Titãs era a banda brasileira mais transgressora dos anos 1980, segundo Maurício Branco
Por Gustavo Maiato
Postado em 26 de janeiro de 2022
O rock brasileiro produzido ao longo da década de 1980 viu surgir inúmeras bandas icônicas como os Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, Capital Inicial, RPM e Kid Abelha. Mas qual será que foi a banda mais transgressora da época? Em entrevista ao canal Corredor 5, no YouTube, o cineasta e especialista no período Mauricio Branco deu sua visão sobre o assunto.
De acordo com ele, que era amigo de Renato Russo e viveu de perto a época, embora muitas pessoas considerem a Blitz como uma das mais importantes pelo seu pioneirismo, o título de "mais transgressora" vai para outro famoso grupo.
"A banda mais transgressora que existia no Brasil não era a Blitz. Eram os Titãs. A Blitz fez uma brincadeira, que romantizou os anos 1980. Foi um pé na porta. Um valor inconteste. Mas os Titãs trouxeram a anarquia. ‘Bichos escrotos saiam dos esgotos’. Acho isso incrível. Eles começaram com ‘Sonífera Ilha’, depois foi só sucesso", afirmou.
Em outro trecho, Maurício Branco explicou de onde, em sua opinião, os compositores de rock nacional na época retiraram inspiração para compor suas músicas. "Essas bandas brasileiras que fizeram sucesso nos anos 1980 beberam na fonte do B-52s. São bandas que vinham do final dos anos 1970, na Califórnia, e sempre foram à frente. Os americanos sempre estiveram na frente", comentou.
Assista ao episódio completo abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps