Por que o Whiplash.Net republica matérias?
Usuários que acessam com freqüência o Whiplash.Net devem perceber que republicamos na nossa página principal, bem como em áreas de links das páginas secundárias, bem como em nossas redes sociais, algumas matérias. Entendemos e concordamos que isto gera alguma perda de tempo para os usuários mais freqüentes. Então, por que fazemos isso?
Por que o site republica matérias antigas?
O site Whiplash.Net publicou muitas dezenas de milhares de notas em seus mais de 15 anos de atividade. A maioria destas matérias eram novidades que se tornaram datadas e pouco úteis, sendo mantidas apenas como registro da época. Uma parcela menor das matérias, porém, é atemporal, sendo conteúdo que deve interessar a muitos usuários mesmo anos depois de sua publicação inicial. Sempre que percebemos que uma matéria se encaixa neste perfil, a marcamos como especial, e esta passa a ser inserida, regularmente, em listas de links em nossas páginas internas, e vez por outra em destaques na nossa página principal.
Embora estes destaques de matérias antigas possam soar repetitivos a alguns usuários, eles permitem a muitos outros usuários um primeiro acesso a este conteúdo. Na verdade acreditamos que mesmo aqueles que reclamam, muitas vezes acessam outros conteúdos antigos sem saber que se tratam de conteúdos antigos. :-)
Como regra tentamos não repetir os destaques a cada uma destas matérias na nossa página principal mais do que uma vez por ano. Caso perceba alguma nota sendo destacada mais vezes do que deveria, ou mesmo caso ache que uma matéria não mereceria ser destacada novamente, envie a sua opinião através do link de correções da matéria em questão.
Um caso especial são as matérias sobre o site Whiplash.Net (como esta que você lê agora). Como se tratam de temas que pretendemos que sejam esclarecidos aos usuários, repetimos estas matérias com mais freqüência.
Por que o site republica matérias recentes?
Como publicamos centenas de notas por semana, poucos usuários são capazes de acompanhar todas elas. Particularmente usuários que acompanham o site pelas redes sociais perdem muito do conteúdo publicado visto que as redes não enviam todas as notas para todas as timelines. Para poder valorizar algumas notas que consideramos de maior interesse dos usuários, elas são republicadas propositalmente para melhorar seu alcance.
Mas se os usuários não gostam, porque a republicação?
O usuário que já leu a nota anteriormente não gosta. Mas o motivo da republicação é atingir o usuário que ainda não leu a nota. Na verdade boa parte das notas que você lê no site podem ser republicações e você não percebe isso. A quantidade de acessos às republicações é bastante alta (por vezes mais alta que nas notas originais) e ficamos de olho nas estatísticas para ajustar o sistema e evitar ao máximo as republicações que não valem a pena.
Nem tudo o que parece uma republicação é uma republicação
Como o Whiplash.Net é um site colaborativo e não estipulamos pautas, no caso de temas mais importantes é natural que mais de uma pessoa envie notas. Muitas das vezes notas que parecem apenas republicação de uma nota anterior são uma nova abordagem, por uma outra pessoa, do mesmo tema.
Essas republicações não são feitas para ganhar mais cliques?
Claro que sim! Não temos vergonha disso! :-)
Opine
Você acha positivo o destaque de matérias antigas da maneira que fazemos? Comente abaixo. Estaremos lendo embora nem sem possamos responder e sua opinião é sempre muito bem vinda. :-)



Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
Morre aos 70 anos Rob Hirst, baterista e membro fundador do Midnight Oil
O gesto inesperado de John Myung em show do Dream Theater que rendeu alguns dólares ao baixista
SP From Hell anuncia sua primeira atração internacional; festival será realizado em abril
Adrian Smith reconhece que o Iron Maiden teria acabado se Nicko McBrain não saísse
A reação de Anette Olzon à polêmica do Nobel sobre María Corina Machado e Donald Trump
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
O cantor fora da curva que Lemmy citava como influência, mesmo sabendo que jamais alcançaria
Mike Portnoy se declara feliz por não ter sido convidado a tocar com o Rush
A jam espiritual que virou música e iniciou tradição presente em todos os discos do Soulfly
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
Dia Mundial do Rock: 50 músicas para apresentar rock e metal para quem não é muito fã
A música pesada e direta do Dream Theater que é "curta" e acabou virando "hit"
O surpreendente disco que Tom Morello considera um dos melhores de todos os tempos
