Resenha - El Camino - Black Keys

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - El Camino - Black Keys

Por Gabriel Albuquerque

  | Comentários:

Já se completou uma década de carreira do duo americano Black Keys. Foram dez anos percorrendo os Estados Unidos de norte a sul, tocando em bares e parando em hotéis de quinta categoria. Hoje a banda lota o Madison Square Garden (duas vezes) e já se transforma em um dos grandes nomes da música pop.

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Publicado originalmente em:
http://themetropolismusic.blogspot.com/

Boa parte dessa transição de ídolo alternativo para panteão do pop deve ser creditada ao produtor Danger Mouse, que trabalha pela segunda vez com a dupla Dan Auerbach (guitarra e vocal) e Patrick Carney (bateria). De seu primeiro encontro em 2010, Mouse fez um trabalho sagaz e competente ao modelar o som cru e cheio de arestas da banda. Resultado: o álbum Brothers foi indicado à três categorias - e vencedor de uma - no Grammy daquele ano.

E como em time que está ganhando não se mexe, o Black Keys volta a trabalhar com Danger Mouse em 2011. E o produto final é ainda melhor. Como de praxe, a dupla entra com o seu afiado hard/blues rock simples e visceral, muitas vezes dançantes (assista ao clipe de "Lonely Boy" no fim desse post e comprove), mas foram amplificados pelo trabalho detalhado de seu produtor, quase que como um terceiro integrante do grupo. Assim como no disco anterior, Mouse poliu a sonoridade suja e crua da banda. Mas dessa vez, com um trabalho meticuloso, soube amansar bem a fera, sem domesticá-la e mantendo viva a intensidade cativante do duo. É basicamente o mesmo que Butch Vig fez com o Nirvana em 1991 com Nevermind.

Mas seria uma grande injustiça creditar os méritos de El Camino apenas a seu produtor. O Black Keys já vem aumentando sua habilidade em fazer rock arrasa-quarteirão; dançante, cru, puro e simples. Mesmo que nas primeiras audições pareça um pastiche comum, é impossível resistir ao riff de "Lonely Boy", aos vocais melodiosos de "Nova Baby" e às porradas na bateria em "Money Maker". Até mesmo "Little Black Submarines", que ecoa Led Zeppelin (compare com "Stairway To Heaven" e tire suas conclusões), tem seus encantos.

Se em 1991 o Nirvana adequou-se com Nevermind para um som mais palatável, em 2011 é a vez do Black Keys com El Camino. E assim como o trio grunge, a dupla se torna um dos principais nomes da música pop atual. Mas sem abrir mão dos culhões.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Black Keys"

The Black Keys: ouça o novo single da banda
Jack White: acusando o Black Keys de plágio
Grammy 2013: confira os vencedores de rock e metal
Metacritic: os discos mais aguardados de 2013
89 FM x KISS FM: na disputa pelo público rock paulista
The Black Keys: em estúdio para gravar seu oitavo álbum
Black Keys: banda comenta indicações ao Grammy e novo álbum
The Black Keys: banda vêm para Lollapalooza, diz Destak
The Black Keys: a novidade que vale a pena
The Black Keys: baterista detona o Van Halen
Black Keys: processando pizzaria por direitos autorais
Black Keys: clipe de "Gold on the Ceiling"
Black Keys: Música pop sem abrir mão dos culhões
Nickelback: banda "agradece" crítica do Black Keys
Black Keys: "Rock está morrendo e a culpa é do Nickelback"

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Gabriel Albuquerque

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados.

Caso seja o autor, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas