Resenha - Princess Alice and The Broken Arrow - Magnum

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Princess Alice and The Broken Arrow - Magnum


  | Comentários:

É muito provável que os fãs mais novos de hard rock/heavy metal só tenham ouvido falar do Magnum por meio de um de seus maiores fãs declarados, Tobias Sammet (é, aquele sujeitinho que comanda o Edguy, sabe?). O vocalista do Magnum, Bob Catley, esteve presente – de maneira soberba, diga-se – nos discos do projeto paralelo Avantasia e o próprio Edguy gravou um cover de “The Spirit” para o EP “Superheroes”. Desta forma, é preciso dizer que o mais recente álbum deste veterano quinteto inglês, “Princess Alice and The Broken Arrow” é exatamente o melhor ponto de partida para iniciar os jovens interessados na discografia de Catley e cia. No entanto, o disco pode não soar assim tão agradável aos ouvidos de quem já conhece o trabalho do Magnum de longa data...

Nota: 6

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Surgido na década de 70, o Magnum sempre foi uma banda de hard rock clássica, com notáveis elementos progressivos imbuídos na sua sonoridade. Depois de uma série de mudanças na formação, eles anunciaram sua separação – retomando as atividades em 2001, com a presença de apenas dois membros da equipe original. Mas, sejamos coerentes, restaram os dois músicos que são a alma da banda: enquanto o guitarrista Tony Clarkin é o principal compositor das canções do Magnum, a característica voz de Bob Catley dá o tom à sua obra.

Considere você um problema ou não, “Princess Alice and The Broken Arrow” continua acrescentando um elemento de metal melódico à proposta musical do Magnum. A guitarra de Clarkin na balada de abertura, “When We Were Younger”, é prova inconteste de que o caminho agora é outro – e, apesar de ser claramente fã de metal melódico, devo dizer que não sei se gosto deste desvio e do que ele parece reservar ao futuro. Escutando canções como “Dragons Are Real” ou a faixa de encerramento “You'll Never Sleep”, por exemplo, é possível sentir que tem algo ali que não combina, que não foi acrescido ao restante de maneira exatamente harmônica. Talvez um riff de guitarra fora do lugar ou um teclado que é pomposo demais para o restante.

Isso não quer dizer que “Princess Alice and The Broken Arrow” não tenha seus bons momentos. “Out of the Shadows” e “Be Strong” são dois daqueles hardões de sabor setentista nos quais a voz rasgada de Catley entrega uma força muitíssimo bem-vinda – e que não soam datados de maneira nenhuma. Da mesma forma, os baladões rasgados “Thank You For The Day” e “Inside Your Head” são apostas garantidas na maior especialidade do cantor, que sabe expressar sua emoção de forma profunda como poucos.

Aí vai uma dica para Catley e Clarkin: que tal deixarem o metal melódico para os convites de Tobias Sammet e, dentro do Magnum, trabalhar para evoluir um trabalho que vinha funcionando muito bem há décadas? Vai fazer bem para todo mundo.

Line-Up:
Bob Catley – Vocal
Tony Clarkin – Guitarra
Alan Barrow – Baixo
Jimmy Copley – Bateria
Mark Stanway – Teclado

Tracklist:
01. When We Were Younger
02. Eyes Wide Open
03. Like Brothers We Stand
04. Out of the Shadows
05. Dragons Are Real
06. Inside Your Head
07. Be Strong
08. Thank You for the Day
09. Your Lies
10. Desperate Times
11. You'll Never Sleep

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Magnum"

Magnum: capa e tracklist de Escape From The Shadow Garden
Magnum: confira arte da capa do "Escape From The Shadow Garden"
Avantasia: a orquestra do metal invade São Paulo!
Avantasia: Bob Catley, do Magnum, se junta ao cast
Magnum: confira as músicas novas da banda
Magnum: coletânea da banda com novas músicas
Magnum: detalhes de novo álbum da banda, "Evolution"
Magnum: Um dos grandes nomes do Hard Rock Progressivo
Mr. Big, Magnum, Alice Cooper: entrevista em inglês
Magnum: confirmada apresentação em festival sueco
Avantasia: Bob Catley participará de novo álbum
Magnum: acrescentando metal melódico à proposta musical?
Magnum: banda se prepara para lançar novo disco
Bob Catley: "Farei parte do DVD do Avantasia!"
Magnum: morre baterista original da banda inglesa

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Thiago El Cid Cardim

Thiago Cardim é publicitário e jornalista. Nerd convicto, louco por cinema, séries de TV e histórias em quadrinhos. Vegetariano por opção, banger de coração, marvete de carteirinha. É apaixonado por Queen e Blind Guardian. Mas também adora Iron Maiden, Judas Priest, Aerosmith, Kiss, Anthrax, Stratovarius, Edguy, Kamelot, Manowar, Rhapsody, Mötley Crüe, Europe, Scorpions, Sebastian Bach, Michael Kiske, Jeff Scott Soto, System of a Down, The Darkness e mais uma porrada de coisas. Dentre os nacionais, curte Velhas Virgens, Ultraje a Rigor, Camisa de Vênus, Matanza, Sepultura, Tuatha de Danaan, Tubaína, Ira! e Premê. Escreve seus desatinos sobre música, cinema e quadrinhos no www.observatorionerd.com.br e no www.twitter.com/thiagocardim.

Mais informações sobre Thiago El Cid Cardim

Mais matérias de Thiago El Cid Cardim no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas