Resenha - Lawless Darkness - Watain

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Lawless Darkness - Watain


  | Comentários:

O Watain é uma força que está, desde 1998, conquistando cada vez mais espaço entre os amantes do Black Metal e, graças a "Sworn To The Dark" (07), alcançando até mesmo um espaço em certos segmentos da mídia mainstream que muitos poderiam julgar como desnecessário. Mas esses são eventos inevitáveis do mercado fonográfico... Pois bem, depois dos louros alcançados nos últimos anos, o grupo está liberando "Lawless Darkness", um quarto álbum aguardado com muita expectativa pelo público.

Nota: 8

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Com muitos dos elementos apresentados no passado, e em várias ocasiões aplicados de forma ainda mais poderosa, "Lawless Darkness" se confirma como a extensão de uma sonoridade que o Watain vem desenvolvendo a cada lançamento. Ainda que a energia sinistra e malévola, riffs realmente cortantes e sinuosos, blast beats e vocalizações inumanas comprovem que a conexão com o universo Black Metal continua forte, os suecos procuram ir além, seguindo seu próprio caminho no território da música extrema.

Neste sentido, algo muito marcante por aqui é a forma como o surpreendentemente trabalho das guitarras despeja solos melódicos, cuja natureza remete diretamente ao saudoso NWOBHM. São muitos deles, quem diria... Acrescente a inserção de muitos ritmos mais cadenciados, alguns até meio intrincados, em meio à tradicional velocidade, e temos um álbum que oferece uma diversidade que muitas hordas prefeririam não arriscar.

Mas, no contexto geral, nada em "Lawless Darkness" se aprofunda em tendências modernas. E, ainda que alguns possam vir a se queixar do comprimento de algumas composições, seus arranjos conseguem ser imprevisíveis e estão longe de serem supérfluos. O maior exemplo desta constatação está na derradeira "Waters Of Ain", cujos 14 minutos são preenchidos com seções de música ambiente e fantasmagórica, passagens extremas e limpas e, novamente, um maravilhoso solo melódico.

Não se restringindo à idéia preconcebida de como o Black Metal deva soar – não importa tanto como soa, e sim o que transmite, certo? – o Watain se mantém firme na velha (mas que certamente durará por mais algumas gerações) ideologia, com um áudio sujo e devidamente atualizado. Um belo álbum para ser compartilhado pelos que apreciam as obras de Gorgoroth, Dark Funeral, Marduk e Dissection.

Contato:
http://www.templeofwatain.com
http://www.myspace.com/watainofficial

Formação:
E. (Erik Danielsson) - voz e baixo
P. (Pelle Forsberg) - guitarra
H. (Håkan Jonsson) - bateria

Watain - Lawless Darkness
(2010 / Season Of Mist - importado)

01. Death's Cold Dark
02. Malfeitor
03. Reaping Death
04. Four Thrones
05. Wolves Curse
06. Lawless Darkness
07. Total Funeral
08. Hymn To Qayin
09. Kiss Of Death
10. Waters Of Ain

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Watain"

Watain: confira video da faixa "Outlaw"
Watain: confira o clip de "Outlaw", nova faixa da banda sueca
Watain: "O demônio sempre vence e sempre encontra o seu caminho"
Watain: streaming completo do novo álbum, "The Wild Hunt"
Watain: lançamento oficial do novo disco "The Wild Hunt"
Watain: banda presta homenagem a GG Allin
Watain: "Children must die" está online - confira
Watain: confira o lyric video de "All That May Bleed"
Watain: confira a arte e os faixas do novo disco
Watain: trailer oficial de "All That May Bleed"
Watain: banda anuncia novo single, "The Wild Hunt"
Watain: anunciados título e data de lançamento de novo álbum
Watain: título e data de lançamento de novo álbum
Watain: banda entra em estúdio para gravar próximo álbum
Watain: "Opus Diaboli" - novo trailer online

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas