Resenha - Weather Systems - Anathema

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Weather Systems - Anathema


  | Comentários:

Não é novidade para ninguém que, desde o inicio de suas atividades, em meados dos anos 90, o ANATHEMA vem evoluindo e modificando sua sonoridade. Tanto que, atualmente, o termo "metal" já não é mais apropriado para se classificar o som da banda, e esse seu décimo primeiro disco é mais uma prova disso.

Nota: 9

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Embora ainda mantenha alguns elementos de doom em sua música, o ANATHEMA de hoje tem uma sonoridade bem mais voltada à música progressiva, ambiental e experimental, com algumas nuances de post-rock e até de new age, com uma maestria poucas vezes vista.

Os riffs de guitarra distorcida (salvo raros momentos) deram lugar a dedilhados de violão clássico e belas notas de piano, com orquestrações equilibradas e muito, mas muito bom gosto. Porém, os climas emocionais continuam presente, e são o grande destaque do material. Aliás, poucas vezes ouvi um disco tão tocante quanto esse, em que as melodias e os climas melancólicos belíssimos cativam qualquer apreciador da boa música.

Tudo é muito bem encaixado e estruturado, com arranjos excelentes, e uma simplicidade sublime que diferencia a banda de qualquer outra da atualidade. E isso também graças à contribuição do vocalista Vincent Cavanagh, seja nos momentos solos, seja nos excelentes duetos com a vocalista Lee Douglas, com uma harmonia impressionante.

Além disso, a ótima produção do disco deixou tudo límpido e cristalino, o que torna a audição do disco uma experiência ainda mais encantadora.

E, nesse contexto, faixas como as duas partes de "Untouchable", a épica "Lightning Song", "The Storm Before the Calm" (a mais "pesada" do material, e também a mais experimental), "The Beginning and the End" e "Internal Landscapes" se mostram como verdadeiras obras de arte, fugindo do lugar comum e pegando o ouvinte desprevenido, e cativando logo na primeira audição.

Sem dúvida, "Wheater Systems" é um disco belíssimo e, como dito, muito tocante, de uma das bandas mais ousadas e criativas da atualidade. Mas que fique claro: não é um disco indicado para todos, pois quem procura por algo mais pesado, e não esteja disposto a "viajar" com a banda, fatalmente se decepcionará.

Para mim, uma grata surpresa, e um dos grandes discos de 2012, que deve ser escutado deixando de lado qualquer pré-conceito.

Weather Systems - Anathema
(2012- Importado)

Track List:

1. Untouchable, Part 1
2. Untouchable, Part 2
3. The Gathering of the Clouds
4. Lightning Song
5. Sunlight
6. The Storm Before the Calm
7. The Beginning and the End
8. The Lost Child
9. Internal Landscapes

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Outras resenhas de Weather Systems - Anathema

Anathema: Música de qualidade acima de tudo
Anathema: Novo álbum é livre de qualquer tipo de rótulo


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Anathema"

Anathema: revelada capa do novo álbum "Distant Satellites"
Anathema: banda britânica anuncia novo álbum
Anneke Van Giersbergen e Daniel Cavanagh: show em Belo Horizonte
Anneke van Giersbergen: no Brasil junto com Cavanagh em maio
Anathema: banda é destaque no programa Arte Extrema
Anathema: banda já está em estúdio gravando o próximo álbum
Opeth: "Fã de Metal só quer saber de ter seu McLanche Feliz"
Anathema: Daniel Cardoso com novo álbum e vídeo solo
Anathema: confira o show em São Paulo na íntegra
Anathema: ao-vivo, mostrando ser uma das melhores da atualidade
Anathema: set list repleto de clássicos em show em SP
Anathema: banda inicia tour pela América Latina
Anathema: show em SP está quase sold out
Anathema: mensagem aos fãs sul-americanos
Anathema: entrevista de Dan Cavanagh na Horns Up

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Junior Frascá

Junior Frascá, casado, é advogado, e estudante. Além disso é guitarrista, compositor e fundador da banda de heavy metal tradicional Mud Lake. É apaixonado por heavy metal em todas as suas vertentes (em especial thrash e power metal) desde seus 15 anos, e é grande colecionador de álbuns do estilo. Também é fã de filmes de terror e séries americanas, e faz parte da equipe da revista digital Hell Divine.

Mais matérias de Junior Frascá no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas