Final Prophecy: músicas autorais e covers de tirar o fôlego
Resenha - Final Prophecy (Bar Rock 80, Fortaleza, 01/02/2013)
Por Leonardo M. Brauna
Postado em 08 de fevereiro de 2013
O mês de fevereiro começou com um grande espetáculo no 'Bar Rock 80' localizado em Fortaleza – CE. Todos os finais de semana os 'Headbangers' da área e visitantes podem conferir sempre uma grande atração oferecida pelo estabelecimento num ambiente agradável, temático e muito organizado. No dia primeiro foi a vez de 'Final Prophecy' fazer a festa da galera com músicas autorais e covers de tirar o fôlego, ainda mais com grandes surpresas no decorrer da apresentação.
A banda foi formada no segundo semestre de 2009, mas em cima do palco revela uma performance que só os mais íntimos desse "território" conseguem desempenhar. Quem estava na casa presenciou mais uma promessa nordestina em ação, e dentre os presentes, nomes da cena local e nacional como 'Tales Groo' (Darkside), 'Elias Barbarian' (Dose Lethal, Trailblazers) e 'Silvio C. Barros' (Beowulf) prestigiavam e participavam desse grande feito.
Já passavam das 22 horas quando as primeiras músicas do repertório foram executadas, como parte do show era constituído em grandes tributos, as escolhidas foram "Aces High" e "The Wicker Man" (Iron Maiden), que levantou o coro da clientela ávida por 'Heavy Metal'. Clássicos como esses são até comuns sendo tocados por bandas de 'Power Metal', porém o talento empregado pela 'Final Prophecy' neles beira a perfeição dos originais.
Foi uma abertura perfeita, e dando continuidade ao concerto, a banda toca os primeiros 'riffs' de "Future World" para a felicidade dos fãs de 'Helloween'. Há esta hora ficava até difícil dos garçons circularem entre as mesas diante de tanta euforia. A cada canção, o vocalista 'João Júnior' tentava se superar mais ainda, e é claro que o público agradecia.
É chegada à vez de ser anunciada a primeira autoral da noite, "Lord Have Mercy", e como sempre, foi muito bem aceita com muitas pessoas cantando junto com o grupo. A música tem solos formidáveis e 'riffs' que seguem bem a escola do 'Maiden', em outras palavras, estão no rumo certo!
Outro clássico do 'Helloween' é tocado, e dessa vez quem faz a alegria da galera é "Dr. Stein". 'Bosco Lacerda' (baterista) simplesmente desconta toda a sua fúria no seu 'Kit' que aguentou bem (acredito eu) aquele festival de pancadaria! Não sei se ele está em definitivo na banda, mas se estiver, o grupo talvez tenha que tomar uma direção mais "pesada" e "veloz" nas próximas composições.
Uma "pausa" para um breve comentário e eis que sobe no palco, o "mito" do 'Heavy Metal cearense', 'Silvio C. Barros' que brinda a todos nós com uma amostra da sua inabalável voz em um dueto com 'Júnior' cantando "Carry On" do 'Angra'. Nesse momento me senti muito emocionado, pois ainda não havia conferido nenhuma apresentação do "mestre" ao vivo, apenas faixas das demo-tapes da "Beowuf", isso em 1991!
Passado o primeiro grande momento, a banda saúda a todos com mais duas da "Donzela", "The Trooper" e "Wasting Love". – Tava até faltando uma "baladinha" mesmo para o público tomar uma "geladinha" respirando melhor. Mas o "gelo" logo é quebrado...
Com muita garra e talvez a melhor performance da noite, o maior clássico do 'Helloween' é tocado, "Eagle Fly Free" faz todo mundo mais uma vez cantar em uníssono esse belo tema, seguido também de "The Chance" do injustiçado álbum de 1991, "Pink Bubbles Go Ape". Para essas duas últimas, o ex-baterista 'Glauco Luis' foi chamado para assumir as baquetas como convidado e ainda tocou em mais uma autoral, "Against the Storm".
Voltando ao seu "trono", 'Bosco' pega as baquetas e mais uma vez 'Silvio' sobe para mais uma aula de interpretação, a escolhida agora foi "The Evil That Men Do" (não vou dizer nem de quem.) que ele ofereceu a alguns amigos, inclusive a este redator que voz escreve!
Ainda aproveitando o momento 'Maiden' da noite, outros dois grandes clássicos são executados com maestria, "Wasted Years" com destaque para os guitarristas 'Mário Lima e 'Joel Sousa' e o hino "Fear of the Dark" com os vocais de 'Elias Barbarian'.
Depois de todos os convidados especiais se apresentarem, a 'Final Prophecy' "leva" os dois últimos 'covers' de 'Helloween', "I Want Out" e "Power" com presença maciça das quatro cordas de 'Done Sousa' que está de parabéns por segurar todo o compasso musical da banda e ainda mostrar o seu talento em algumas "peripécias".
A noite ainda foi testemunha para a audição de "Rising Force" (Malmsteen) e o momento muito aguardado pelos presentes, a execução do "cartão de visitas" do 'Heavy Metal', "Painkiller" (Judas Priest), se existia alguma dúvida a cerca do talento de 'Bosco', esta "desceu pelo ralo", pois o cara simplesmente detonou em suas partes!
Os músicos estão de parabéns e os convidados foram ótimos, o bar então, excelente para mais encontros como esse e de acordo com a sua agenda de eventos, muitas "pedras" inda vão rolar!
Contatos para a banda:
http://www.facebook.com/finalprophecy?ref=ts&fref=ts
http://www.myspace.com/finalprophecyy
Tel: (85) 9935-5205
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Abbath encerra show após meia música em festival finlandês
A música do Titãs com Andreas Kisser na guitarra e Iggor Cavalera na bateria
As 50 melhores músicas do Queen, segundo a Classic Rock
As 10 melhores e mais influentes capas do rock, segundo a Ultimate Classic Rock
Spotify revela qual foi o clássico do rock mais ouvido no mundo durante o eclipse solar
Jim Root justifica postagem feita após rumores da demissão de Sid Wilson do Slipknot
Regis Tadeu explica por que Blackmore voltou ao palco com o Deep Purple após 33 anos
Regis Tadeu explica morte dos Mamonas Assassinas: "Imprensa não contou"
13 bandas de death metal que o primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Agora é oficial: Slipknot anuncia demissão de Sid Wilson
Viúva de Neil Peart enviou mensagem de apoio a Anika Nilles após sua entrada no Rush
As 4 melhores músicas de 1986, segundo Robert Smith, vocalista do The Cure
Geddy Lee fala sobre importância de ainda cantar as músicas do Rush nos tons originais
As 10 melhores músicas do Alice in Chains, segundo a Metal Hammer
5 clássicos do rock nacional cujas letras envelheceram mal
Para Regis Tadeu, só existe uma coisa mais chata que o som do Dream Theater
A música dos Rolling Stones que Mick Jagger tem vergonha, mas ainda canta
Por que o termo black metal foi inventado? Criador explica e dá crédito a Bon Jovi




Masters of Voices (Auditório Araújo Vianna, Porto Alegre, 13/07/2026)
Com toda sua experiência e talento do seu novo vocalista, Nazareth conquista o público mineiro
Covil Brutal recebe Sentence, Pathologic Noise e Critical Fear em Belo Horizonte
Prime Rock Brasil 2026 reúne gerações do rock nacional em noite histórica no Mineirão
Masters of Voices agita o público em Belo Horizonte
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista



