolling Stones: 5 músicas para provar que Mick Taylor é um gênio

imagem"Eu realmente não tenho fé na humanidade", diz Schmier, vocalista do Destruction

imagemFernanda Lira, da Crypta, e o papo reto sobre "se falar de política vai perder fãs"

imagemJen Majura disse que sair do Evanescence não foi decisão dela e recebe apoio dos fãs


Por que o Whiplash.Net republica matérias?

Usuários que acessam com freqüência o Whiplash.Net devem perceber que republicamos na nossa página principal, bem como em áreas de links das páginas secundárias, bem como em nossas redes sociais, algumas matérias. Entendemos e concordamos que isto gera alguma perda de tempo para os usuários mais freqüentes. Então, por que fazemos isso?

Por que o site republica matérias antigas?

O site Whiplash.Net publicou muitas dezenas de milhares de notas em seus mais de 15 anos de atividade. A maioria destas matérias eram novidades que se tornaram datadas e pouco úteis, sendo mantidas apenas como registro da época. Uma parcela menor das matérias, porém, é atemporal, sendo conteúdo que deve interessar a muitos usuários mesmo anos depois de sua publicação inicial. Sempre que percebemos que uma matéria se encaixa neste perfil, a marcamos como especial, e esta passa a ser inserida, regularmente, em listas de links em nossas páginas internas, e vez por outra em destaques na nossa página principal.

Embora estes destaques de matérias antigas possam soar repetitivos a alguns usuários, eles permitem a muitos outros usuários um primeiro acesso a este conteúdo. Na verdade acreditamos que mesmo aqueles que reclamam, muitas vezes acessam outros conteúdos antigos sem saber que se tratam de conteúdos antigos. :-)

Como regra tentamos não repetir os destaques a cada uma destas matérias na nossa página principal mais do que uma vez por ano. Caso perceba alguma nota sendo destacada mais vezes do que deveria, ou mesmo caso ache que uma matéria não mereceria ser destacada novamente, envie a sua opinião através do link de correções da matéria em questão.

Um caso especial são as matérias sobre o site Whiplash.Net (como esta que você lê agora). Como se tratam de temas que pretendemos que sejam esclarecidos aos usuários, repetimos estas matérias com mais freqüência.

Por que o site republica matérias recentes?

Como publicamos centenas de notas por semana, poucos usuários são capazes de acompanhar todas elas. Particularmente usuários que acompanham o site pelas redes sociais perdem muito do conteúdo publicado visto que as redes não enviam todas as notas para todas as timelines. Para poder valorizar algumas notas que consideramos de maior interesse dos usuários, elas são republicadas propositalmente para melhorar seu alcance.

Mas se os usuários não gostam, porque a republicação?

O usuário que já leu a nota anteriormente não gosta. Mas o motivo da republicação é atingir o usuário que ainda não leu a nota. Na verdade boa parte das notas que você lê no site podem ser republicações e você não percebe isso. A quantidade de acessos às republicações é bastante alta (por vezes mais alta que nas notas originais) e ficamos de olho nas estatísticas para ajustar o sistema e evitar ao máximo as republicações que não valem a pena.

Nem tudo o que parece uma republicação é uma republicação

Como o Whiplash.Net é um site colaborativo e não estipulamos pautas, no caso de temas mais importantes é natural que mais de uma pessoa envie notas. Muitas das vezes notas que parecem apenas republicação de uma nota anterior são uma nova abordagem, por uma outra pessoa, do mesmo tema.

Essas republicações não são feitas para ganhar mais cliques?

Claro que sim! Não temos vergonha disso! :-)

Opine

Você acha positivo o destaque de matérias antigas da maneira que fazemos? Comente abaixo. Estaremos lendo embora nem sem possamos responder e sua opinião é sempre muito bem vinda. :-)


Sobre João Paulo Andrade

Sempre quis viver de Rock e/ou Heavy Metal. Tentou tocar baixo mas era tremendamente incompetente no instrumento. Em 1996 criou o site Whiplash.Net e hoje vive do seu sonho. :-)

Mais matérias de João Paulo Andrade.