Resenha - Ad Majorem Sathanas Gloriam - Gorgoroth

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Ad Majorem Sathanas Gloriam - Gorgoroth


  | Comentários:

Confusão vai, confusão vem, e o GORGOROTH está de volta com o seu sétimo CD de estúdio, entitulado “Ad Majorem Sathanas Gloriam”, que significa “Para a Grande Glória de Satanás”, em latim, e lançado no Brasil, pela Hellion Records. As gravações, que foram feitas entre 2005 e 2006, tiveram Gaahl no vocal, o membro fundador Infernus na guitarra, King no baixo, além do baterista contratado Frost (SATYRICON), que já figurou entre os noruegueses em outras ocasiões.

Nota: 9

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Depois do bem sucedido “Twilight of the Idols – In Conspiracy With Satan”, de 2003, este álbum não vem para decepcionar, e, pelo contrário, já entra na lista dos melhores do GORGOROTH. A fórmula continua a mesma: um black metal sombrio (o que se percebe bem na arte gráfica e na bela capa, recheada de símbolos escondidos), cheio de variações e com um trabalho destacado dos polêmicos Infernus e Gaahl.

A produção ficou a cargo da própria banda e, como é de se esperar, reforça a imagem e a sonoridade da “violência sonora e espiritual” pregada pelo trio. As polêmicas letras foram escritas pelo próprio vocalista, enquanto as composições são todas de King. Isso poderia ser um problema, já que o baixista anunciara a saída da banda em 2006, por divergências ideológicas. Mas, como os noruegueses escrevem por linhas bem tortas, o baixista já aparece novamente no line-up, para os shows da nova turnê (o calendário ainda não está definido).

Quanto ao álbum, todo o peso e agressividade estão de volta, com um som mais direto que no anterior. A abertura, “Wounds Upon Wounds” chega ‘chutando’, com bons riffs, e a bateria na velocidade máxima. As variações de tempo não ficam fora e o vocal de Gaahl também é um destaque. "Carving A Giant" segue na mesma levada e aparece como uma das melhores do CD.

Outros destaques são a quase instrumental “Sign of An Open Eye”, mais lenta e pesada, e a apocalíptica “White Seed”, que em alguns momentos (no começo e no fim) fica numa barulheira só, meio que apenas para dizer para os headbangers “sim, Gorgoroth é isso, True Norwegian Black Metal”. A faixa de encerramento, “Prosperity And Beauty” também é muito boa, com um climão épico, alternando velocidade e cadência.

Vale um parentese para a atuação dos músicos. Gaahl surpreende com seus vários vocais durante as oito faixas, ora mais graves, ora bem gritados. O melhor exemplo são os quase agudos do fim de “Exit” e a levada mais death da seguinte, “Untamed Forces”. Já Infernus e King seguram o instrumental com primor, como no riff central de “God Seed (Twilight of the Idols)”, mais que perfeito para os bangers de plantão.

O único problema, mais uma vez é que, com apenas 30 minutos de som, fica aquele “gostinho de quero mais” e a impressão de que eles poderiam colocar uma ou duas músicas a mais, ao menos para agradar aos fãs. Em todo o caso, outra opção é apertar o “repeat” e escutar toda a pancadaria de novo.

O problema é ficar no aguardo do que acontecerá no sempre incerto futuro da banda, já que Gaahl acaba de ser liberto após quatro meses de prisão — por agressão, e, nada mais black metal que ameaçar uma pessoa de beber seu sangue — e Infernus ainda enfrenta a justiça por uma acusação de estupro. A última notícia é que o guitarrista está em liberdade condicional e já fala em começar as novas composições e sair em turnê.

É, confusão vai, e confusão ainda está por vir... Senão, não é o GORGOROTH!

Track List:
01. Wound Upon Wound
02. Carving A Giant
03. God Seed (Twilight Of The Idols)
04. Sign Of An Open Eye
05. White Seed
06. Exit
07. Untamed Forces
08. Prosperity and Beauty

Formação no álbum:
Gaahl - vocal
Infernus - guitarra
King - baixo
Frost - bateria (apenas chamado para as gravações)

Lançamento Hellion Records - nacional - 2006

Site oficial: www.gorgoroth.org

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Outras resenhas de Ad Majorem Sathanas Gloriam - Gorgoroth

Gorgoroth: pancadaria, blasfêmias e vociferações


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Gorgoroth"

Gorgoroth: terminando as gravações do próximo álbum
Tolkien: A influência do autor no rock e no heavy metal
LGBT: confira alguns músicos que não são heterossexuais
Rock e Metal: As exigências bizarras nas turnês
Megiddo: vídeo de vocalista sofrendo graves queimaduras em 2011
Cradle Of Filth: em turnê européia com ex-Gorgoroths
Setembro Negro: resenha e fotos do festival em São Paulo
Setembro Negro: lendas do Metal Extremo em Belo Horizonte
Gorgoroth: ex-integrantes revelam detalhes de novo trabalho
Setembro Negro Fest: evento começa esta semana
Setembro Negro: na próxima sexta-feira em Belo Horizonte
Setembro Negro: sorteio de ingressos para show em BH
Gorgoroth: "Será como eu quero, ou sem chance"
Gorgoroth: vocalista demitido por não querer vir ao Brasil

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Maurício Dehò

Nascido em 1986, é mais um "maidenmaníaco". Iniciou-se no metal ao som da chuva e dos sinos de "Black Sabbath", aos 11 anos, em Jundiaí/SP. Hoje morando em São Paulo, formou-se em jornalismo pela PUC e é repórter de esportes, sem deixar de lado o amor pela música (e tentando fazer dela um segundo emprego!). Desde meados de 2007, também colabora para a Roadie Crew. Tratando-se do duo rock/metal, é eclético, ouvindo do hard rock ao metal mais extremo: Maiden, Sabbath, Kiss, Bon Jovi, Sepultura, Dimmu Borgir, Megadeth, Slayer e muitas, muitas outras. E é de um quarteto básico que espera viver: jornalismo, esporte, música e amor (da eterna namorada Carol).

Mais matérias de Maurício Dehò no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas