RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas

imagemRoger Waters se defende, mas David Gilmour fica do lado da esposa e confirma tudo

imagemEm 1974, Raul Seixas explicava detalhes dos significados por trás da letra de "Gita"

imagemVeja o que esperar da turnê do Mayhem no Brasil

imagemQuem ganhou e quem devia ter ganhado o Grammy de metal desde 1989, segundo Loudwire

imagemRodinha de mosh gigantesca em show do System of a Down viraliza e impressiona

imagemJimmy Page diz não haver gênio no rock - mas um gênio fez ele se contradizer

imagemMegadeth é processado por artista que criou capa do último disco da banda

imagemO show do Engenheiros do Hawaii sem Humberto, que eles achavam que havia sido sequestrado

imagemO ponto fraco de Yngwie Malmsteen segundo Ronnie James Dio, em 1985

imagemAs 20 melhores músicas do Nightwish, em lista da Metal Hammer

imagemA reação de King Diamond ao ouvir Metallica tocando músicas do Mercyful Fate

imagemRússia pede para que Roger Waters fale com a ONU sobre a situação da Ucrânia

imagemPor que Herbert Vianna gosta muito do riff de “Eu Quero Ver o Oco” do Raimundos?

imagemBruce Dickinson explica como cuida de sua voz

imagemRoger Waters ataca a Ucrânia e é ofendido por esposa de David Gilmour


Stamp

Thrash Metal: as 10 melhores baladas de bandas do gênero

Por Felipe Holanda
Postado em 12 de março de 2015

Apesar do peso característico, guitarras arrastadas e vozes rasgadas, o Thrash Metal também é capaz de produzir músicas mais calmas. Em toda história, algumas bandas exploraram o estilo de balada e obtiveram sucesso, mesmo em um gênero apontado como um dos mais pesados.

Foto: jiawei Zhao @ www.unsplash.com
Foto: jiawei Zhao @ www.unsplash.com

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Uma balada de Thrash Metal pode ser algo incomum, mas isso não tira seu mérito e sua qualidade. Mesmo com características mais pesadas e extremas, muitos músicos do meio têm a versatilidade para escrever canções lentas, Afinal, uma calmaria às vezes se faz necessária.

Portanto, se você é daqueles que admira baladas na música pesada, esse é o seu lugar. Segue uma matéria em ordem decrescente com as melhores baladas no Thrash Metal em todos os tempos. Uma verdadeira seleção de clássicos épicos, com dez grandes nomes do estilo.

10 – Heathen – Prisioners Of Hate

Mesmo não sendo muito conhecido, o HEATEN sempre tocou um Thrash Metal bem digno, mas esbarrou nos gigantes da época e não teve, nem de longe, o mesmo reconhecimento. Com riffs bem pesados e precisos, a banda de San Fracisco mostrou todo o seu poderio em músicas marcantes.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em "Prisioners Of Hate", o grupo traz grandes frases de guitarra, além de um belo dedilhado. A banda sempre fez questão de colocar direitos iguais entre os instrumentos, apesar da qualidade nas guitarras, com riffs perpétuos de Lee Austos. Sem dúvidas, uma grande balada.

9 – Artillery – Bombfood

O ARTILLERY é outra banda não muito conhecida no cenário da música pesada. Mesmo assim, o som dos dinamarqueses trata-se de um Thrash Metal de muita qualidade, com guitarras melódicas e uma voz marcante de Flemming Ronsdorf, que esteve na banda entre 1985 e 1999.

Um dos grandes álbuns da banda é o "By Inheritance", de 1990. No LP, destaque para "BombFood" que, apesar de todo o seu peso, é uma linda balada. Com letras profundas e grandes linhas vocais. No refrão, muita velocidade aliada à melodia característica do grupo nórdico.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

8 – Kreator - Black Sunrise

Na Alemanha, o KREATOR é um expoente do Thrash Metal. A banda sempre foi marcada pela velocidade nos riffs de guitarra e uma voz rasgada de Mille Petroza, além de uma pegada incrível de Ventor nas baquetas. Mas eles também foram capazes de compor baladas de muita qualidade.

Na época do "Outkast", o grupo passara a adotar um som mais limpo e relativamente mais leve. Uma das provas disso é a faixa "Black Sunrise", que tem um começo bastante sombrio, flertando com o Gothic Metal, além de todo o clima e a melodia contidos na música.

7 – Toxik– There Stood The Fence

Se anteriormente não se combinava violão e Thrash Metal, os americanos do TOXIK apareceram para mudar essa perspectiva. A banda utilizou esse instrumento muitas vezes, além de vocais bastante melódicos executados por Charles Sabin e solos cheios de harmonia nas seis cordas.

No álbum "Think This", gravado em 1989, é possível escutar o TOXIK em baladas que soam quase como Hard Rock. Um grande exemplo disso é "There Stood The Fence", que tem linhas altas nas vozes. No refrão vem o auge, com melodias que se encaixam muito bem com as notas.

6 – Onslaught – Welcome To Dying

O ONSLAUGHT tem um som bastante característico, com muita potência nas cordas graves e baterias velozes. Mesmo assim a banda inglesa de Thrash Metal também tem musicas lentas. A prova disso é "Welcome To Dying", do álbum "In Search Of Sanity", gravado em 1989 pela London Records.

A música tem belos dedilhados nas guitarras e um vocal bastante melódico de Steve Grimmet. No refrão, um grande riff e uma linha de voz marcante e que fica na cabeça. Do meio para o fim, a faixa ganha em peso e velocidade, mas trata-se de uma grande balada do gênero.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

5 – Testament – The Ballad

O som do TESTAMENT sempre foi lembrado pelo peso nas guitarras e pela voz agressiva de Chuck Billy. Porém, nem sempre foi assim. A banda americana também flertou com um estilo mais lento de música e deixou a sua contribuição com baladas como "The Ballad", gravada em 1989.

No iníco, o violão um som pouco mais leve que o habitual. Em seguida, Billy entra com uma voz suave e Alex Skolnick com maestria em sua Ibanez 540 Power II. Mas a calmaria só dura até os quatro minutos, enquanto o peso aparece para surpreender e mudar totalmente o ritmo.

4 – Annihillator – Snake In The Grass

O ANNIHILATOR é outro grupo também explorou músicas mais leves, com violões e letras sentimentais. Uma prova disso é a balada "Snake In The Grass", do álbum "Set The World On Fire", terceiro álbum do grupo, gravado em 1993 em parceria da Roadrunner com a Epic Records.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A música começa com violão e uma melodia de voz calma, mas sem perder a complexidade sonora da banda canadense. A letra, muito bem escrita por Jeff, é bem intensa e sincera. No solo de guitarra, o mentor do grupo mostra toda sua técnica e virtuosidade em sua Hammer Flying V.

3 – Metal Church – Gods Of Wrath

Agora é hora de falar de uma das maiores bandas de todos os tempos na música pesada. O METAL CHURCH, conjunto estadunidense bastante influente no cenário. O grupo marcou história com músicas bem pesadas, mas, logo em seu álbum de estreia, não abdicou de compor baladas.

O grande exemplo disso é "Gods Of Wrath", um dos grandes clássicos da banda. A faixa começa com um belo dedilhado e uma linha de voz cantada por David Wayne, então vocalista do METAL CHURCH naquela época. Para fechar bem, um refrão formidável e um solo de guitarra bem encaixado.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

2 – Megadeth – A Tout Le Mounde

No MEGADETH, Dave Mustaine teve épocas sentimentais, que resultaram algumas baladas. E, sem sombra de dúvidas, o guitarrista sempre teve talento para tal. Uma de suas maiores contribuições é "A Tout Le Mounde", do álbum "Youthanasia", gravado pela Capitol no ano de 1994.

A faixa começa com um grande dedilhado na guitarra e apresenta letras poéticas escritas por Mustaine. No refrão, uma linha perfeita cantada em francês. Ingredientes necessários para se tornar um dos maiores clássicos da banda americana em todos os tempos.

1 – Metallica – Fade To Black

Essa faixa tem qualidade suficiente para assumir o topo da lista. Na época do "Ride The Lightning", o METALLICA passou a utilizar linhas um pouco mais calmas em suas músicas. "Fade To Black" é uma perfeita união entre peso e melodia. Uma balada épica e penetrante.

No início, um lá menor traz a entonação. Aliado ao dedilhado de James Hetfield, Kirk Hammet faz um grande solo, um dos melhores de sua carreira. Na letra, um clima sobrio mostra a cara da música. Antes do final, o ritmo acelera em um grande riff e um belo solo de Kirk.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Siga e receba novidades do Whiplash.Net:

Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Def Leppard Motley Crue 2


publicidadeAdemir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | André Silva Eleutério | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Euber Fagherazzi | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Henrique Haag Ribacki | José Patrick de Souza | Julian H. D. Rodrigues | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Felipe Holanda

Futuro jornalista recifense, baixista e apaixonado por heavy metal.
Mais matérias de Felipe Holanda.