Resenha - Folkatrua - Terra Celta

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Folkatrua - Terra Celta


  | Comentários:

Se você não está muito bem, com problemas em abundância e longe de solução para eles, certamente vai acabar esquecendo-os momentaneamente enquanto ouve "Folkatrua", trabalho da banda londrinense TERRA CELTA. Misturando melodias celtas tradicionais, com folk, baião e até forró, o sexteto formado por Elcio Oliveira (vocais, Violino, Gaita de foles, Nyckelharpa, Tin whistles), Eduardo Brancalion (guitarra e violão), Bruno Guimarock (baixo), Edgar Nakandakari (Banjo tenor, Bandolim, Flauta), Luís Fernando Sardo (bateria) e Alexandre Garcia (Acordeon) dão uma aula de bom humor com sátiras em suas letras que contagiam e representam uma nova abordagem musical.

Nota: 8

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Um verdadeiro hino do álcool é o que abre o trabalho: "Até o Último Gole" é a música que retrata o espírito de irmandade entre os bêbados, afinal, qualquer bêbado amigo aqui é meu irmão, até o último gole, até cair no chão! Ainda há espaço para incluir um sample satirizando um ícone dos jogos antigos: Mario, da série de jogos da Nintendo. Algo inusitado, mas que surpreende, demonstrando a criatividade do grupo.

"Arrigo's History" funciona como uma homenagem (?) para o acordeonista da banda, Arrigo (ou Alexandre Garcia), contando a história de como cruzando o Atlântico, indo para a Irlanda, um homem tentou mudar sua difícil vida, e no final, ao melhor estilo irlandês, de saia, volta para o sertão. A faixa é uma das que apresenta um pouco do forró incrementando a boa performance instrumental dos músicos.

Não que a banda tente ser um Tankard, ou um Korpiklaani usando muito da temática "alcoólica", mas a faixa "O Véio Bêbado (O Porco)" é mais uma que trata do assunto com uma ótima e bem humorada letra. Usando da inteligência nas composições, "Eighties Reel" começa com "The Final Countdown" do Europe e evolui para uma melodia celta que puxa para o baião e depois ainda acrescenta um pouco de Michael Jackson na melodia. Costurando samples e criando uma música? Não. Criando uma nova identidade musical? Isso com certeza! O grupo sabe dosar o instrumental usado, o que gera diversas melodias surpreendentes e empolgantes!

A alegre "Surdos Nós Vamos Ficar" mostra uma das letras mais bem compostas no trabalho, com um dos trechos que cita que "Dizem que comer de mais faz mal/Pare de Comer/Dizem que beber de mais faz mal/Pare de beber/Dizem que fumar de mais faz mal/Pare de fumar/Se disserem que sexo de mais faz mal/Pare de escutar!"

O talento dos músicos é notável, tamanha a mistura de sons dos diferentes instrumentos usados, desde os tradicionais até clarinete e gaita. Não é fácil alinhar tais instrumentos com precisão e qualidade, e neste trabalho, isto é alcançado com maestria. Destaca-se ainda mais uma canção com título alcoólico bem sugestivo, "Piratas e Rum", assim como as engraçadas "O Quadrado" e "Malditos Gnomos".

A incorporação de ritmos brasileiros com a música celta deu ao Terra Celta a alcunha de possuir um dos álbuns mais engraçados e divertidos dos últimos anos, pois funciona mais como uma celebração aos ritmos citados de uma forma bem teatral e descontraída. Pegue sua caneca, encha de cachaça, traga o rum e ponha o Terra Celta para fazer a trilha sonora, que a diversão é garantida!

Faixas de "Folkatrua":

1. Ate O Ultimo Gole
2. Arrigo's History
3. Scotland The Brave
4. O Veio Bebado (O Porco)
5. Eighties Reel
6. Surdos Nos Vamos Ficar
7. Gravel Walk
8. O Quadrado
9. Home Sweet Home
10. Piratas E Rum
11. Irish Jigs
12. Malditos Gnomos

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Terra Celta"

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre José Antonio Alves

Nascido em 02/07/1989, sou estudante de Informática e me aventuro nos caminhos do rock desde os treze anos. Comecei ouvindo os clássicos, Iron Maiden, Black Sabbath, Motorhead. Hoje ouço um leque variado de bandas dentro do Metal, sem radicalizações de estilo. Posso ser encontrado no twitter no @jose665.

Mais matérias de José Antonio Alves no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas