A poética forma como Renato Russo "contou" pra mãe de Cazuza que também tinha AIDS
Por Gustavo Maiato
Postado em 17 de julho de 2024
Renato Russo e Cazuza têm muitas coisas em comum e outras tantas de diferente. Entre as similaridades estão o fato de serem roqueiros dos anos 1980 que fizeram muito sucesso no Brasil e morreram de complicações decorrentes da AIDS.
As diferenças estão, principalmente, na personalidade de cada um. Enquanto Cazuza era mais extrovertido, o líder da Legião Urbana era mais na dele. Embora não tivessem trocado muitas figurinhas em vida, quando Cazuza morreu, Russo resolveu se aproximar de Lucinha Araújo, mãe do roqueiro.
Em entrevista ao Papagaio Falante, Lucinha contou que Renato Russo passou a enviar dinheiro para a Sociedade Viva Cazuza, entidade criada por ela para ajudar vítimas da doença. Isso, de certa forma, foi como se Russo contasse que também sofria do mesmo problema.
"O Renato Russo também morreu muito jovem, tinha apenas 36 anos. Ele também deixou uma obra bonita e maravilhosa. O Cazuza era mais alegre, enquanto o Renato era mais denso, mais geneticamente triste. Ambos eram criadores incríveis, com músicas lindas e letras maravilhosas. Eram poetas, muito poetas.
Sempre comparo os dois, o Renato Russo e o Cazuza. Renato me procurou muito depois que o Cazuza morreu. Ele nunca me contou que estava doente, nunca contou para ninguém. Ele ia lá na Viva Cazuza, me levava um cheque de presente e ficava sentado na minha frente, conversando. Eu sempre achava que ele iria contar, mas ele nunca contou. Para ele, isso já era uma forma de se abrir, mas ele era geneticamente triste, calado e introspectivo. Era uma outra coisa".
Morte de Renato Russo
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps