Siege of Hate: apresentação incandescente em Fortaleza
Resenha - Siege of Hate (Shopping Bom Mix, Fortaleza, 14/07/2013)
Por Leonardo M. Brauna
Postado em 19 de julho de 2013
Os headbangers cearenses presenciaram no último dia 14 de julho uma apresentação incandescente da banda SIEGE OF HATE que literalmente fez tremer a estrutura do pátio ‘Bom Mix’, Fortaleza (CE). O grupo foi convidado a participar da primeira noite de shows do ‘Forcaos 2013’ realizado pela ACR (Associação cultural Cearense do Rock) que contou ainda com suas conterrâneas, Coldness, Agressive, Nafandus, In NoSense, Darkside e Oráculo. S.O.H. foi o quinto nome a subir no palco e pra mim foi quase uma surpresa o que eles levaram para o público.
FOTOS: Maria Sousa
No momento em que cheguei ao local tive a oportunidade de trocar algumas palavras com GEORGE FRIZZO (baixista) que me presenteou com o último lançamento da banda, o CD "Animalism (2013)" já comentado por todo o Brasil. Na ocasião percebi que o músico estava acompanhado de outra personalidade do underground cearense, o guitarrista/vocalista da banda Clamus, LUCAS GURGEL. Ele se apresentará com o seu pessoal no próximo dia 20 na segunda etapa do festival, porém Lucas como convidado assumiu provisoriamente a segunda guitarra do S.O.H. e ainda viajará com a banda em turnê pela Europa.
O repertório da banda teve uma alteração devido um incidente no fornecimento de energia que gerou atraso no evento, mesmo assim as quinze canções executadas foram o bastante para tornar a galera insana com o seu típico death/grind que já se tornou referência mundial. O ‘set’ começa com a faixa de abertura de "Animalism", "Grinding Ages". É impressionante o poder do som extraído dos PAs com toda aquela fúria emergindo do palco. Lucas já mostra porque foi convidado para substituir Fábio Morcego, pois a sua interação com a banda e público é afinadíssima e não deixa de maneira alguma a qualidade de suas partes cair. E a destruição segue com "Turmoil", outra do terceiro disco. A todo o momento pessoas se aproximam mais da pista para acompanhar de perto a aula de som pesado promovida pelos quatro rapazes. O tempo nublado que ainda ameaçou com uma breve chuva felizmente resolveu não incomodar, o que proporcionou uma queima de caloria coletiva entre os presentes. O vocalista/guitarrista BRUNO GABAY vocifera então a próxima aniquilação, "Steamroll Democracy", a primeira tirada do álbum "Deathmocracy (2009)" que contribuiu mais ainda para a agitação dos bangers e ainda do mesmo CD foram executadas "Breeding Chaos" e "God Killing God". Do álbum "Subversive by Nature (2003)" foram escolhidas "Forthcoming Holocaust", "Say Your Prayers", "Obscene Truth" e "Siege of Hate". A demo "Return to Ashes (1998)" também teve destaque com a música "Ridiculous Dignity". As demais "Hypochrist", "Catharsis", "The World I Never Knew", "Waiting for What?" e "Beware What You Wish" completaram a relação tirada do novo trabalho.
Faz muito tempo que eu não via um público tão participativo quanto o dessa noite, não houve uma música se quer onde as pessoas não formassem rodas ou polgassem das maneiras mais espontâneas ao peso ‘crustcore’ da banda. Os músicos pareciam viver um de seus maiores momentos compartilhando muito ‘feeling’ e mandando profissionalismo em cada música anunciada. George segurando as quatro cordas e arremessando graves parecia invocar trovões com o som distorcido do seu baixo, mais atrás SAULO OLIVEIRA castigando de forma imponente o seu kit deixava a todos com queixo caído pela sua técnica de cadência e ‘blast beat’. Mais próximo da multidão Bruno reafirmava a sua condição de ótimo ‘frontman’ interagindo sempre com o público e com os seus companheiros, e com a adição de Lucas percebemos a grande parceria que se formou. Realmente assim como no seu último trabalho de estúdio a banda conseguiu surpreender e se superar também no palco. Parabéns Siege of Hate!
Set List:
01. Grinding Ages
02. Turmoil
03. Steamroll Democracy
04. Forthcoming Holocaust
05. Hypochrist
06. Catharsis
07. The World I Never Knew
08. Waiting for What?
09. Breeding Chaos
10. Beware What You Wish
11. Say Your Prayers
12. God Killing God
13. Obscene Truth
14. Ridiculous Dignity
15. Siege of Hate
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor álbum conceitual da história do metal progressivo, segundo o Loudwire
Steve Harris defende "The X Factor" e reforça o peso emocional do álbum
A melhor música de heavy metal lançada em 1986, segundo o Loudwire - não é "Master of Puppets"
Foo Fighters realiza primeiro show de 2026; confira setlist e vídeos
As Obras Primas do Rock Nacional de acordo com Regis Tadeu
Steve Harris afirma que cada show do Iron Maiden é sagrado
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
Masterplan confirma data de lançamento do novo álbum, "Metalmorphosis"
31 discos de rock e heavy metal que completam 40 anos em 2026
Prefeito do Rio coloca Paul McCartney e Bono em vídeo sobre megashow em Copacabana
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Cinco obras-primas do Metal mundial, de acordo com Regis Tadeu
O brasileiro que andou várias vezes no avião do Iron Maiden: "Os caras são gente boa"
As duas bandas pesadas com mentalidade vencedora, segundo Arnold Schwarzenegger
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 2000 a 2025
Bruce Dickinson: "Olhei para Paul Di'Anno e pensei que deveria estar lá!"
João Gordo: ele comenta treta com Digão do Raimundos, que o chamou de "pela saco"
Rob Halford: qual a canção mais demoníaca que existe no metal?

O último grito na Fundição Progresso: Planet Hemp e o barulho que vira eternidade
Pierce the Veil - banda dá um grande passo com o público brasileiro
Tiamat - aquele gótico com uma pegada sueca
Boris - casa lotada e público dos mais diversos para ver única apresentação no Brasil
Molchat Doma retorna ao Brasil com seu novo álbum Belaya Polosa
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente



