Moonspel: reunião dos fanáticos em prol de outra paixão, o Metal

Resenha - Moonspell (Inferno Club, São Paulo, 16/12/2012)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Flavio Pimenta
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Final de ano, final de temporada de shows, de campeonatos e afins. Foi neste clima que aconteceu o show de encerramento da tour sul americana do Moonspell no Inferno Club domingo último. Quando ainda muitos comemoravam um título inédito de campeões do mundo. Mas enfim, ali estavam reunidos fanáticos em prol de outra paixão, o metal.

470 acessosMoonspell: novo álbum conceitual sairá em novembro5000 acessosThe Voice Kids: até Brian May ficou impressionado com brasileiro

Com atraso de cerca de 30 minutos “os Moonspell" sobem ao palco, por volta de 20h30, com "Axis Mundi" do excelente Alpha Noir.Fernando Ribeiro munido de um elmo romano dourado cantando trechos em latim e em português criou um clima épico, blasfêmico bastante sinistro. A faixa título do álbum homônimo deu sequência perfeita ao número. Notável como ao longo dos anos a banda adquiriu tamanha maturidade musical pois a tour também marcava seus 20 anos de estrada e o show contaria com faixas de todos os álbuns – exceto um: "Butterfly Effect".

Finisterra é uma faixa absurda que tem o poder de levar a casa abaixo ou ao menos deixar alguns hematomas. É aí que se nota a progressão perfeita apresentada pela banda desde o álbum "The Antidote" de 2003, pois qualquer que fosse o "tema" (como dizia Ribeiro) naquele momento escolhido seria cabível. Logo após esse cartão de visitas foi anunciada “Noite Eterna” no Inferno – muito aclamada.

Quando "Opium" foi apresentada tão prematuramente percebi que algo ainda maior estaria por vir era "Awake", uma surpresa que não estava em set list algum! Mas ao invés de “despertar” o prazer inesperado preparou o clima para a sequência "dekadance" da noite com "Nocturna", "White Skies" e, tal como no "Lusitanian Metal", terminou com o resgate de "Abysmo" do ótimo "Sin/Pecado".

Um “tema” formidável que faz parte do álbum novo é "Lickanthrope", esta faixa reflete bem a excelente atual fase da banda. Um mix perfeito de Gothic/ Black e Thrash Metal em que a banda demonstra excelente entrosamento e uma performance bem versátil por parte de Ribeiro que incorpora timbres mais agressivos, guturais seguidos de uivos e afins. Muito mais comunicativo que o habitual o filosofante vocalista ensaiou um coro na introdução de "Em Nome do Medo" que foi muito bem acatado. Daí por diante foi só clássicos e outra surpresa: CINCO faixas do "Wolfheart" consecutivas: "Wolfshade (A Werewolf Masquerade)", "An Erotic Alchemy", "Vampiria", "Trebaruna" (!) e "Alma Mater" para delírio geral.

Já haviam tocado por mais de 1h30 e ainda havia o bis que começou com "Everything Invaded" e então voltamos ao "Irreligious" para encerrar. O Inferno clamou por "Mephisto" e a clássica "Full Moon Madness" enfeitiçou a noite. Um set list memorável como a muito não se via.

Por fim, o Moonspell se mostrou muito além de competentes, uma banda sem limites que não se prende a rótulos. A essência de tudo parece estar em seu mentor Fernando “Langsuyar” Ribeiro, escritor e filosofo por formação e graças a isso consegue expressar tão bem a escuridão de tua alma, reflexo de nosso tempo.

Set list:
Axis Mundi
Alpha Noir
Finisterra
Night Eternal
Opium
Awake
Scorpion Flower
Nocturna
White Skies
Abysmo
Lickanthrope
Em Nome Do Medo
Wolfshade (A Werewolf Masquerade)
An Erotic Alchemy
Vampiria
Trebaruna
Alma Mater
Encore:
Everything Invaded
Mephisto
Full Moon Madness

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Outras resenhas de Moonspell (Inferno Club, São Paulo, 16/12/2012)

944 acessosMoonspell: escuridão da alma, reflexo de nosso tempo

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

470 acessosMoonspell: novo álbum conceitual sairá em novembro0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Moonspell"

Exportando metalExportando metal
Músicos brasileiros que atuam ou já atuaram em bandas gringas

MoonspellMoonspell
"Satã é apenas um grande símbolo para o Homem!"

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de Shows0 acessosTodas as matérias sobre "Moonspell"

The Voice KidsThe Voice Kids
Até Brian May ficou impressionado com brasileiro

SlashSlash
Explicando como foi seu primeiro contato com Justin Bieber

Kurt Cobain e Layne StaleyKurt Cobain e Layne Staley
A coincidência de suas mortes

5000 acessosArnaldo Jr: Colecionador de ítens relacionados ao Metallica5000 acessosMetallica: a evolução de James Hetfield ao longo dos anos5000 acessosHard Rock - Aqueles que ficaram para trás - Parte 15000 acessosPirataria: o nascer de uma indústria alternativa5000 acessosAxl Rose: ajudando a confortar garçonete que sofreu ofensa racista5000 acessosIron Maiden: esperança e glória

Sobre Flavio Pimenta

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online