Thrash Metal: as 10 melhores baladas de bandas do gênero
Por Felipe Holanda
Postado em 12 de março de 2015
Apesar do peso característico, guitarras arrastadas e vozes rasgadas, o Thrash Metal também é capaz de produzir músicas mais calmas. Em toda história, algumas bandas exploraram o estilo de balada e obtiveram sucesso, mesmo em um gênero apontado como um dos mais pesados.
Melhores e Maiores - Mais Listas
Uma balada de Thrash Metal pode ser algo incomum, mas isso não tira seu mérito e sua qualidade. Mesmo com características mais pesadas e extremas, muitos músicos do meio têm a versatilidade para escrever canções lentas, Afinal, uma calmaria às vezes se faz necessária.
Portanto, se você é daqueles que admira baladas na música pesada, esse é o seu lugar. Segue uma matéria em ordem decrescente com as melhores baladas no Thrash Metal em todos os tempos. Uma verdadeira seleção de clássicos épicos, com dez grandes nomes do estilo.
10 – Heathen – Prisioners Of Hate
Mesmo não sendo muito conhecido, o HEATEN sempre tocou um Thrash Metal bem digno, mas esbarrou nos gigantes da época e não teve, nem de longe, o mesmo reconhecimento. Com riffs bem pesados e precisos, a banda de San Fracisco mostrou todo o seu poderio em músicas marcantes.
Em "Prisioners Of Hate", o grupo traz grandes frases de guitarra, além de um belo dedilhado. A banda sempre fez questão de colocar direitos iguais entre os instrumentos, apesar da qualidade nas guitarras, com riffs perpétuos de Lee Austos. Sem dúvidas, uma grande balada.
9 – Artillery – Bombfood
O ARTILLERY é outra banda não muito conhecida no cenário da música pesada. Mesmo assim, o som dos dinamarqueses trata-se de um Thrash Metal de muita qualidade, com guitarras melódicas e uma voz marcante de Flemming Ronsdorf, que esteve na banda entre 1985 e 1999.
Um dos grandes álbuns da banda é o "By Inheritance", de 1990. No LP, destaque para "BombFood" que, apesar de todo o seu peso, é uma linda balada. Com letras profundas e grandes linhas vocais. No refrão, muita velocidade aliada à melodia característica do grupo nórdico.
8 – Kreator - Black Sunrise
Na Alemanha, o KREATOR é um expoente do Thrash Metal. A banda sempre foi marcada pela velocidade nos riffs de guitarra e uma voz rasgada de Mille Petroza, além de uma pegada incrível de Ventor nas baquetas. Mas eles também foram capazes de compor baladas de muita qualidade.
Na época do "Outkast", o grupo passara a adotar um som mais limpo e relativamente mais leve. Uma das provas disso é a faixa "Black Sunrise", que tem um começo bastante sombrio, flertando com o Gothic Metal, além de todo o clima e a melodia contidos na música.
7 – Toxik– There Stood The Fence
Se anteriormente não se combinava violão e Thrash Metal, os americanos do TOXIK apareceram para mudar essa perspectiva. A banda utilizou esse instrumento muitas vezes, além de vocais bastante melódicos executados por Charles Sabin e solos cheios de harmonia nas seis cordas.
No álbum "Think This", gravado em 1989, é possível escutar o TOXIK em baladas que soam quase como Hard Rock. Um grande exemplo disso é "There Stood The Fence", que tem linhas altas nas vozes. No refrão vem o auge, com melodias que se encaixam muito bem com as notas.
6 – Onslaught – Welcome To Dying
O ONSLAUGHT tem um som bastante característico, com muita potência nas cordas graves e baterias velozes. Mesmo assim a banda inglesa de Thrash Metal também tem musicas lentas. A prova disso é "Welcome To Dying", do álbum "In Search Of Sanity", gravado em 1989 pela London Records.
A música tem belos dedilhados nas guitarras e um vocal bastante melódico de Steve Grimmet. No refrão, um grande riff e uma linha de voz marcante e que fica na cabeça. Do meio para o fim, a faixa ganha em peso e velocidade, mas trata-se de uma grande balada do gênero.
5 – Testament – The Ballad
O som do TESTAMENT sempre foi lembrado pelo peso nas guitarras e pela voz agressiva de Chuck Billy. Porém, nem sempre foi assim. A banda americana também flertou com um estilo mais lento de música e deixou a sua contribuição com baladas como "The Ballad", gravada em 1989.
No iníco, o violão um som pouco mais leve que o habitual. Em seguida, Billy entra com uma voz suave e Alex Skolnick com maestria em sua Ibanez 540 Power II. Mas a calmaria só dura até os quatro minutos, enquanto o peso aparece para surpreender e mudar totalmente o ritmo.
4 – Annihillator – Snake In The Grass
O ANNIHILATOR é outro grupo também explorou músicas mais leves, com violões e letras sentimentais. Uma prova disso é a balada "Snake In The Grass", do álbum "Set The World On Fire", terceiro álbum do grupo, gravado em 1993 em parceria da Roadrunner com a Epic Records.
A música começa com violão e uma melodia de voz calma, mas sem perder a complexidade sonora da banda canadense. A letra, muito bem escrita por Jeff, é bem intensa e sincera. No solo de guitarra, o mentor do grupo mostra toda sua técnica e virtuosidade em sua Hammer Flying V.
3 – Metal Church – Gods Of Wrath
Agora é hora de falar de uma das maiores bandas de todos os tempos na música pesada. O METAL CHURCH, conjunto estadunidense bastante influente no cenário. O grupo marcou história com músicas bem pesadas, mas, logo em seu álbum de estreia, não abdicou de compor baladas.
O grande exemplo disso é "Gods Of Wrath", um dos grandes clássicos da banda. A faixa começa com um belo dedilhado e uma linha de voz cantada por David Wayne, então vocalista do METAL CHURCH naquela época. Para fechar bem, um refrão formidável e um solo de guitarra bem encaixado.
2 – Megadeth – A Tout Le Mounde
No MEGADETH, Dave Mustaine teve épocas sentimentais, que resultaram algumas baladas. E, sem sombra de dúvidas, o guitarrista sempre teve talento para tal. Uma de suas maiores contribuições é "A Tout Le Mounde", do álbum "Youthanasia", gravado pela Capitol no ano de 1994.
A faixa começa com um grande dedilhado na guitarra e apresenta letras poéticas escritas por Mustaine. No refrão, uma linha perfeita cantada em francês. Ingredientes necessários para se tornar um dos maiores clássicos da banda americana em todos os tempos.
1 – Metallica – Fade To Black
Essa faixa tem qualidade suficiente para assumir o topo da lista. Na época do "Ride The Lightning", o METALLICA passou a utilizar linhas um pouco mais calmas em suas músicas. "Fade To Black" é uma perfeita união entre peso e melodia. Uma balada épica e penetrante.
No início, um lá menor traz a entonação. Aliado ao dedilhado de James Hetfield, Kirk Hammet faz um grande solo, um dos melhores de sua carreira. Na letra, um clima sobrio mostra a cara da música. Antes do final, o ritmo acelera em um grande riff e um belo solo de Kirk.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps