Arcturus: um som excelente para um público pequeno em São Paulo
Resenha - Arcturus (Fabrique Club, São Paulo, 22/02/2018)
Por Diego Camara
Postado em 01 de março de 2018
É sempre triste ver um show de uma grande banda com um público tão pequeno. O Arcturus, que levou um bom público ao Hangar110 em sua última passagem, viu uma noite vazia no Fabrique Club. Afastados talvez, em partes pelas fortes chuvas que atingiram a cidade poucas horas antes do show, e também pela baixa procura, os noruegueses tocaram para um público que deixou o Fabrique Club parecer grande. De qualquer modo, a banda mostrou empolgação e grande qualidade para mostrar sua arte aos fãs de São Paulo. Confira abaixo os principais detalhes do show, com as imagens de Fernando Yokota.
Quase dois anos depois de pisarem no país pela primeira vez, para um belíssimo show no Hangar110, o Fabrique – nova casa que começa a despontar para shows de pequeno porte do rock e heavy metal – veio a ser a casa escolhida para esta segunda apresentação. O show começou 21h em ponto, com a banda subindo ao palco para abrir com "Kinetic", em uma surpreendente apresentação. A música do "Sham Mirrors" é uma das favoritas e grande raridade da banda. O show não poderia ser aberto de melhor maneira, dada a qualidade das guitarras, muito firmes, o palco mostrou ter as condições ideais para realizar um show complexo como o dos noruegueses. ICS Vortex, por sinal, fez uma excelente apresentação da música, merecendo destaque.
É difícil saber se o público pequeno ajudou na qualidade do som da casa, mas até agora as apresentações que vi no Fabrique reforçam que ela tem uma boa acústica, e com o equipamento e a equipe certas a casa pode render em muita qualidade, superior a finada e vizinha Clash Club. "Nightmare Heaven", outra surpresa do "Sham Mirrors", comprova muito bem isso, especialmente quando o baixo de Skoll ressalta pela melodia da música, bastante poderoso.
Outros destaques ficaram para "Alone", com uma mistura dos elementos sinfônicos da banda e o metal,com o excelente destaque para a bateria ribombante de Hellhammer, uma metralhadora nas baquetas da banda, além do teclado dissonante de Johnsen, que dá o clima de "sinfonia do apocalipse" para a banda. O sucesso "Hibernation Sickness Complete" veio em seguida, puxado pelo excelente solo de piano na sua introdução e pelo vocal de Vortex, que dita o ritmo da melodia aqui.
Variando bastante entre os discos, a banda pretendia agradar o público com um setlist variado, viajado e cheio de novidades. "Du Nordavind", excelente música do "Asperia", empolgou o público, como também a belíssima "Collapse Generation". "Game Over" deveria vir para fechar o show e abrir para um longo bis, mas a banda conversou e preferiu continuar no palco, finalizando o show sem paradas.
Assim, vieram dois grandes sucessos: "Master of Disguise", ícone do "La Masquerade Infernale", com uma excelente participação nas guitarras da banda, e "To Thou Who Dwellest in the Night", música do "Asperia" que dispensa comentários, pois não pode faltar nunca em uma apresentação da banda.
A pergunta que ficou, no final, foi: se a turnê é "Star-Crossing", onde foi parar esta excelente música no setlist da banda? Realmente fez falta. O show, porém, foi extremamente satisfatório, e a incrível empolgação e o respeito da banda fizeram a diferença ao espetáculo, além do excelente trabalho técnico e a coragem da Overload, em investir novamente nos pioneiros.
Setlist:
1. Kinetic
2. Nightmare Heaven
3. Crashland
4. Painting My Horror
5. Alone
6. Hibernation Sickness Complete
7. The Arcturian Sign
8. Du Nordavind
9. The Chaos Path
10. Collapse Generation
11. Game Over
12. Master of Disguise
13. Fall of Man
14. To Thou Who Dwellest in the Night
15. Angst
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
Dave Mustaine comenta a saída de Kiko Loureiro do Megadeth: "Era um cara legal"
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
A lenda do metal que é arrogante, mala e antiprofissional, segundo Regis Tadeu
All Metal Stars BR lança vídeo apresentando versão de "Carry On"
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
Saxon finaliza novo álbum e Biff Byford fala sobre luta contra o câncer
Os guitarristas mais influentes de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
O hit do Angra cujo título é confundido por falantes de inglês com couve de Bruxelas
Dave Mustaine revela que última conversa com James Hetfield terminou mal
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
"Um baita de um babaca"; o guitarrista com quem Eddie Van Halen odiou trabalhar
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
Rodolfo deu entrevistas e falou sobre planos do Raimundos no mesmo dia que deixou o grupo
O guitarrista porto-riquenho e cego considerado por Keith Richards "muito melhor que eu"
A música do Angra que Fabio Lione considera pretensiosa demais e explica o motivo


Dark Tranquillity - show extremamente técnico e homenagem a Tomas Lindberg marcam retorno
Cynic e Imperial Triumphant - a obra de arte musical do Cynic encanta São Paulo
Loseville Gringo Papi Tour fechou 2025 com euforia e nostalgia
O último grito na Fundição Progresso: Planet Hemp e o barulho que vira eternidade
Pierce the Veil - banda dá um grande passo com o público brasileiro
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985



