O "álbum mais completo" do Pink Floyd, na opinião de David Gilmour
Por André Garcia
Postado em 04 de outubro de 2023
O Pink Floyd possui uma carreira repleta de obras-primas. Tanto que entre os fãs não há consenso quanto ao melhor álbum: "The Piper at the Gates of Dawn" (1967), "The Dark Side of the Moon" (1973), "Wish You Were Here" (1975) e "The Wall" (1979) são os mais comumente apontados.
"The Dark Side of the Moon" foi um dos álbuns mais bem-sucedidos da história, apesar disso, David Gilmour teve lá suas ressalvas a ele: "Tive algumas críticas ao 'Dark Side of the Moon'", confessou o guitarrista à Classic Rock, em 2002. "De certa forma, é meio absurdo ter críticas a um álbum tão bem-sucedido, mas eu as expressei na época. Para mim, umas músicas não tiveram o mesmo peso da ideia que carregavam."
"Para mim, deveríamos ter trabalhado mais em casar a ideia com o veículo que a transportava, para que ambos tivessem a mesma magia (ou o que quer que fosse). Então, aquilo foi algo que eu pessoalmente defendia quando gravamos 'Wish You Were Here'. Alguns o consideram subestimado, mas eu não — eu o considero o nosso álbum mais completo."
"['Wish You Were Here' foi,] talvez, um luto pela banda: não como um grupo de amigos, mas como um grupo de perseguidores. Éramos pessoas dedicadas a caçar e tocar algo com significado e alma. O período após o 'Dark Side of the Moon', quando fizemos o 'Wish You Were Here', foi um momento estranho. Tínhamos alcançado tudo que alguém pudesse almejar. Havia um certo distanciamento entre nós naquele ponto. Roger não foi o único a notar aquela sensação de vazio."
"Mas aquela sensação de vazio faz parte da magia do álbum. Ela ajudou a criá-lo. Não sei exatamente como foi isso. Não posso lamentar aquele período, de forma alguma. Não vejo isso [o sucesso] como algo permanente. Talvez você sofra um pequeno declínio em alguns aspectos, mas pequenos declínios na vida podem inspirar coisas grandiosas. É estranho tentar entender como algo tão bom quanto esse álbum tenha surgido daquele sentimento de vazio que tínhamos."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps