WHIPLASH.NET - Rock e Heavy MetalWHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal

FacebookTwitterGoogle+RSSYouTubeInstagramApp IOSApp Android
MenuBuscaReload

Balam: Doom Metal inspirado nos clássicos

Resenha - Balam - Balam

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Vitor Franceschini
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Imagem
Este único trabalho deste quinteto norte-americano foi originalmente lançado em 2012 como uma demo pela Spectrelight Recordings. O resultado foi tão satisfatório que veio o selo Mordgrimm e resolveu lançar o disco oficialmente.
Gibson: os 10 riffs mais incríveis dos anos 80Tico Santa Cruz: algumas análises de músicas que não ouvimos

Investindo em temáticas que abordam o mal, a religião e a morte a banda destila um Doom Metal sorumbático, cadenciado e sujo. Quase beira o Sludge, porém para por aí, pois as influências de Rock clássico são latentes, principalmente Black Sabbath, tanto que os vocais de Alexander Carellas têm o timbre parecido com o do Ozzy.

As guitarras são pesadas e empoeiradas, sendo que a cozinha chega a momentos arrastados com o baixo pesado e distorcido como o estilo pede. Interessante que as três faixas são longas (a menor tem oito minutos e meio), mas não demonstram e, por incrível que pareça, não são tão versáteis.

O segredo talvez seja a formula direta e objetiva que, apesar de serem longas, não deixam que as faixas soem burocráticas. A produção um pouco abafada casou com a sonoridade e tirou quaisquer resquícios de modernidade. O som não chega a ser triste, mas sim reflexivo e maléfico, de certa forma.

https://www.facebook.com/balamband

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube
Quer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Balam"

Gibson
Os 10 riffs mais incríveis dos anos 80

Tico Santa Cruz
Algumas análises de músicas que não ouvimos

Mike Portnoy
O outro lado da saída do Dream Theater

Tradução - Abigail - King DiamondOzzy Osbourne: Nirvana e Green Day entre as bandas favoritasLoudwire: as 10 melhores músicas do NirvanaThrash Metal: os 10 álbuns essenciais dos anos 80Zakk Wylde: "o AA é uma viadagem, uma frescura!"Top 10: bandas importantes com menos de 10 discos lançados

Sobre Vitor Franceschini

Jornalista graduado tem como principal base escrever sobre Rock e Metal, sua grande paixão. Ex-editor do finado Goredeath Zine, atual comandante do blog Arte Metal, além de colaborador de diversos veículos do underground.

Mais matérias de Vitor Franceschini no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em agosto: 1.237.477 visitantes, 2.825.604 visitas, 7.034.755 pageviews.

Usuários online