Slayer: em nome de Hanneman, banda detona no Rock in Rio
Resenha - Slayer (Rock in Rio, Rio de Janeiro, 22/09/2013)
Por Diego Camara
Postado em 24 de setembro de 2013
Quem esteve presente no show em São Paulo e quem leu os comentários e resenhas que circulavam na internet ficou com um pé atrás ao ouvir o som ruim que a banda entregou na abertura para o Iron na Arena Anhembi. Felizmente, para todos, era apenas os problemas do péssimo palco montado e não da banda. O SLAYER entrou no palco mundo no Rock in Rio com um único objetivo: detonar toda sua agressividade. Conseguiram, e ainda de quebra, emocionaram todos os bangers com uma das mais lindas homenagens feitas ao finado Jeff Hanneman.
O show começou em ótimo ritmo quando a banda abriu com a poderosa batida de "World Painted Blood". O som estava perfeito, alto e firme, como a banda merecia ter também no Anhembi em São Paulo e não lhes foi dado. O publico já arregaçou desde primeira, devolvendo a pancada agressiva do Slayer para a pista e detonando já em várias rodas que se abriram por todo o gramado do Rock in Rio.
Com "Disciple", outro dos grandes hits da banda do disco "God Hates Us All", prosseguiu a pancadaria. Realmente um show do Slayer é algo fantástico de se ver, a vontade do público, o prazer que esse povo tem em cantar as músicas, é uma sensação incrível que se transmitiu até mesmo a quem não era fã da banda.
O miolo do show contou com músicas um pouco mais desconhecidas do que o início, mas mesmo assim de grande qualidade. Destaque para a chuva de músicas do "Seasons in the Abyss", que teve quatro composições tocadas – algo que foi inclusive bastante incomum, mas uma grata surpresa. Outro grande destaque do meio do show foi a ótima "Hate Worldwide", do último disco da banda, que apesar de ser canção recente do Slayer tem aquela pegada fantástica da década de 80, a agressividade inerente e a potência indescritível que só achamos nos clássicos da banda.
Quem estava presente viu um Slayer sem muita conversa, sem muito lenga-lenga. De uma música a outra, a banda gostava de mostrar que não é de muitas palavras. Tom Araya, porém, mostrava do seu jeito a simpatia comum que sempre se viu nos shows. Em poucas palavras e seus "Obrigados" em bom português, ele não conseguia esconder o orgulho que dava em tocar em um palco perfeito como estava o do Rock in Rio naquela noite.
Mas a banda não era só ele, e dá pra dizer que as guitarras de Gary Holt – com aquele mesmo incrível desenho que também se destacou no Anhembi – e Kerry King estavam mais afinadas que nunca no geral da performance. Gary Holt vem se saindo muito bem e substituindo Hanneman a altura, e ainda sinto pelo fato dele não ter ainda confirmado que ficará oficialmente na banda.
O final do show não poderia ser melhor, com o trio de clássicos "South of Heaven", "Raining Blood" e a icônica "Angel of Death". As duas últimas, inclusive, foram em homenagem ao grande Jeff Hanneman. Boa parte do público sem dúvidas se emocionou com as duas músicas e o logo do fundo escrito conforme o logo de uma famosa marca de cervejas – o fato dela ser patrocinadora do evento seria coincidência? Não sei se teve banger que chorou, mas a apresentação foi digna de emoção e era difícil não ver isso no rosto dos fãs verdadeiros da banda.
A parte infeliz do show foi o tempo: 1 hora de show para o Slayer enquanto foi dada 1:30h para a banda seguinte, o Avenged Sevenfold? Bem, o show na verdade da banda ficou com cara de amostra, e acho que todos como eu estarão ansiosamente a espera de um show de verdade – grande, completo, com todos os sucessos que os fãs tem direito – no próximo ano. Seria pedir demais? Por Hanneman, acho que não.
Slayer é:
Tom Araya – Baixo e Vocal
Kerry King – Guitarra
Paul Bostaph – Bateria
Gary Holt – Guitarra (EXODUS, convidado)
Setlist:
1. World Painted Blood
2. Disciple
3. War Ensemble
4. At Dawn They Sleep
5. Mandatory Suicide
6. Hallowed Point
7. Die by the Sword
8. Dead Skin Mask
9. Hate Worldwide
10. Seasons in the Abyss
11. South of Heaven
12. Raining Blood
13. Angel of Death
Rock In Rio 2013
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 5 maiores bandas da história do heavy metal, em lista da Forbes
U2 anuncia quarto e último show no Brasil da Tour The Greatest Show On Earth 2027
Neil Peart, David Gilmour e Sid Wilson não concordam sobre o maior baterista do mundo
Eloy Casagrande anuncia ter finalizado suas partes para o próximo álbum do Slipknot
Regis Tadeu aponta problema no show do Iron Maiden e explica atitude do atual baterista
O pedido que Steve Harris negou a Nicko McBrain no primeiro show com o Maiden
Isa Nielsen anuncia nova banda de death metal e toca Sarcófago com Aquiles Priester
Falta de dedicação teria afastado o baterista Nick Menza do Slayer, segundo Kerry King
Os 50 artistas de rock e metal mais ouvidos de todos os tempos no Spotify
David Ellefson comenta relação entre "Go to Hell", do Megadeth e "Enter Sandman", do Metallica
O único membro do Metallica que saiu por conta própria, segundo Lars Ulrich
A banda de heavy metal que Josh Homme ama, mas não quer imitar de jeito nenhum
O tempo que Lemmy Kilmister levou para escrever "Mama, I'm Coming Home"
O apelido debochado que os fãs dos EUA deram ao Alter Bridge, segundo Mark Tremonti
Dynazty anuncia "Dark Arts", seu décimo álbum de estúdio
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
A música que Ozzy gravou como piada e ficou apavorado que fosse lançada
A música triste que aborda tema pesado e se tornou uma das maiores baladas do heavy metal
Ghost BC: A Missa Negra estava cheia de ateus no Rock in Rio
Paul Di'Anno: aparição surpresa no Rock in Rio com Kiara Rocks
A "biografia não autorizada do Slayer" cantada por um rapper
A cantora que usou música do Slayer para combater o patriarcado
Os motivos que explicam a grandiosidade de "Reign in Blood", segundo Tom Araya
A faixa de "Reign in Blood" que Tom Araya não é muito fã
A faixa de "Reign in Blood" que é a preferida do baterista Dave Lombardo
A música do Slayer que produtor Ross Robinson considera tão boa quanto "Angel of Death"
Os "aditivos legais" que Dave Lombardo consumiu durante as gravações de "Reign in Blood"
A melhor música que o Slayer lançou no século XXI, segundo Mateus Ribeiro
Slayer toca "Reign in Blood" na íntegra no México; confira setlist e vídeos
Metaleiro: popularizado no 1º RIR, termo continua polêmico



