Resenha - Shadows from Beyond - Ocultan

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Shadows from Beyond - Ocultan


  | Comentários:

Falar do Metal nacional é sempre um motivo de orgulho para aqueles que apreciam os trabalhos que aqui são criados, feitos com raça, sangue e suor, com esforços que transcendem a compreensão de muitos, e com uma beleza estilística e atitude que fazem a diferença em um mundo onde cada vez mais o termo "profissionalismo" é usado como desculpa para sonoridades que fogem dos padrões das vertentes do Metal. E uma das bandas que mais dão orgulho aos fãs é, sem sombra alguma de dúvidas, o trio OCULTAN, de São Paulo, que retorna ao front com 'Shadows from Beyond', seu mais recente trabalho, lançado pela Mutilation Productions.

Nota: 10

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Falar de sua música é chover no molhado, já que o trio (cuja formação está estabilizada desde o disco anterior, 'Atombe Unkuluntu', de 2010) não abre mão de seu Black Metal cru e soturno, sendo que aqui, a banda faz um "coming back" às suas raízes, ou seja, as influências de Death Metal notadas em seus últimos discos estão menos evidentes, ao passo que o som do grupo está mais seco, sombrio e muito coeso. Ou seja, são vocais que alternam entre o rasgado tradicional do estilo e urros guturais bem postados, riffs de guitarra bem feitos e extremamente pesados (Lady of Blood realmente é uma das melhores guitarristas do Metal extremo nacional), baixo e bateria muito bem entrosados e firmes, sabendo conduzir bem os andamentos com boa técnica. O resultado: Black Metal na sua mais pura essência, em um trabalho musical irretocável.

Gravado nos estúdios z7 e The Dark entre Outubro e Novembro de 2012, a sonoridade está com aquela obrigatória da música deles, um dos genes do trabalho musical trio, mas sem que os instrumentos soem embolados ou que atrapalhe a compreensão das músicas. A arte, em um belo Slipcase, é um trabalho muito bem cuidado de Rafael Tavares, trabalhada em tons escuros e transparece o que pode ser ouvido no CD.

Musicalmente, como dito acima, o grupo resgata sua sonoridade mais primordial, aquela mesma que conhecemos de trabalhos como 'Lords of Evil' e 'The Coffin', só que mais madura e densa, fruto de sua experiência e da coesão vinda da formação estabilizada, o que podemos ver refletida claramente em sua música.

O disco abre com 'Morto e Enterrado', mostrando equilíbrio entre momentos velozes e outros nem tanto, com ótimas vocalizações e riffs ótimos, seguida pela pesada e azeda 'Shadows from Beyond', com andamento (na maior parte da faixa) moderado e mais uma vez as guitarras roubam a cena. Já 'Fúnebre', é uma música bem soturna, que começa mais cadenciada, onde a baixo e bateria mostram sua força, e ganha uma dinâmica mais veloz adiante, onde uma vez mais a guitarra mostra uma diversidade fantástica de riffs, e esses mesmos elementos encontramos na excelente 'Fuck Your Religion'; a mais tradicional (em termos de Black Metal) 'O Símbolo da Decadência'; a mais agressiva 'Divine Condenation', com seus momento de bumbos duplos e viradas de bateria no início, para depois os andamentos rápidos e cadenciados se alternarem muito bem. O disco fecha com 'Between Life and Death', uma faixa bem soturna, com alternância entre vocais rasgados e guturais com maestria, belas conduções de bateria e baixo, e as guitarras mostram mais uma vez sua força.

É bom saber que a cena nacional possui uma banda do quilate do OCULTAN, bem como 'Shadows from Beyond' é um disco obrigatório para os fãs de Metal extremo. Um dos top 10 nacionais de 2013, sem sombra de dúvidas.

Shadows from Beyond - Ocultan
(2013 - Mutilation Productions - Nacional)

01. Reverence (Intro)
02. O Símbolo da Decadência
03. Shadows from Beyond
04. Fúnebre
05. Fuck Your Religion
06. Morto e Enterrado
07. Divine Condenation
08. Between Life and Death

Formação:
Count Imperium - Vocais, bateria
Lady of Blood - Guitarras
Magnus Hellcaller - Baixo

Contatos:
http://ocultan.wix.com/ocultan
http://www.facebook.com/ocultan
http://www.myspace.com/ocultanband
http://www.twitter.com/ocultanband

Imagem

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Ocultan"

Ocultan: banda anuncia seu novo baterista, Malus
Ocultan: "Shadows from Beyond" versão em formato LP
Ocultan: uma volta às suas raízes em "Shadows from Beyond"
Ocultan: novo álbum, "Shadows From Beyond"
Ocultan: ouça primeira música de "Shadows From Beyond"
Ocultan: gravação de novo álbum está finalizada
Ocultan: divulgados nome e capa do novo álbum
Ocultan: iniciando gravações para o próximo álbum
Ocultan: banda assina com o selo Mutilation Records
Ocultan: parceria com o designer gráfico Rafael Tavares
Blackthorny: capa e tracklist de primeiro álbum
Blackthorny: divulgando prévia de sua primeira demo
Ocultan: banda prepara novo álbum de estúdio
Ocultan: clipe oficial de "O Triunfo da Escuridão"
Ocultan: DVD é importante passo para o black brasileiro

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Marcos Garcia

Marcos Garcia é Mestrando em Geofísica na área de Clima Espacial, Bacharel e Licenciado em Física, professor, escritor e apreciador de todas as subdivisões de Metal, tendo sempre carinho pelas bandas mais jovens e desconhecidas do público, e acredita no Underground como forma de cultura e educação alternativas. Ainda possui seu próprio blog, o Metal Samsara, e encara a vida pela máxima de Buda "esqueça o passado, não pense no futuro, concentre-se apenas no presente".

Mais matérias de Marcos Garcia no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas