Masmorra, Ancesttral e Takken: em plena Paulista, a céu aberto

Resenha - Masmorra, Ancesttral e Takken (Avenida Paulista, São Paulo, 01/07/2018)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Alexandre Veronesi
Enviar correções  |  Ver Acessos

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Domingão, clima agradável de sol e calor em São Paulo. Dia de relaxar, passear com a família e... curtir um bom Heavy Metal! Isso mesmo! No último domingo, 01/07, a icônica Avenida Paulista foi palco do primeiro Thunder Fest, que teve em seu line-up as bandas MASMORRA, ANCESTTRAL e TAKKEN.

Kurt Cobain: a teoria de assassinato do músicoSaúde: bater cabeça pode causar danos ao cérebro

Infelizmente, não consegui chegar a tempo de ver o Thunder Duo, dupla que foi responsável pelo aquecimento, antes das bandas, mandando clássicos do Rock n' Roll em formato voz e violão.

O primeiro a se apresentar, já para um bom público, pouco após às 11h da manhã, foi o TAKKEN, grupo de Thrash Metal com fundação recente, em 2016, mas que conta com um time altamente experiente: Regis Frederico no vocal, os irmãos Eduardo e Fernando Boccomino nas guitarras, André Sterzza no baixo e Billy Houster no comando das baquetas. O quinteto iniciou seu set com Die By Your Faith, faixa de abertura do EP Seeds Of Anger, seguida pelas inéditas Soul Collapse e Under The Eyes. Logo após, tivemos o mais recente single, Dark Forces Arise, e a cadenciada Political Genocide, que explicita a lamentável situação de nosso país em suas linhas. Impossível não destacar a performance do vocalista Regis F., possuidor de uma grande presença de palco e simpatia, além da voz forte e timbre singular. O encerramento da apresentação desta, que certamente é uma das maiores revelações dos últimos anos, ficou por conta das porradas Taken By Hate! e War For Empire.

Na sequência, foi a vez do ANCESTTRAL tomar a Paulista de assalto. O grupo formado por Alexandre Grunheidt (o "James Hetfield brasileiro", vocal e guitarra), Leonardo Brito (guitarra), Renato Canonico (baixo) e Denis Grunheidt (bateria) mostrou toda sua desenvoltura e solidez ao vivo, adquiridos ao longo de 15 anos de experiência. Apesar do sucesso de seu trabalho mais novo, Web Of Lies (2016), a banda optou por um repertório majoritariamente calcado nos registros antigos, e assim o pontapé inicial foi dado com We Kill, canção que abre o primeiro álbum, The Famous Unknown, lançado em 2007. Tivemos em seguida Feel My Hate e Helleluiah (esta dedicada a um dos maiores empresários do Brasil, Edir Macedo, nas palavras do frontman), abrindo caminho para a recente Subhuman. Após a faixa título do primeiro disco, foram tocadas duas do EP de 2012: Trust, com sua levada mais "Heavy", e Bloodshed And Violence, Thrash rápido e feroz, para bater cabeça. Como tudo que é bom dura pouco, What Will You Do?, uma das melhores músicas da história do grupo, veio para fechar o set com chave de ouro.

Por último, mas não menos importante, tivemos o Hard Rock nervoso e irreverente do MASMORRA, todo cantado em português. Assim como o TAKKEN, trata-se uma banda com pouco tempo de formação, mas integrada por músicos com alta quilometragem no Rock/Metal. São eles: Ricardo Peres (vocal), Ronaldo Martins (guitarra), Frank Gasparotto (guitarra), Airton Peres (baixo) e Toni Estrella (bateria). O maior diferencial do MASMORRA, para mim, é algo primordial que nem todas as bandas possuem: um coletivo que funciona. Todas as peças da engrenagem se encaixam impecavelmente, resultando em um som coeso e poderoso, sem a necessidade de maiores destaques individuais. Neste show, foi apresentado na íntegra o EP de estréia, autointitulado, e mais 4 sons que estarão presentes no vindouro full-length. Apesar da elevada qualidade de todo o repertório, enfatizo os sons Madrugadas, Acreditar Em Mim, Sexy Young Lady e Não Quero Mais. A ótima e divertida atuação se findou com a sugestiva Cai Fora.

Para encerrar, devo enaltecer a grande experiência de assistir a um evento de Heavy Metal em plena Avenida Paulista, a céu aberto. Não encontro palavras que descrevam a satisfação que sinto em ver uma região tão emblemática da cidade abrindo seu espaço para o Rock pesado. Uma verdadeira vitória para nós, e para toda a cena underground. Que venham muitos mais!

SETLIST - MASMORRA

01. Liberdade
02. Madrugadas
03. Acreditar Em Mim
04. Sexy Young Lady
05. Tudo Ficou Pra Trás
06. Não Quero Mais
07. Dama da Noite
08. Cai Fora

SETLIST - ANCESTTRAL

01. We Kill
02. Feel My Hate
03. Helleluiah
04. Subhuman
05. The Famous Unknown
06. Trust
07. Bloodshed And Violence
08. What Will You Do?

SETLIST - TAKKEN

01. Die By Your Faith
02. Soul Collapse
03. Under The Eyes
04. Dark Forces Arise
05. Political Genocide
06. Taken By Hate!
07. War For Empire




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de ShowsTodas as matérias sobre "Masmorra"Todas as matérias sobre "Ancesttral"Todas as matérias sobre "Takken"


Metal SP: documentário sobre Heavy Metal em São PauloMetal SP
Documentário sobre Heavy Metal em São Paulo

Thrash Metal: 20 bandas brasileiras de qualidade inquestionávelThrash Metal
20 bandas brasileiras de qualidade inquestionável

Café com Ócio: 15 melhores discos do Metal Nacional - 2000 a 2010Café com Ócio
15 melhores discos do Metal Nacional - 2000 a 2010


Kurt Cobain: a teoria de assassinato do músicoKurt Cobain
A teoria de assassinato do músico

Saúde: bater cabeça pode causar danos ao cérebroSaúde
Bater cabeça pode causar danos ao cérebro

Pink Floyd - Perguntas e RespostasPink Floyd - Perguntas e Respostas
Pink Floyd - Perguntas e Respostas

Fotos de Infância: Cradle Of FilthTeoria da Conspiração: Slipknot troca membros em shows ao vivo?Gene Simmons: Kiss, Bon Jovi, Maiden, e crianças africanasNapalm Death: camiseta de Justin Bieber contra leis anti-gays

Sobre Alexandre Veronesi

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

adClio336|adClio336