Em um milênio onde os CDs estão perdendo cada vez mais seu espaço para o 'comodismo financeiro' proporcionado pelos downloads ilegais, temos mais é que saudar as novas gravadoras que investem neste formato de mídia. E a Coroner Records, oriunda da Itália, caprichou no lançamento de seu primeiro álbum! A banda selecionada também é deste país, chama-se Disarmonia Mundi e está na ativa desde 2000, tendo uma discografia com três álbuns muito bem aceitos pela crítica especializada.
Nota: 9 








O texto representa a opinião do autor e não a opinião do Whiplash.Net ou de seus editores.

A seção instrumental, em especial o trabalho das guitarras, é praticamente irretocável. O Disarmonia Mundi busca sua inspiração no Thrash, Death e Doom, mas tudo estruturado com as mudanças rítmicas do Progressivo. E não pense o desconfiado leitor que o resultado seja desconexo, porque realmente não o é. Tudo está muito bem amarrado e tem como ponto central a sombria atmosfera da música extrema, mas sempre com a adição de arranjos mais melódicos. No final do dia, "Nebularium" consegue a proeza de se distinguir na cena e soar original.
O segundo disco é um EP de nome "The Restless Memoirs" e contém seis faixas que nunca tiveram a oportunidade de ver a luz do dia. E, ainda que tenham sido compostas em diferentes épocas - de 1999 a 2006 - novamente existe um fator de coesão que dá a perfeita linearidade ao repertório. Mas agora tudo soa muito diferente do que o CD 01 oferece, a interessante faceta progressiva deu lugar a arranjos bem mais diretos, que se aproximam bastante do Metalcore norte-americano. E isso é algo negativo? Não mesmo, são ótimas faixas, seja lá qual o aspecto analisado.
Com credibilidade de sobra, "Nebularium / The Restless Memoirs" mostra um pouco do que a Itália oferece em termos de underground contemporâneo. Um ótimo registro, indicado aos colecionadores que apreciem uma miríade de subgêneros metálicos, tão bem representados por nomes como Opeth, Soilwork, Dark Tranquillity ou Killswitch Engage, mas com uma torção que só o Disarmonia Mundi pôde proporcionar até então.
Formação em "Nebularium":
Benny Bianco Chinto - voz
Ettore Rigotti - guitarra, teclados, bateria e vozes limpas
Simone Palermiti - guitarra
Mirco Andreis - bateria
Formação em "The Restless Memoirs":
Claudio Ravinale - voz
Ettore Rigotti - todos os instrumentos e vozes limpas
Disarmonia Mundi - Nebularium / The Restless Memoirs
(2009 / Coroner Records - importado)
Disco I - Nebularium
01. Into D.M.
02. Blue Lake
03. Mechanichell
04. Guilty Claims
05. Burning Cells
06. Demiurgo
07. Nebularium
08. Awakening
Disc II - The Restless Memoires
01. Across The Burning Surface
02. Flare
03. Spiral Dancer
04. Kneeling On Broken Glass
05. Chester
06. Ghost Song
Homepage: www.disarmoniamundi.com
Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre Disarmonia Mundi
Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, HOTMAIL, AOL ou YAHOO, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos usuários que fizeram uso deste sistema (citados na assinatura de cada comentário). Caso você considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Os responsáveis pelo site podem excluir comentários que julgarem inadequados e fornecer informações sobre os comentários a reclamantes se solicitados.
Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".
Mais informações sobre Ben Ami Scopinho
Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.
QUEM SOMOS | RSS | FACEBOOK | TWITTER | NEWSLETTER | APPS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO
Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria. Os textos não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será retirado do site.
Em abril de 2012 Whiplash.Net teve 1.078.971 visitantes únicos, 2.974.068 visitas e 10.616.661 pageviews. Ver stats.